A haste do ânodo protege o tanque do aquecedor de água

SearsSears

Q : Recentemente, você escreveu sobre a substituição da válvula de drenagem de um aquecedor de água. Um amigo nos disse que também deveríamos verificar a haste do ânodo. Vale a pena verificar? Se sim, como fazemos isso?

PARA: Um ânodo é uma haste de sacrifício que corrói, poupando o tanque do mesmo destino. Embora o tanque do seu aquecedor de água seja revestido de vidro, existem áreas de metal descobertas, como costuras e penetrações de conexões, que são suscetíveis à corrosão.

A principal defesa do seu tanque é o ânodo. Na verdade, você gostaria de adivinhar o que os fabricantes fazem para aumentar a garantia de seis para 12 anos, por exemplo? Entre outras coisas, eles adicionam um segundo ânodo.

Um ânodo é feito de magnésio, alumínio ou zinco, enrolado em um arame de suporte de aço. A haste está aparafusada na parte superior do tanque, mas talvez você precise cavar um pouco para encontrá-la.

É uma boa ideia verificar a haste e substituí-la se estiver danificada. Geralmente, se você puder ver 6 polegadas do fio de suporte, ou se a haste estiver profundamente furada ou rachada, substitua-a. Você pode pegá-lo e descobrir que não há nem mesmo uma vara sobrando. Enquanto houver uma boa quantidade de ânodo, o tanque deve operar bem.

A haste é conectada a uma cabeça hexagonal ou ao bico de saída de água quente (denominado ânodo combinado). Olhe para o topo do tanque e verifique a cabeça hexagonal. Se não puder ser facilmente localizado, pode estar escondido sob um plugue de plástico ou isolamento, ou sob a parte superior de metal do aquecedor. Eu não recomendaria remover a cobertura de folha de metal superior, pois algumas delas são colocadas com espuma no lugar com isolamento em expansão.

Antes de começar a brincar com o ânodo, desligue o aquecedor e o abastecimento de água. Abra a torneira de água quente mais próxima para aliviar a pressão ou drene um pouco da água do tanque pela válvula de drenagem.

Inspecione a parte superior do aquecedor para a cabeça hexagonal. Se você não consegue encontrar um, provavelmente tem um ânodo de combinação. Desconecte o tubo flexível do bico de água quente.

Você precisará de algo rígido e fino, como um cabide ou outro pedaço de arame. Empurre-o para baixo no bico de saída de água quente. Se o fio parar após cerca de 6 polegadas, você tem um ânodo de combinação.

Remover o ânodo é tão simples quanto desaparafusá-lo. Não pense que será tão fácil, no entanto. Se o seu aquecedor de água não está envelhecendo bem, você pode precisar de alguma força bruta para forçar o ânodo a se soltar.

Depois de desapertar o ânodo, você pode ter outro problema: a folga superior pode não fornecer espaço suficiente para puxar o ânodo para fora. Você terá que drenar o aquecedor de água para incliná-lo o suficiente para puxar a haste do ânodo ou dobrar a haste e puxá-la para fora.

Isso significa que você terá que dobrar a nova barra para inseri-la, embora algumas barras sejam feitas em seções flexíveis. Dobre-o no meio apenas o suficiente para ganhar espaço no buraco. Em seguida, você pode endireitá-lo contra a borda do orifício e aparafusá-lo.

Se você tiver uma haste do tipo cabeça hexagonal, poderá sempre adicionar um ânodo de combinação para obter mais proteção. Basta enrolar os fios com fita de Teflon, colocá-los no buraco e aparafusar. Você pode adicionar alguns anos de vida ao aquecedor de água.

1331 Zahl

Mike Klimek é um empreiteiro licenciado e proprietário da Las Vegas Handyman. As perguntas podem ser enviadas por e-mail para handymanoflasvegas@msn.com. Ou envie para 4710 W. Dewey Drive, No. 100, Las Vegas, NV 89118. Seu endereço na web é www.handymanoflasvegas.com.

Faça Você Mesmo

Projeto: Substituir a haste do ânodo do aquecedor de água

Custo: cerca de $ 50

Tempo: 1-2 horas