Banda traz nova vida ao thrash metal

Shannon Frye tem um motivo para estar com raiva de novo, e ele atribui isso a todos aqueles caras com calças femininas.

'Tudo anda em círculos', observa o baterista de cabeça raspada do Vingador de Sangue dos Las Vegas metallers, com os braços saindo de um colete preto. 'Nos anos 80, havia toda aquela coisa glamourosa, com cabelo despenteado, maquiagem e roupas femininas. Agora olhe para isso, a maquiagem, as calças da garota, está tudo voltando. '

E, talvez como resultado, também o é o inverso do glam metal: thrash metal envolto em couro, completo com cintos de bala, carranca permanente e muitas canções sobre aniquilação nuclear.

'Você tem que ter um pouco de pobreza e guerra para ter um bom thrash', diz o vocalista / guitarrista do Avenger of Blood, Eric Greaney, com uma risada da sala de estar do estúdio doméstico do lado sul, onde a banda está gravando seu segundo álbum completo disco, 'Brigada da Morte'. 'Os republicanos precisam estar no poder para ter um bom thrash metal.'

Greaney está brincando, mas há alguma verdade no que ele diz: Thrash sempre foi o mais socialmente consciente dos muitos subgêneros de mente escapista do metal, e a música atingiu seu passo criativo no início até meados dos anos 80.

Nos últimos anos, no entanto, uma série de atos retrógrados, como Municipal Waste, Dekapitator e Rumpelstiltskin Grinder, ressuscitaram as fileiras thrash.

Formado em San Francisco em 2003 antes de se mudar para Las Vegas, o Avenger of Blood - completado pelo guitarrista Marc Flores e o baixista Shawn Loureiro - são animadores de cena que estão começando a se beneficiar do renovado interesse pelo gênero.

'Quando começamos, tínhamos que abrir ou tocar com bandas de death, grind ou mesmo de power metal, agora, em qualquer cidade que formos, haverá uma banda local de thrash metal lá', diz Greaney, um cara magro com longos cabelos negros e uma voz rouca e penetrante para cantar. 'O primeiro show que tocamos aqui foi com algumas grandes bandas locais de metal, e eu acho que havia cerca de 18 pessoas lá. Agora, quando tocamos, às vezes tem 100, 150, 200 pessoas. '

Tendo se tornado uma das maiores atrações do metal de Las Vegas, o Avenger recentemente assinou um contrato com o selo boutique de metal de Los Angeles, Heavy Artillery Records, lar dos crescentes thrashers cult Merciless Death.

A banda conquistou seguidores no underground do metal com sua estreia em 2005, 'Complete Annihilation', que está enraizada na tradição do thrash germânico, com vocais ácidos, fervilhantes, riffs sufocantes e tambores de morteiro sugestivos de bandas seminais como Destruction, Sodom e especialmente Kreator.

'É de propósito', diz Greaney sobre as tendências teutônicas da banda. 'Olhe para uma banda como Slayer, ‘Reign In Blood’, todo o álbum é orientado para a Alemanha, incluindo alguns dos conceitos para as músicas, todo o clima militar. Isso é o que o thrash metal deve ser. '

E esses caras deveriam saber, já que eles não são nada senão puristas, obstinadamente dando nova vida a um gênero postulado sobre a morte.

'Talvez 10 anos se passem, eu poderia ter pensado:' Não tenho certeza de até onde essa música pode ir '', diz Greaney. - Mas agora as portas continuam se abrindo.

A coluna 'Sounding Off' de Jason Bracelin é publicada às terças-feiras. Contate-o em 383-0476 ou envie um e-mail para jbracelin @ reviewjournal.com.

JASON BRACELINMORE COLUMNS