COMENTÁRIO: A vastidão que Newt Minow deixa para trás

(Imagens Getty) (Imagens Getty)

Newton Minow sempre será lembrado por um discurso de 1961 no qual descreveu a televisão como um “vasto terreno baldio”. No entanto, mais tarde na vida, ele ficou menos preocupado com o desperdício da TV e mais preocupado com sua própria vastidão.

O lendário ex-presidente da FCC sabia uma ou duas coisas sobre televisão, tendo estudado o assunto durante a maior parte de sua vida adulta. Ele morreu em sua casa em Chicago recentemente, aos 97 anos, sem nunca reconciliar sua relação de amor e ódio com o meio que afeta tão profundamente nossas vidas.

Na verdade, Minow era um fã inveterado de tudo o que a TV tinha a oferecer, e seu verdadeiro propósito naquele infame discurso para a National Association of Broadcasters era desafiar e inspirar.

“Estou em Washington”, explicou ele, “para ajudar a radiodifusão, não para prejudicá-la; fortalecê-lo, não enfraquecê-lo; para recompensá-lo, não para puni-lo; encorajá-lo, não ameaçá-lo; e estimulá-lo, não censurá-lo. Acima de tudo, estou aqui para defender e proteger o interesse público”.

Em uma conversa comigo 60 anos depois de fazer o discurso, Minow explicou: “Nosso objetivo era ampliar a escolha para o espectador. Quando eu estava na FCC havia apenas 2½ redes comerciais. Agora temos TV pública, cabo, satélite, TV por assinatura, com opções quase ilimitadas. É um meio totalmente diferente.”

O enorme crescimento da televisão - com plataformas digitais se juntando aos sistemas de entrega mencionados por Minow - o levou a reavaliar gradualmente seus pontos de vista. “Eu costumava pensar que oferecer mais opções era do interesse público”, ele me disse, “mas não tenho certeza hoje”.

3388 Engelszahl

Ao criticar a programação da TV na década de 1960, Minow citou “uma procissão de programas de jogos, comédias de fórmula sobre famílias totalmente inacreditáveis, sangue e trovão, caos, violência, sadismo, assassinato, homens maus ocidentais, homens bons ocidentais, olhos privados, gangsters, mais violência e desenhos animados”.

Essa ainda é uma maneira razoável de resumir muito do que está acontecendo hoje. Mas os espectadores modernos também estão desfrutando do que muitos chamam de uma segunda Era de Ouro da programação.

Então qual é o problema?

“O fracionamento do público oferece mais opções”, disse Minow, “mas pagamos um preço alto. Nosso país agora está muito mais dividido porque não compartilhamos as mesmas notícias ou acreditamos nos mesmos fatos”.

Barack Obama, que concedeu a Minow a Medalha Presidencial da Liberdade em 2016, elogiou-o por “ajudar a lançar os satélites que possibilitaram as transmissões nacionais, consolidar os debates presidenciais como uma instituição nacional, ajudar a inaugurar a televisão pública e lembrar a mídia de sua obrigação de promover cidadãos bem informados”.

Mas as boas intenções de Newton Minow – começando com o discurso que lançou sua carreira no serviço público – não foram suficientes.

427 Engelszahl

“Naquela época”, ele me disse, “Walter Cronkite era o homem de maior confiança em nosso país. Quem é confiável hoje?”

O livro mais recente de Peter Funt é 'Playing POTUS: The Power of America's Acting Presidents', sobre comediantes que se fizeram passar por presidentes.