Entusiastas da acrobacia aérea competirão no William Bennett Field

7524568-0-47524568-0-4 7524571-1-4 7524574-2-4

Na maioria dos bairros, seria inédito ver aviões fazendo paradas, loops e outros truques a apenas algumas dezenas de metros do solo, mas para os residentes próximos ao William Bennett Field, 7200 E. Russell Road, é normal para um dos as poucas instalações de aviões de controle de rádio da Valley.

A ação deve ser um pouco mais intensa neste final de semana, quando o International Miniature Aerobatic Club recebe a competição anual Southwest Region Aerobatic. Wayne McGartlin, presidente do Las Vegas Radio Control Club e organizador do concurso, espera atrair cerca de 50 competidores da Califórnia, Arizona, Novo México, Utah e Nevada e talvez até mesmo de fora da região.

Qualquer pessoa que venha de uma região diferente também pode voar, disse McGartlin. Esperamos ter um bom público.

A competição é dividida em cinco classes: básica, esportiva, intermediária, avançada e ilimitada.

Cada classe tem um conjunto específico de manobras exigidas, disse Gil Terzo, que estará competindo na classe esportiva. Todos em sua classe farão exatamente as mesmas manobras na mesma ordem.

Terzo se aposentou como piloto comercial há seis meses e sai a campo duas ou três vezes por semana. Ele admite que pilotar aviões de controle de rádio é meio que um feriado de ônibus, mas ele disse que pode fazer coisas com o controle remoto na mão que nunca poderia ter sonhado em seu antigo emprego. Não havia rolos de barril em seu 737.

Eles meio que desaprovam isso nas companhias aéreas, disse Terzo com uma risada. Com as companhias aéreas foi decolar, cruzeiro de quatro horas e pousar. Com isso, posso sair e me divertir um pouco.

McGartlin disse que a maioria dos competidores estará voando em aeronaves em escala de 35 ou 40 por cento. Muitos são movidos a gasolina, mas geralmente também existem alguns aviões movidos a eletricidade.

Os aviões de escala de 35 por cento geralmente têm motores de 85 a 120 cc e os aviões de escala de 40 por cento geralmente têm motores de 150 cc a mais de 200 cc, disse McGartlin. Os elétricos têm um motor do tamanho de uma lata de cerveja e baterias duas vezes maiores.

Não há restrições quanto aos tipos de aviões na competição, desde que sejam aviões acrobáticos de escala.

Meu avião tem uma envergadura de 122 polegadas, disse Terzo. Tem 96 centímetros de comprimento e pesa cerca de 18 quilos. Ele tem um motor de dois cilindros de 150 cc e uma hélice de fibra de carbono de três pás com diâmetro de 28 polegadas.

Terzo explicou que existem diferentes vantagens nas hélices de duas e três pás. As três pás são um pouco mais silenciosas, mas as duas são mais leves, e o motor vai girar mais rápido por causa disso.

Trata-se de um avião de US $ 6.000, disse Terzo. Obviamente, não é um avião para iniciantes. Você pode conseguir um pequeno avião para iniciantes e alguns equipamentos de apoio por $ 400 ou $ 500.

O custo para competir é de $ 50 para membros do International Miniature Aerobatic Club e $ 60 para não membros. Diversas empresas de equipamentos de controle de rádio contribuíram com itens para distribuição no evento.

Teremos o que chamamos de desenho piloto, disse McGartlin. Os patrocinadores enviam coisas e nós colocamos tudo para fora e desenhamos nomes, e os pilotos escolhem o que querem.

Entre em contato com o repórter F. Andrew Taylor da Sunrise / Whitney View em ataylor@viewnews.com ou 380-4532.

Se tu vais
A competição acrobática da região sudoeste do International Miniature Aerobatic Club está programada de sexta a domingo no William Bennett Field, 7200 Russell Road, ao norte do Sam Boyd Stadium. Sexta-feira é um dia de prática. As inscrições começam às 7h e voos às 9h. A entrada para os espectadores é gratuita. Para obter mais informações, visite lvrcc.com, ligue 275-0604 ou envie um e-mail para tmay@ecwise.com ou mcgartlin@cox.net.