CLARENCE PAGE: Eis por que celebro livros proibidos

Parabéns aos notáveis ​​autores de livros proibidos deste ano.

De acordo com a American Library Association, cujo Office for Intellectual Freedom acompanha essas coisas, escolas e bibliotecas públicas estão caminhando para outro ano recorde de tentativas de banir ou desafiar livros.

was ist 2520

Como colega escriturário, ofereço meus parabéns a esses autores como forma de expressar simpatia e admiração. Claro, ninguém gosta de acabar na lista de deploráveis ​​de outra pessoa, mas animem-se, pessoal. Alguns dos melhores livros que já li – ou coloquei na minha lista de leitura – foram banidos por alguém.

Você pode dizer muito sobre as mudanças nos ventos culturais pelo que supomos que os adultos desaprovam para nossos filhos.

Em 2001, o Top 10 da ALA incluiu títulos como “Harry Potter” de J.K. Rowling em parte porque alguns religiosos achavam que estava ensinando bruxaria, “Of Mice and Men” de John Steinbeck (“racismo, violência, linguagem ofensiva”), “I Know Why the Caged Bird Sings” de Maya Angelou (“linguagem ofensiva, explícito”) e “O Apanhador no Campo de Centeio”, de J.D. Salinger (“linguagem”).

Em 2021, a lista mostrou o surgimento de temas LGBTQ com livros como “Gender Queer: A Memoir” de Maia Kobabe, “Lawn Boy” de Jonathan Evison e “All Boys Aren't Blue” de George M. Johnson, no topo da lista. Lista.

wie lange hält sich ein kürbis nach dem schnitzen

Dois degraus abaixo era uma das minhas favoritas, “The Hate U Give”, de Angie Thomas, repetidamente banida e contestada por causa de “uma mensagem antipolícia” e “doutrinação de uma agenda social”. Talvez sua representação do que me pareceu vida real para muitas meninas adolescentes negras infelizes fosse um pouco real demais para algumas pessoas.

Um desejo tão sincero de dizer ao resto de nós – ou, mais precisamente, aos nossos filhos – o que eles deveriam ler é um sentimento bastante familiar nos dias de hoje nas cruzadas contra a “teoria racial crítica”.

O pânico moral nacional sobre o CRT me fez desistir de argumentar que o CRT real, um argumento jurídico e acadêmico de nível universitário sobre o impacto do racismo histórico e sistêmico, nem é ensinado nas escolas públicas. Desde que o republicano Glenn Youngkin superou as expectativas ao vencer a corrida governamental da Virgínia como um cruzado anti-CRT, os conservadores em todo o país aplicaram o rótulo a qualquer palestra ou estudo sobre diversidade de que não gostem.

Esse movimento nacional para eliminar a “doutrinação” das escolas públicas tem algo a ver com a notícia de que mais de 70% das 681 tentativas da ALA de restringir os recursos da biblioteca visavam vários títulos. No passado, a maioria dos desafios aos recursos da biblioteca buscava apenas remover ou restringir um único livro.

blaues glockeneis las vegas

“O número sem precedentes de desafios que estamos vendo este ano reflete esforços nacionais coordenados para silenciar vozes marginalizadas ou historicamente sub-representadas”, disse a presidente da ALA, Lessa Kanani opua Pelayo-Lozada, em um comunicado à imprensa, “e privar todos nós – jovens , em particular – da chance de explorar um mundo além dos limites da experiência pessoal.”

Algumas coisas não mudam, apenas os nomes e os autores mudam. Não fiquei surpreso ao ver outro dos meus livros favoritos eternamente banidos, “As Aventuras de Huckleberry Finn”, de Mark Twain, faltando na lista mais recente. Acho que o uso clássico da palavra com N mais de cem vezes finalmente está fazendo isso.

Como já escrevi antes, sou um homem negro que defende “Huckleberry Finn” precisamente porque é corajoso o suficiente para usar a palavra com N tão livremente quanto muitos brancos a usavam naquela época – e não apenas no Sul .

Mais importante, Twain usou a linguagem daqueles tempos para nos colocar na cabeça de Huck enquanto seu coração o leva a ajudar seu amigo escravizado negro Jim a fugir de seus mestres, um ato que Huck foi dolorosamente ensinado o enviará direto para o inferno.

Em uma importante decisão de maioridade, abandonando tudo o que foi ensinado por seus anciãos conservadores, ele decide que sua lealdade a Jim vale esse destino.

Não surpreendentemente, nem todos compartilham meu amor pelo trabalho de Twain, especialmente negros e intelectuais liberais que acusam Twain de estereotipar.

Nummer 1207

Mas o livro me tocou anos atrás, quando eu era uma criança chegando à maioridade em um mundo ainda menos racialmente tolerante do que temos hoje. Se Huck pôde olhar além da cor da pele para a conduta do personagem de seu amigo, parafraseando a famosa citação de Martin Luther King, eu também poderia.

Os conservadores hoje em dia gostam de tirar essa citação de King fora de contexto e torná-la um argumento para fingir que o racismo não existe mais. Acho que eles precisam ler mais.

Entre em contato com Clarence Page em cpage@chicagotribune.com .