A maçaneta da porta do pátio quebrada pode precisar ser substituída

Q: Eu tenho uma maçaneta de porta de pátio que está toda bagunçada. A coisa quase não trava mais. Posso consertar a fechadura ou preciso comprar uma nova?

PARA: Depende. É mais barato consertá-lo, mas provavelmente você terá que substituí-lo. Normalmente, o problema é com o mecanismo de travamento e você está limitado quanto ao que pode fazer com ele. No mínimo, você pode desmontar a trava, limpá-la e lubrificá-la e ver se funciona melhor.

Você deve inspecionar a alça para descobrir se o problema é realmente com a trava ou com a fortaleza. Seu problema pode ser simplesmente que a torre precise ser ajustada para cima ou para baixo.

A torre de menagem está localizada na ombreira lateral da porta e possui uma reentrância para aceitar o trinco. Alguns suportes fazem parte da estrutura e uma alça montada na superfície se encaixa nela.

O movimento da trava é controlado por uma alavanca ou botão na alça, e a fortaleza é estacionária.

A trava fará parte da maçaneta ou será rebaixada dentro da moldura da porta. O tipo embutido é o mais caro.

Para maçanetas montadas na superfície, ou seja, onde a moldura da porta é imprensada entre as duas partes da maçaneta, realmente não há peças para trocar. Vá comprar uma nova alça (este tipo tem o mecanismo de travamento embutido).

Substituir este tipo de alça nada mais é do que remover dois parafusos. Basta desparafusá-los, levar a alça até o centro de origem e aparafusar a nova no lugar.

A nova maçaneta incluirá dois comprimentos de parafusos que se ajustam a diferentes larguras de molduras de portas. A moldura da porta terá orifícios cortados para receber os parafusos. Basta segurar as duas peças da maçaneta em cada lado da moldura da porta, deslizar os parafusos pela moldura e apertar os parafusos.

Depois de instalar uma nova alça, pode ser necessário ajustar o suporte (se não estiver embutido na estrutura). O suporte é mantido no lugar com dois parafusos e tem orifícios alongados para permitir o movimento para cima e para baixo. Afrouxe os parafusos e ajuste o suporte até que a trava trave nele.

Os componentes de porta de pátio mais desafiadores para substituir são os componentes entalhados. Esses são os que você deseja consertar porque pode ser difícil encontrar peças.

Os componentes entalhados são embutidos na moldura da porta. A alça tem uma maçaneta com uma peça que se encaixa no conjunto da trava entalhada. Girar o botão move a trava para fora do recesso e para dentro da fortaleza.

Para trabalhar na trava entalhada, primeiro você precisará remover o conjunto da alça. Remova o conjunto de trava entalhado, desaparafusando-o da borda da moldura da porta.

A trava com encaixe tem a forma de um gancho que, ao girar a alavanca, sai do encaixe e sobe para engatar a fortaleza. Limpe este conjunto, lubrifique e veja se funciona.

Se as peças estiverem muito gastas, você terá que levá-lo a um centro de referência, mas a seleção é extremamente limitada. Você pode ter mais sorte em uma loja de fechaduras ou pode encomendar peças pela Internet.

Assim que tiver uma trava em funcionamento, deslize-a no encaixe e aparafuse-a com segurança. Reinstale o conjunto da alça e teste-o para ver se funciona corretamente.

Você pode ajustar a fortaleza, é claro, mas também pode ajustar o gancho se ele não sair o suficiente. Logo acima de onde o gancho sai do encaixe está um parafuso de ajuste. Gire o parafuso para ajustar o gancho e aproveite o resto do fim de semana.

Mike Klimek é um empreiteiro licenciado e proprietário da Las Vegas Handyman. As perguntas podem ser enviadas por e-mail para handymanoflasvegas@msn.com. Ou envie para 4710 W. Dewey Drive, No. 100, Las Vegas, NV 89118. Seu endereço na web é www.handymanoflasve gas.com.

Faça Você Mesmo

Projeto: Substitua a maçaneta da porta do pátio

Custo: Menos de $ 30

Tempo: Menos de 1 hora