Apple lança iPhone 7 resistente à água

O CEO da Apple Inc, Tim Cook, discute o iPhone 7 durante um evento de mídia da Apple em San Francisco, Califórnia, EUA, 7 de setembro de 2016. (Beck Diefenbach / Reuters)O CEO da Apple Inc, Tim Cook, discute o iPhone 7 durante um evento de mídia da Apple em San Francisco, Califórnia, EUA, 7 de setembro de 2016. (Beck Diefenbach / Reuters) O CEO da Apple Inc, Tim Cook, discute o iPhone 7 durante um evento de mídia da Apple em San Francisco, Califórnia, EUA, 7 de setembro de 2016. Reuters / Beck Diefenbach O CEO da Apple Inc, Tim Cook, discute o iPhone 7 durante um evento de mídia da Apple em San Francisco, Califórnia, EUA, 7 de setembro de 2016. Reuters / Beck Diefenbach O CEO da Apple Inc, Tim Cook, discute o iPhone 7 durante um evento de mídia da Apple em San Francisco, Califórnia, EUA, 7 de setembro de 2016. Reuters / Beck Diefenbach O CEO da Apple Inc, Tim Cook, discute o iPhone durante um evento de mídia da Apple em San Francisco, Califórnia, EUA, 7 de setembro de 2016. Reuters / Beck Diefenbach

SAN FRANCISCO - A Apple abriu a cortina do iPhone 7, revelando várias mudanças esperadas - incluindo recursos resistentes à água e a ausência de um conector de fone de ouvido dedicado - marcando uma evolução em vez de um avanço impressionante para a linha de smartphones carro-chefe.

O anúncio oficial no evento da Apple em São Francisco na quarta-feira ocorre após semanas de vazamentos e especulações sobre o próximo iPhone. Em vez de um fone de ouvido, o iPhone 7 usará a porta de carregamento Lightning da Apple para conectar um fone de ouvido (incluído com os smartphones); como alternativa, os usuários também podem se conectar a fones de ouvido sem fio via Bluetooth, e o iPhone 7 também incluirá um adaptador para se conectar a fones de ouvido analógicos.

A razão pela qual a Apple está eliminando o fone de ouvido tradicional se resume a uma palavra: coragem, a coragem de seguir em frente e fazer algo que melhore a todos nós, disse Phil Schiller, vice-presidente sênior de marketing mundial da Apple, observando que a mudança reduz os componentes necessários em o iPhone 7.

No entanto, quanto aos recursos resistentes à água e à poeira, a Apple está tentando recuperar o atraso: a principal rival Samsung Electronics destacou os recursos à prova d'água de seus smartphones Galaxy S7 com Android, que podem suportar a submersão por até 30 minutos em um metro e meio de água.

O iPhone 7 e o iPhone 7 Plus de tamanho maior começarão a ser comercializados em 16 de setembro, de acordo com a Apple. Os novos modelos também contam com câmera traseira de 12 megapixels, que inclui estabilizador óptico de imagem, melhorias para fotografia em pouca luz e capacidade de capturar uma gama maior de cores, entre outros recursos. O iPhone 7 Plus possui um sistema de câmera de lente dupla (uma grande angular e uma teleobjetiva) projetado para melhorar as capacidades de zoom e capturar imagens semelhantes a 3D. A Apple diz que as telas Retina dos novos telefones são 25% mais brilhantes do que as do iPhone 6s, e o iPhone 7 inclui pela primeira vez alto-falantes estéreo.

A Apple está apostando na atualização do iPhone - que se tornou uma tradição anual - para impulsionar as vendas da linha de dispositivos carro-chefe. As vendas de unidades de iPhones caíram 15% ano a ano durante o trimestre encerrado em 30 de junho, após uma queda no trimestre anterior. A Apple, o maior conglomerado de tecnologia do mundo, registrou vendas do iPhone de US $ 24,0 bilhões no trimestre mais recente, representando 57% da receita total.

Ainda assim, não está claro se os aprimoramentos do iPhone 7 irão estimular a esperada corrida de atualização da Apple entre os usuários atuais do iPhone, que podem estar ficando menos inclinados a jogar fora seus dispositivos existentes em um ciclo anual.

A remoção do fone de ouvido do iPhone pela Apple foi amplamente antecipada, assim como a câmera de lente dupla. Relatórios anteriores ao lançamento também disseram que a Apple aumentaria o armazenamento para o iPhone, com o modelo básico incluindo 32 gigabytes de memória (acima dos 16 GB anteriores) junto com uma nova versão de 256 gigabytes.

Também no evento, a empresa lançou o Apple Watch Série 2, que é à prova d'água para resistir à submersão até 50 metros de profundidade e inclui GPS embutido para fornecer serviços baseados em localização. A nova linha de smartwatches inclui o modelo Apple Watch Nike +, um dispositivo que acompanha os corredores que acompanha os treinos.

Além disso, a Apple anunciou que um aplicativo para o jogo móvel Pokémon Go da Niantic estará disponível para o Apple Watch. O CEO da Niantic, John Hanke, disse que o jogo, lançado em julho, foi baixado 500 milhões de vezes até o momento.

O Apple Watch Series 2 terá preço a partir de US $ 369 (assim como o modelo Nike +). O Apple Watch original, agora chamado de Série 1, terá preço inicial de US $ 269. De acordo com o CEO Tim Cook, a Apple Watch ficou em segundo lugar em receita em 2015, atrás apenas da Rolex no mercado mundial de relógios. (A empresa não revelou números reais de vendas.)

Sternzeichen für den 24. November

Em um vídeo no início do evento , Cook andou de carro com James Corden em uma configuração de Carpool Karaokê, junto com o cantor Pharrell Williams. Isso deu a Cook a oportunidade de anunciar o acordo da Apple com a CBS para estrear episódios de Carpool Karaokê na Apple Music em 2017.

Cook também observou que a Apple Music agora tem mais de 17 milhões de assinantes, que ele disse ter sido impulsionado por acordos musicais exclusivos com artistas.

Em outras notícias, a Nintendo planeja lançar seu primeiro jogo para celular baseado em sua franquia Super Mario Bros., inicialmente exclusivamente no Apple iOS. O jogo Super Mario Run estará disponível no final de 2016, a tempo para as férias, de acordo com os executivos.

Você está animado com o novo iPhone 7?