O adesivo de cobre deve consertar o vazamento sob a pia

Getty ImagesGetty Images

P: Tenho um problema com meu encanamento. Abaixo da pia da minha cozinha há um cano de cobre que sai da parede, se estende por cerca de trinta centímetros e depois volta para a parede. Percebi um pequeno vazamento saindo de uma conexão e precisa ser consertado. Meu problema é que tenho medo de usar uma tocha, pois não quero queimar minha casa. Existe alguma outra escolha?

PARA: Todos nós temos escolhas a fazer. Se você não quiser suar a ferragem com uma tocha, sua escolha é chamar um encanador (custo mínimo: US $ 125) ou usar um adesivo de cobre (cerca de US $ 10). É basicamente um epóxi para tubos de cobre. Verifique com o departamento de construção local para certificar-se de que não haja restrições contra isso, pois alguns lugares não permitem.

O tubo que você descreveu soa como um circuito para um sistema de purificação de água e, se isso não estiver em seu orçamento, você pode consertar o vazamento. Existem várias empresas que fabricam produtos adesivos de cobre. Eles têm nomes diferentes, mas são usados ​​da mesma maneira, sem necessidade de aquecimento.

Normalmente, você aquece a conexão com vazamento com uma tocha e a remove. Mas, como você está apreensivo, sugiro que corte o encaixe e reconstrua o loop.

Use uma ferramenta de corte de tubo (parece uma braçadeira C com uma roda afiada) e passe-a ao redor do tubo. Gire gradualmente o parafuso que vai apertar o cortador ao redor do tubo. Se você não tiver um cortador de tubo, você pode usar uma serra, mas não coloque muita pressão no tubo ou você pode fazer com que saia de circular.

Eu cortaria o laço de modo que o que restasse fossem os dois canos saindo da parede. Apenas lembre-se de deixar o máximo possível de tubos saindo da parede, então você precisará cortar bem atrás da conexão.

Você precisará de dois cotovelos e um tubo reto. Corte o comprimento do tubo de forma que, quando os cotovelos estiverem conectados, ele deslize sobre os tubos que saem da parede. Ajuste as peças a seco para garantir que todas se conectem com fluidez.

O tubo recém-cortado ficará muito limpo, mas você terá que remover as pequenas rebarbas de dentro do tubo. Você pode fazer isso com o acessório de alargamento no cortador de tubos. Em seguida, você precisará limpar as superfícies de contato da tubulação e das conexões.

Limpe o exterior do tubo de cobre com lixa e o interior dos acessórios com uma escova de aço para tubos (são vendidos em vários diâmetros para corresponder a vários tamanhos de tubos). Isso fará com que o cobre pareça uma moeda nova e brilhante.

O adesivo de cobre vem em um dispensador em forma de seringa. Possui duas câmaras que são preenchidas com partes iguais de resina e material de endurecimento.

Corte as pontas das câmaras e pressione o êmbolo para dispensar quantidades iguais de material em uma superfície plana. Mexa a mistura vigorosamente por cerca de 30 segundos até que tenha uma cor uniforme. Aplique uma camada espessa da mistura na parte externa do tubo e uma fina camada na parte interna da conexão.

Certifique-se de que não há lacunas no adesivo ou você acabará com um vazamento.

Em seguida, empurre o tubo nas conexões com uma leve torção. É muito fácil.

A desvantagem do adesivo de cobre é que ele tem um tempo de cura: o adesivo deve ficar duro como uma rocha para que se mantenha. Você deve esperar cerca de 20 minutos antes de pressionar a linha. Se o adesivo não estiver duro após o tempo de cura, então é possível que a mistura de duas partes não tenha sido misturada em partes iguais ou talvez não tenha sido completamente misturada.

Nesse caso, você terá que desmontar a junta, misturar um novo lote de adesivo e montar a junta novamente.

A resistência total do adesivo não será atingida em 24 horas, mas quando cura, apresenta uma resistência à ruptura de mais de 1.100 psi. Embora você não use fogo, os produtos adesivos são uma boa escolha.

Mike Klimek é um empreiteiro licenciado e proprietário da Las Vegas Handyman. As perguntas podem ser enviadas por e-mail para handymanoflasvegas@msn.com. Ou envie para 4710 W. Dewey Drive, No. 100, Las Vegas, NV 89118. Seu endereço na web é www.handymanoflasvegas.com.

Faça Você Mesmo

Projeto: Adesivo de cobre