Tubulação corroída pode complicar os reparos

P: Estávamos nos mudando para nossa casa e enquanto eu estava ligando a máquina de lavar, descobri que não conseguia abrir uma das torneiras da mangueira. Tentei consertar, mas decidi trocar a torneira. Parece que está congelado porque não se move. A torneira sobressai da parede em um cano de cobre. Como posso removê-lo?

R: Tarefas aparentemente fáceis às vezes podem se transformar em uma verdadeira dor, especialmente quando um trabalho de 30 minutos se transforma em um de três horas. Isso pode fazer você desistir dos reparos domésticos para sempre.

Mudar o babador da máquina de lavar não deve ser muito difícil, mas tirar um de um cano corroído pode ser desafiador. A primeira coisa a fazer é fechar a torneira da casa.

A arruela bib terá roscas, sendo um aparafusar na extremidade do tubo, ou uma conexão de compressão. Se o seu tiver um encaixe de compressão, use uma chave de boca para segurar o babador e use outra chave (de preferência uma grande) para desparafusar a porca que o prende ao tubo. É melhor se você segurar as chaves de forma que elas se oponham enquanto você aplica força. Dessa forma, você pode usar as duas mãos e apenas apertá-las como faria com uma tesoura de jardinagem.

Para um babador aparafusado, você pode usar a mesma técnica, mas em vez de segurar a porca de compressão, você deve segurar a conexão no tubo para que não possa torcer e romper. Se você ainda não consegue movê-lo, use chaves maiores. Quanto mais comprida for a chave, mais força você pode colocar no babador da torneira, mas também é mais fácil danificar alguma coisa. Em outras palavras, o cano pode torcer e esse projeto pode arruinar seu fim de semana.

As conexões de compressão geralmente desparafusam. Este problema é mais comum com uma torneira aparafusada, então é hora de pegar uma serra e mostrar quem é o chefe.

Na parte superior do babador da torneira está uma porca de embalagem, enquanto abaixo dela está a parte superior do babador. Desaparafuse-os de forma que fique apenas com o corpo da válvula. Use a serra e corte verticalmente pela parte superior da válvula o mais para baixo que puder, mas não tão longe que comece a cortar as roscas do encaixe do tubo. Depois de atingir essa profundidade, use uma chave de fenda padrão grande e coloque-a na ranhura que acabou de cortar. Dê uma torção e a válvula deve se dividir em duas partes.

Depois de remover a válvula antiga, use uma escova de aço e limpe as roscas da conexão. Enrole as roscas com fita de Teflon e você pode enroscar a nova válvula e a mangueira da máquina de lavar. Volte a abrir a torneira, verifique se há vazamentos e termine o fim de semana com uma carga de brancos.

Michael D. Klimek é um contratante licenciado e presidente da Pro Handyman Corp. As perguntas podem ser enviadas por e-mail para: questions@pro-handyman.com. Ou envie um e-mail para: P.O. Box 96761, Las Vegas, NV 89193. Seu endereço na Web é: www.pro-handyman.com.