Concreto estampado colorido toda a raiva

O piso de concreto colorido é muito prático, atraente e durável. Ele está ganhando popularidade como um piso com acabamento interno, bem como um tratamento de bancada. Economia e fácil manutenção são benefícios, e os pisos e bancadas de concreto de hoje estão assumindo uma nova aparência de designer.

Com técnicas de estampagem e colorização, o piso de concreto interior pode imitar mármore, calcário, paralelepípedo, tábuas de madeira manchada e vários looks de decorador criativos para aprimorar sua decoração. De acordo com a Portland Cement Association, os três métodos mais satisfatórios de produção de acabamentos de concreto colorido são o método de uma camada ou integral; o método de dois cursos; e o método de agitação a seco. Ao aplicar a cor ao concreto, as especificações do fabricante devem ser seguidas de perto.

Adicionar a quantidade apropriada de pigmento de cor ao concreto no misturador para produzir uma cor uniforme em toda a laje é o método de uma camada. O pigmento pode ser óxido mineral puro ou um corante de óxido de ferro natural ou sintético especialmente preparado para uso em concreto. Os pigmentos naturais e sintéticos são satisfatórios se forem insolúveis em água, livres de sais e ácidos solúveis, rápidos à luz do sol, rápidos a ácidos alcalinos e fracos, limitados a pequenas quantidades de sulfato de cálcio e moídos suficientemente finos para que 90 por cento passem uma tela de 45 mícrons.

Os pigmentos de força total normalmente produzem uma boa cor quando 7 libras são misturados com um saco de cimento; 1 1/2 libra por saco normalmente produz uma cor pastel agradável. O cimento Portland branco produzirá cores mais limpas e brilhantes e deve ser usado em preferência ao cimento Portland cinza normal, exceto para cores pretas ou cinza escuro. Para obter uma cor uniforme em toda a placa, todos os materiais da mistura devem ser cuidadosamente proporcionados por peso. O tempo de mistura deve ser maior do que o normal para garantir a uniformidade. Para evitar estrias, o cimento seco e o composto de cor devem ser completamente misturados antes de serem adicionados à mistura.

No método de duas camadas, a laje de base é colocada da maneira usual, exceto que a superfície é deixada com uma textura rugosa para proporcionar uma melhor ligação mecânica com o revestimento colorido. A camada de cobertura colorida pode ser colocada na laje de concreto assim que estiver firme o suficiente para suportar o peso de um pedreiro de cimento. Se o concreto tiver endurecido, a camada de cobertura pode ser ligada ao concreto base por uma argamassa de cimento-água ou uma argamassa de cimento-areia-água. A mistura de cobertura tem normalmente 1 / 2- a 1 polegada de espessura, com uma proporção de cimento para areia de 1: 3 ou 1: 4. Os pigmentos de cor são adicionados à mistura de consistência média de acordo com as especificações do fabricante. A mistura é flutuada e enxugada da maneira prescrita. A tolerância deve ser feita na espessura da laje de base para acomodar a camada de cobertura e trazê-la para o grau adequado. O acabamento em duas camadas é freqüentemente usado no lugar do método de uma camada devido à sua economia. A economia em materiais normalmente mais do que compensou os custos de mão de obra mais altos.

O método de agitação a seco consiste na aplicação de um material de cor seco embalado e preparado que pode ser adquirido de vários fabricantes em quantidades prontas para uso. Os ingredientes básicos são um pigmento, cimento Portland branco e areia de sílica especialmente graduada ou agregado fino. Proporcionar e misturar um material dry-shake no local de trabalho não é tão satisfatório quanto usar uma mistura preparada.

Depois que o concreto foi derramado, a betonilha e a flutuação vertical, e o excesso de umidade evaporou da superfície, a laje deve ser flutuada manualmente ou mecanicamente. Essa flutuação preliminar deve ser feita antes que o material dry-shake seja aplicado, de modo que umidade suficiente suba à superfície para se combinar com o material seco. A flutuação também remove quaisquer saliências ou depressões que possam causar variações na intensidade da cor. Se muita cor for aplicada em um ponto, resultará em não uniformidade na cor e possível descamação da superfície. O material dry-shake colorido é aplicado em um processo de aplicação de cores em duas etapas após a flutuação, com duas ou três sequências de turco seguindo enquanto o concreto está em diferentes estágios de pega.

As lajes coloridas, como com outros tipos de concreto recém-colocado, devem ser curadas completamente. Após a cura completa e a secagem da superfície, as superfícies internas podem receber pelo menos duas camadas de cera especial para piso de concreto contendo o mesmo pigmento usado no material dry-shake. Selantes poliméricos sem cera também estão disponíveis. Selar ou encerar acentua a cor e torna a limpeza mais fácil.

A descrição dos métodos descritos aqui são retirados de materiais produzidos pela Portland Cement Association. Eles são informativos, mas não se destinam a um guia técnico sobre como fazer você mesmo. A Portland Cement Association recomenda o uso de um instalador profissional para pisos decorativos de concreto. Para obter mais informações, visite o site da Portland Cement Association em www.cement.org.