O bambo cresce como ninguém

Estou maravilhado com o bambu. É provavelmente a planta mais versátil e engenhosa do planeta. É relatado que a lista de coisas para as quais o bambu não é usado é mais curta do que a lista de coisas para as quais ele é usado.

Mas por mais virtuosa que esta planta seja, em um cenário doméstico, sua reputação pode ser menos do que justa.

Imagine pedir a seu vizinho permissão para plantar algo em seu próprio quintal? Parece absurdo, não é? Mas, se você está falando de bambu, plantar o tipo errado pode, sem querer, ser o início da próxima rivalidade entre Hatfield e McCoy enquanto eles viverem lá!

Você pode não sentir a necessidade de manter sua tela verde dentro dos limites, mas com a maioria dos bambus, você impôs uma situação de manutenção aos seus vizinhos que eles não haviam planejado. Veja, o bambu tem muitas, muitas qualidades, incluindo a taxa de crescimento. Embora seja na verdade uma grama, o bambu é a planta que cresce mais rápido na terra, sem exceção. Algumas espécies podem crescer até 4 pés em apenas 24 horas (o que me leva a pensar que meu gramado às vezes é uma variedade de bambu).

216 Engelszahl

Os caules ou colmos crescem totalmente em apenas alguns meses. Com cerca de 1.000 espécies crescendo ao redor do mundo, as menores atingem uma altura madura de apenas cerca de uma polegada, enquanto outras chegam ao topo em cerca de 36 metros.

Agora, crescimento rápido é uma coisa quando você deseja preencher um espaço ou fornecer alguma privacidade, mas quando ele invade rapidamente a propriedade do seu vizinho, isso é outra história. E é aqui que o problema potencial entra em jogo. Muitas das espécies mais comuns de bambu também são propagadores horizontais agressivos.

O bambu é conhecido como um dos dois tipos: execução ou aglomeração. Saber a diferença pode sinalizar o sucesso ou o fracasso de seu relacionamento quando se trata de implantá-lo.

A corrida de bambus (momopodial ou leptomorfo) deve ser considerada pelo valor de face. Eles correm. Não tenho certeza se posso ultrapassá-los. Eles são difíceis, mas não impossíveis de conter, embora seus corredores subterrâneos (tecnicamente rizomas) corram abaixo da superfície em qualquer lugar de 5 a 45 centímetros de profundidade. Os métodos de contenção incluem barreiras de rizoma de cimento, metal e plástico de polietileno de alta densidade. No entanto, uma vez que eles quebraram a barreira, eles são um desafio para puxar.

Engelszahlen 307

Bambus aglutinantes não invasivos (simpodiais ou paquimorfos) têm raízes curtas, 18 polegadas ou menos, geralmente formando aglomerados discretos que requerem apenas um círculo de 3 a 10 pés de espaço para se expandir mesmo na maturidade - embora sua estrutura de raiz densa possa impor uma pressão significativa sobre fundações, paredes, cercas e semelhantes. Eles são espécimes atraentes e formarão telas muito densas, embora mais lentamente do que seus primos ansiosos.

Bambus aglomerados tendem a ser menos resistentes ao frio do que os que correm, mas não importa onde você more, há uma espécie para você. É encontrado naturalmente em todos os continentes do mundo, exceto na Antártica.

Se você deseja cultivar bambu, culturalmente prefere solos ricos, úmidos, bem drenados e neutros a levemente ácidos. Também é parcial para irrigação profunda em solos com boa drenagem, mas pode sucumbir a problemas de raiz em condições de alagamento.

Em climas muito quentes, plante no final do outono ou início da primavera. Em climas amenos, como o da Costa Oeste, os bambus podem ser plantados em qualquer época do ano.

O bambu não precisa ser temido se você souber o que está plantando antes de começar. Se a contenção for um problema, tome as precauções adequadas e proceda de acordo. Está pedindo permissão ao seu vizinho? Bem, isso é com você.

Joe Lamp’l, apresentador de Fresh from the Garden na DIY Network e GardenSMART na PBS, é um mestre jardineiro e autor. Para obter mais informações, visite www.joegardener.com.