CCSD diz que taxa de absenteísmo crônico está próxima de 40%

Clark County School District Administrative Center (Chitose Suzuki/Las Vegas Review-Journal) @c ... Clark County School District Administrative Center (Chitose Suzuki/Las Vegas Review-Journal) @chitosephoto  O superintendente do Distrito Escolar do Condado de Clark (CCSD), Dr. Jesus Jara, faz seu discurso do Estado das Escolas de 2022 com o tema “Emerging Stronger Together” no Caesars Palace na sexta-feira, 11 de março de 2022, em Las Vegas. (Bizuayehu Tesfaye/Las Vegas Review-Journal) @btesfaye

O Distrito Escolar do Condado de Clark forneceu outra atualização na quinta-feira sobre seus esforços para resolver a questão dos alunos que faltam cronicamente às aulas.

O estado define estudantes cronicamente ausentes como aqueles que estão ausentes por 10% ou mais de seus dias matriculados.

Em maio, o distrito informou que 39% de seus alunos estavam cronicamente ausentes desde março.

Novos números do distrito mostram que cerca de 40 por cento dos alunos estavam cronicamente ausentes no último ano letivo, uma taxa mais que o dobro da meta projetada que esperava ver.

Esses números ainda não foram validados pelo Departamento de Educação de Nevada, mas serão validados até 15 de setembro, de acordo com o diretor de faculdade, carreira, equidade e escolha de escola do distrito, Mike Barton, mas ele disse que o distrito não espera grandes mudanças no dados.

O distrito viu o absenteísmo crônico aumentar entre todos os seus grupos demográficos estudantis, mas estudantes afro-americanos, estudantes com um Programa de Educação Individualizado e estudantes nativos americanos / nativos do Alasca experimentam absenteísmo crônico em uma taxa mais alta do que seus colegas, de acordo com documentos do distrito.

É também um problema que antecede a pandemia. Durante o ano letivo de 2015-16, o Departamento de Educação dos EUA descobriu que mais de 7 milhões de alunos em todo o país, ou cerca de 1 em cada 6 alunos, perderam 15 ou mais dias de aula.

A pesquisa mostra que os alunos que estão cronicamente ausentes podem ter um desempenho mais baixo em leitura e matemática e que o absenteísmo crônico pode ser um preditor de se os alunos abandonarão a escola completamente.

O superintendente Jesus Jara, em entrevista ao Las Vegas Review-Journal este mês, disse que o distrito está buscando parcerias que o ajudarão a identificar escolas onde os alunos estão cronicamente ausentes e ajudar as famílias que podem estar enfrentando desafios em casa.

Como as regras de quarentena exigiram que os alunos se isolem ou fiquem em quarentena em casa após contrair ou serem expostos ao COVID-19, um desafio é que as escolas não conseguem mais celebrar a presença perfeita entre os alunos, disse ele.

“Agora, quando as crianças estão doentes, pedimos que fiquem em casa”, disse ele. “Isso é uma faca de dois gumes quando você olha para o absenteísmo crônico.”

Qual é o planejamento distrital?

Em uma apresentação no mês passado, o distrito disse que estava trabalhando para identificar por que os alunos estão faltando à escola, realizando grupos focais com os alunos para avaliar como pode melhorar a frequência e usando parceiros externos para resolver o problema.

Um desses esforços é uma nova parceria chamada Chronic Absenteeism Collaborative, na qual o distrito compartilhará dados sobre alunos que estão cronicamente ausentes com Clark County para fornecer mais recursos e intervenções para esses alunos.

O distrito aprovou seu acordo com o condado na última reunião do conselho do distrito escolar em 11 de agosto.

Em uma descrição de sua colaboração com o município, o distrito citou problemas de saúde, instabilidade habitacional e problemas de cuidados infantis como motivos comuns que os alunos podem faltar à escola.

“Como resultado de muitas das circunstâncias que contribuem para a baixa frequência, os jovens que não frequentam a escola estão aumentando em vários sistemas de serviço social”, escreveram eles.

Sob a parceria, o condado poderá acessar informações sobre alunos que foram encaminhados para o Programa de Extensão de Prevenção à Vadiagem do distrito ou irmãos de alunos matriculados no programa.

O distrito e o condado desenvolverão um plano abrangente e um “sistema de resposta em camadas” para fornecer serviços para alunos cronicamente ausentes.

O município também preparará um relatório anual de seus resultados e metas.

A parceria deve durar até 12 de agosto de 2027.

Barton disse que levaria tempo para que o distrito voltasse dos números que estava vendo relacionados ao absenteísmo crônico e chegasse à trajetória em que os números estavam antes da pandemia.

“Pode exigir mais esforço, mais tempo este ano, mais parcerias, para garantir que estamos realmente vendo os números que queremos ver como conselho”, disse ele.

Entre em contato com Lorraine Longhi pelo telefone 702-387-5298 ou llonghi@reviewjournal.com . Seguir @lolonghi no Twitter.