American, US Airways para fundir programas de passageiro frequente

Um avião da American Airlines é mostrado entre dois aviões da US Airways em WashingtonUm avião da American Airlines é mostrado entre dois aviões da US Airways no Aeroporto Nacional Ronald Reagan de Washington. As duas companhias aéreas combinarão seus programas de passageiro frequente no início do próximo ano (AP Photo / Susan Walsh, Arquivo)

DALLAS - A American Airlines e a US Airways combinarão seus programas de passageiro frequente no início do próximo ano e, por enquanto, ainda basearão os voos gratuitos em quantas milhas os clientes voam.

Os concorrentes Delta e United planejam basear os prêmios em quanto os clientes gastam, o que ajuda os viajantes que compram passagens caras na primeira classe e na classe executiva.

Mas executivos da American Airlines Group Inc. disseram na terça-feira que querem lidar com a mecânica de incluir o programa da US Airways no AAdvantage da American antes de abordar uma mudança tão importante. O programa combinado terá cerca de 100 milhões de membros.

11. Juni Sternzeichen

AAdvantage é o avô dos programas de passageiro frequente de companhias aéreas e foi amplamente copiado por três décadas. Nos últimos anos, entretanto, a tendência tem sido recompensar os clientes que gastam mais dinheiro - geralmente viajantes a negócios que compram passagens caras de última hora. Os viajantes de lazer geralmente perdem benefícios.

Southwest Airlines e JetBlue Airways baseiam prêmios em gastos, e Delta Air Lines e United Airlines farão isso a partir do próximo ano.

Suzanne Rubin, presidente do programa de recompensas da American, disse que a empresa queria trabalhar primeiro nos detalhes da combinação de dois programas antes de considerar a mudança para um sistema baseado em gastos. Ela disse que a American estava observando como os clientes reagem às mudanças em outras companhias aéreas.

A maior mudança anunciada na terça-feira será a forma como os clientes obtêm atualizações. Aqueles que voam pelo menos 100.000 milhas por ano, os membros de elite de alto nível, continuarão a obter upgrades ilimitados em voos domésticos.

Mas, uma vez que a American e a US Airways combinem seus sistemas de reservas no final do próximo ano, as elites nos níveis mais baixos de 25.000 e 50.000 milhas terão que trocar certificados de upgrade baseados em milhas ou pagar por upgrades em voos com mais de 500 milhas. Isso é uma perda de um privilégio gratuito para as elites da US Airways de nível inferior.

As elites da US Airways abaixo da platina executiva podem dizer: ‘Ei, eu gasto US $ 20.000 por ano na sua companhia aérea e agora você vai me fazer pagar pelos upgrades? disse Brian Karimzad, do MileCards.com, um site que rastreia cartões de crédito para viagens e programas de fidelidade. Esse é o segmento (executivos americanos) que estão colocando em risco.