Amazon lança aplicativo de pagamento móvel, leitor de cartão

A Amazon está lançando um novo serviço de assinatura que permitirá acesso ilimitado a milhares de livros eletrônicos e audiolivros por US $ 9,99 por mês na gigante onlineEsta imagem de produto fornecida pela Amazon mostra o Amazon Local Register, o novo dispositivo de processamento de cartão de crédito e aplicativo móvel da empresa projetado para ajudar proprietários de pequenas empresas a aceitar pagamentos por meio de seus smartphones e tablets. (AP Photo / Amazon)

NOVA YORK - A Amazon está mirando diretamente em sistemas de pagamento móvel, como o Square, introduzindo o Amazon Local Register, um dispositivo de processamento de cartão de crédito e aplicativo móvel projetado para ajudar proprietários de pequenas empresas a aceitar pagamentos por meio de seus smartphones e tablets.

A mudança coloca o maior varejista de comércio eletrônico dos EUA em concorrência com a Square e outros sistemas de processamento de pagamento móvel estabelecidos, como PayPal Here e GoPayment da Intuit.

A tecnologia da Amazon inclui um leitor de cartão que se conecta a um smartphone, Kindle ou tablet. O leitor processa pagamentos com cartão de crédito ou débito por meio de uma rede segura da Amazon, a mesma que processa as compras da Amazon.com. O serviço é projetado para atender proprietários de pequenas empresas em trânsito que, de outra forma, só aceitariam dinheiro ou cheques, incluindo massagistas, operadores de food truck e artistas que vendem seus trabalhos em feiras ao ar livre.

As pequenas empresas podem começar a usar o Local Register criando uma conta em http://localregister.amazon.com. As empresas devem comprar o leitor de cartão da Amazon por US $ 10 e baixar o aplicativo móvel gratuito na loja de aplicativos da Amazon, na loja de aplicativos da Apple ou no Google Play. O aplicativo funciona na maioria dos smartphones e tablets, incluindo o Kindle Fire.

Semelhante à estratégia da Amazon em muitos de seus negócios, a empresa pretende competir em preço na área de pagamento móvel. Para clientes que se inscreverem no serviço até 31 de outubro, a Amazon cobrará como taxa 1,75 por cento de cada pagamento processado, ou cada passagem do cartão, uma taxa especial que durará até 1º de janeiro de 2016. Para pessoas que assinam após 31 de outubro, a Amazon cobrará uma taxa de serviço de 2,5% de cada pagamento processado.

Os primeiros $ 10 em taxas de transação serão creditados de volta ao cliente, basicamente pagando pelo leitor de cartão.

Isso está abaixo das taxas da maioria dos concorrentes. A Square cobra uma taxa de 2,75 por cento de cada transação. O PayPal aqui pega 2,7 por cento de cada transação e as taxas de GoPayment da Intuit começam em 1,75 por cento por transação se as empresas pagam uma taxa mensal de $ 19,95 ou 2,4 por cento de cada transação sem um pagamento mensal.

Na verdade, ouvi alguns proprietários de empresas dizerem que a única coisa que os faria mudar os sistemas (de ponto de venda) é a economia de custos, disse Matt Swann, vice-presidente de comércio local da Amazon.

Os pagamentos são difíceis e isso é uma das coisas que atrapalham o atendimento aos clientes, especialmente para pequenas empresas, disse Swann. As ferramentas de pagamento precisam ser baratas, simples e confiáveis ​​para realizar o trabalho.

A Amazon está entrando no mercado de pagamento móvel à medida que a indústria continua seu rápido crescimento. O IDC estima que os pagamentos móveis podem chegar a um trilhão de dólares globalmente nos próximos cinco anos. Isso inclui todas as formas de pagamentos móveis, como itens comprados online por telefone ou tablet, transferências de fundos e itens comprados usando um dispositivo móvel como dispositivo de aceitação de pagamento.

É difícil isolar a porção exata desse mercado representado pelo comércio móvel de ponto de venda, uma vez que o maior player, a Square, é privada e não divulga vendas. Além disso, o PayPal não divide a receita específica de seu produto Here.

O analista da Baird Equity, Colin Sebastian, disse que a ação da Amazon era parcialmente esperada desde que a empresa comprou a empresa de pagamento móvel GoPago em 2013.

O anúncio sugere que as linhas entre o comércio e as plataformas de pagamento continuam a se confundir, e ainda esperamos que outros grandes players de tecnologia (como Google e Apple) expandam suas próprias iniciativas de pagamento existentes, incluindo serviços de ponto de venda na loja.

O Local Register faz parte de uma série de novos produtos e serviços que a Amazon, sediada em Seattle, lançou este ano. O smartphone Fire da empresa foi lançado este mês. Em abril, começou a vender o Fire TV, um dispositivo de streaming de mídia. Enquanto isso, a Amazon está expandindo seu serviço de entrega no mesmo dia e oferecendo entrega de supermercado e streaming de vídeo e música para seus membros do clube de fidelidade Prime.

Em grande parte, os investidores deram à Amazon uma transferência de lucro, uma vez que ela se concentra em gastar o dinheiro que ganha para crescer e se expandir para novas áreas. Mas há alguns sinais de que a paciência pode estar diminuindo. O relatório trimestral mais recente da empresa em julho mostrou uma perda no segundo trimestre mais profunda do que o esperado, apesar do aumento da receita. Desde então, as ações da empresa caíram cerca de 11%.

A Amazon tem se expandido para o espaço de pagamento com outros produtos: pagamentos da Amazon, que permite que usuários com cartão de crédito ou informações bancárias armazenadas no site da Amazon usem seu login da Amazon para pagar em sites diferentes da Amazon. E Amazon Wallet, um aplicativo beta que permite aos usuários armazenar cartões-presente, cartões de fidelidade e recompensas e cartões de associação e resgatá-los na loja ou online.