COMENTÁRIO: Idosos merecem a verdade sobre o plano dos democratas de cortar o Medicare

Documento com título de elegibilidade para o Medicare. Documento com título de elegibilidade para o Medicare.

“O Congresso está considerando um projeto de lei que retirará US$ 300 bilhões do Medicare – dinheiro que os idosos dependem para seus remédios, seus tratamentos, suas curas”. Essa é a principal afirmação em uma série de anúncios veiculados em Nevada e patrocinados pela American Prosperity Alliance.

A acusação é verdadeira? A senadora Catherine Cortez Masto diz que não. Recentemente, ela condenou esses anúncios como “deliberadamente enganosos” e defendeu o projeto de lei em questão – uma versão renomeada do amplo pacote Build Back Better dos democratas que agora é apelidado de “Lei de Redução da Inflação”. O Senado aprovou recentemente o projeto de lei, e uma votação na Câmara é esperada nos próximos dias.

Mas o senador Cortez Masto é quem está enganando as pessoas.

Como presidente de um dos maiores grupos de defesa de idosos do país, minha organização emitiu avisos muito semelhantes sobre essa legislação, porque os eleitores merecem saber a verdade – esse projeto realmente reduzirá os gastos do Medicare e levará a cuidados muito piores para o 565.000 Nevadans - e dezenas de milhões de americanos - que dependem do programa.

Primeiro, alguns antecedentes.

A legislação daria poderes aos funcionários federais para definir arbitrariamente preços mais baixos dos medicamentos. Também atrasaria uma regra, finalizada nos últimos dias do governo Trump, que forçaria as seguradoras que administram os planos de medicamentos do Medicare a usar os descontos que recebem das farmacêuticas para reduzir os co-pagamentos e os pagamentos de cosseguro dos idosos.

Isso nos leva ao cerne da questão. Em comparação com a lei atual, espera-se que as disposições sobre medicamentos prescritos pela Lei de Redução da Inflação reduzam a quantia que o governo aloca ao Medicare em cerca de US$ 300 bilhões na próxima década - US$ 288 bilhões, de acordo com o Congressional Budget Office, oficial de Washington (embora nem sempre preciso) scorekeeper em questões orçamentárias.

Os proponentes do projeto de lei afirmam que essas reduções de gastos equivalem a “economias”. Mas quando o Congresso aprova uma legislação que faz com que Washington gaste US$ 300 bilhões a menos do que gastaria no Medicare, é mais do que justo descrever isso como um “corte” de US$ 300 bilhões para o Medicare.

Sejamos francos: quando os republicanos tentam reduzir os déficits federais por meio de reduções de gastos, democratas como o senador Cortez Masto atacam as muralhas para denunciar os cortes de gastos. Veja como ela mesma descreveu as “economias” procuradas em uma proposta republicana fracassada de 2017: “faz cortes devastadores na cobertura de saúde da qual os habitantes de Nevada dependem”.

Os democratas simplesmente não gostam quando suas próprias propostas, atendendo exatamente aos mesmos critérios orçamentários, recebem exatamente as mesmas críticas.

Não há dúvida de que esses controles de preços impedirão as empresas de investir no desenvolvimento de medicamentos e, portanto, reduzirão o número de tratamentos disponíveis para idosos americanos nos próximos anos. A questão é simplesmente quantos medicamentos nunca chegarão ao mercado.

O CBO projeta que os pacientes perderiam sete tratamentos nas próximas duas décadas se esses controles de preços entrassem em vigor. Economistas da Universidade de Chicago dizem que esse número é otimista demais – e que a legislação realmente impediria a criação de 135 medicamentos até 2039.

Os idosos americanos sofrerão o impacto dessa desaceleração na inovação médica – pela simples e óbvia razão de que os americanos mais velhos tendem a precisar de mais cuidados médicos. Na pré-pandemia de 2019, 85% das pessoas com mais de 60 anos tomaram um medicamento prescrito nos 30 dias anteriores, em comparação com 47% das pessoas com idades entre 20 e 59 anos.

Simplificando, os democratas do Senado acabaram de votar para cortar os gastos do Medicare em cerca de US$ 300 bilhões. E esses cortes reduzirão o número de medicamentos disponíveis para idosos nos próximos anos.

Welches Sternzeichen ist der 6. Januar?

É claro que o senador Cortez Masto e outros apoiadores do projeto prefeririam que ninguém declarasse esses fatos claramente. Mas os idosos da América merecem saber a verdade.

Saul Anuzis é presidente da 60 Plus, a Associação Americana de Idosos.