Biden assina projeto de lei do teto da dívida

O presidente Joe Biden se dirige à nação sobre o acordo orçamentário que eleva o limite da dívida federal em... O presidente Joe Biden se dirige à nação sobre o acordo orçamentário que eleva o limite da dívida federal e evita um calote do governo dos EUA, no Salão Oval da Casa Branca em Washington, sexta-feira, 2 de junho de 2023. (Jim Watson/Pool via AP)

WASHINGTON - Faltando apenas dois dias, o presidente Joe Biden assinou uma legislação no sábado que eleva o teto da dívida do país, evitando uma moratória sem precedentes da dívida do governo federal.

A Casa Branca anunciou a assinatura, feita em particular na Casa Branca, em comunicado por e-mail no qual Biden agradeceu aos líderes do Congresso pela parceria.

O Departamento do Tesouro havia alertado que o país começaria a ficar sem dinheiro para pagar todas as suas contas na segunda-feira, o que teria causado ondas de choque nas economias dos EUA e global.

Os republicanos se recusaram a aumentar o limite de endividamento do país, a menos que os democratas concordassem em cortar gastos, levando a um impasse que não foi resolvido até semanas de intensas negociações entre a Casa Branca e o presidente da Câmara, Kevin McCarthy, R-Calif.

O acordo final, aprovado pela Câmara na quarta-feira e pelo Senado na quinta-feira, suspende o limite da dívida até 2025 – após a próxima eleição presidencial – e restringe os gastos do governo. Ele dá aos legisladores metas orçamentárias para os próximos dois anos, na esperança de garantir a estabilidade fiscal à medida que a temporada política esquenta.

Aumentar o limite da dívida do país, agora em US$ 31,4 trilhões, garantirá que o governo possa tomar empréstimos para pagar as dívidas já contraídas.

“A aprovação deste acordo orçamentário foi fundamental. As apostas não poderiam ser maiores ”, disse Biden no Salão Oval na noite de sexta-feira. “Nada teria sido mais catastrófico”, disse ele, do que a inadimplência da dívida do país.

1046 Engelszahl

“Ninguém conseguiu tudo o que queria, mas o povo americano conseguiu o que precisava”, disse Biden, destacando o “compromisso e consenso” no acordo. “Evitamos uma crise econômica e um colapso econômico.”

Biden aproveitou a oportunidade para listar as conquistas de seu primeiro mandato enquanto concorre à reeleição, incluindo apoio à fabricação de alta tecnologia, investimentos em infraestrutura e incentivos financeiros para combater as mudanças climáticas. Ele também destacou as maneiras pelas quais embotou os esforços republicanos para reverter sua agenda e conseguir cortes mais profundos.

“Estamos cortando gastos e diminuindo os déficits ao mesmo tempo”, disse Biden. “Estamos protegendo prioridades importantes, da Previdência Social ao Medicare, ao Medicaid, aos veteranos e aos nossos investimentos transformacionais em infraestrutura e energia limpa”.

Mesmo prometendo continuar trabalhando com os republicanos, Biden também estabeleceu contrastes com o partido de oposição, principalmente quando se trata de aumentar os impostos sobre os ricos, algo que o presidente democrata tem buscado.

É algo que ele sugeriu que pode precisar esperar até um segundo mandato.

“Vou voltar”, disse. “Com a sua ajuda, eu vou vencer.”

Os comentários de Biden foram os comentários mais detalhados do presidente democrata sobre o compromisso que ele e sua equipe negociaram. Ele permaneceu em silêncio publicamente durante as negociações de alto risco, uma decisão que frustrou alguns membros de seu partido, mas pretendia dar espaço para ambos os lados chegarem a um acordo e para os legisladores votarem em sua mesa.

Biden elogiou McCarthy e seus negociadores por agirem de boa fé, e todos os líderes do Congresso por garantir a aprovação rápida da legislação. “Eles agiram com responsabilidade e colocaram o bem do país à frente da política”, disse ele.

Kaninchen- und Affenkompatibilität

No geral, o projeto de lei de 99 páginas restringe os gastos nos próximos dois anos e muda algumas políticas, incluindo a imposição de novos requisitos de trabalho para os americanos mais velhos que recebem ajuda alimentar e o sinal verde para um gasoduto nos Apalaches, ao qual muitos democratas se opõem. Algumas regras ambientais foram modificadas para ajudar a agilizar as aprovações de projetos de infraestrutura e energia – uma medida há muito buscada pelos moderados no Congresso.

O Congressional Budget Office estima que poderia realmente expandir a elegibilidade total para assistência alimentar federal, com a eliminação dos requisitos de trabalho para veteranos, sem-teto e jovens que deixam orfanatos.

A legislação também reforça fundos para defesa e veteranos, reduz algum dinheiro novo para o Internal Revenue Service e rejeita o pedido de Biden para reverter os incentivos fiscais da era Trump para corporações e ricos para ajudar a cobrir os déficits do país. Mas a Casa Branca disse que os planos do IRS de intensificar a aplicação das leis tributárias para pessoas de alta renda e corporações continuarão.

O acordo impõe um corte geral automático de 1% nos programas de gastos se o Congresso não aprovar seus projetos de lei anuais de gastos - uma medida destinada a pressionar os legisladores de ambos os partidos a chegarem a um consenso antes do final do ano fiscal em setembro.

Em ambas as câmaras, mais democratas apoiaram a legislação do que republicanos, mas ambos os partidos foram críticos para sua aprovação. No Senado, a contagem foi de 63-36, incluindo 46 democratas e independentes e 17 republicanos a favor, 31 republicanos junto com quatro democratas e um independente que faz caucus com os democratas contrários.

A votação na Câmara foi 314-117.

___

A correspondente do Congresso da AP, Lisa Mascaro, contribuiu para este relatório.