O desenvolvimento completo requer o afrouxamento dos laços familiares

Ele descreve sua grande família como se estivesse entrando na década de 1950 ... como assistir a um episódio de 'Os Sopranos'. Ele descreve sua família como comprometida e respeitosa ...

Bem, certamente comprometido. Com um compromisso poderoso, até selvagem. Sua família não é apenas mediterrânea, mas mediterrânea do Velho Mundo. Cada membro desta família, por sua vez, deitaria na frente de um trem para o outro. Pegue uma bala pelo outro. Os laços das famílias mediterrâneas do Velho Mundo são realmente impressionantes. (Veja Meu Grande Casamento Grego.)

Mas respeitoso?

O problema com esse tipo de família é a tendência - e acredito que seja uma tendência muito humana, mas, no entanto, equivocada - de interpretar o vínculo familiar como sinônimo de respeito! Ou seja, se praticarmos o vínculo, portanto, devemos respeitar uns aos outros.

Nummer 546

O que é negligenciado neste tipo de sistema familiar é uma expressão mais profunda de respeito. Há momentos em que o mais belo respeito que posso oferecer a você é permitir que você afrouxe os laços de família. Para permitir que você tenha espaço para ser você mesmo. O tempo e o espaço não definir-se no vínculo coletivo da família; em vez disso, para fazer as escolhas que fortalecem sua definição de si mesmo.

O que algumas famílias definem como respeito é, quando examinado mais profundamente, mais uma confusão das fronteiras do ego. Relacionamentos fundidos são não o mesmo que relacionamentos respeitosos. O que não quer dizer que nossa intenção seja desrespeitar. Mas é para dizer que o respeito autêntico permite espaço. Para separação. Relacionamentos fundidos são fortemente ligados, de fato. O que examinamos, no entanto, não é o poder do vínculo, mas o saúde do vínculo, sem falar na saúde e integridade das pessoas que compartilham o vínculo.

Exemplo extremo: relacionamentos de violência doméstica são fortemente vinculados. Mas o vínculo é uma fusão patológica.

Outro exemplo extremo: o livro de Mario Puzo, O Poderoso Chefão, nos apresentou à família Corleone. Para eles, o vínculo era o respeito. Claro, você poderia se casar, mas de jeito nenhum faria uma mudança saudável para uma vida mais individual (diferenciada) com seu cônjuge. Não, você ficou parado, e seu novo cônjuge foi absorvido no sistema familiar Corleone. Os esforços para afrouxar o controle da fusão foram primeiro desencorajados, depois envergonhados, depois recusados ​​e, finalmente, punidos.

Estou dizendo que o uso da analogia dos Sopranos por este bom homem não me passou despercebido.

O alicerce de relacionamentos saudáveis ​​é que eu não sou você. Esta confissão é a expressão máxima de respeito. O que quer dizer que nenhuma expressão de amor pode ser inteiramente respeitosa sem ele.

Às vezes, devemos prejudicar o vínculo a serviço do respeito e da auto-estima. No entanto, ironicamente, permitir essa lesão torna possível um vínculo familiar ainda mais poderoso.

Os cônjuges irão, de tempos em tempos, (inconscientemente) afrouxar o domínio e a prática de intensa conexão conjugal, porque chegou a hora de ser mais intencional quanto ao próximo estágio de autodesenvolvimento. Esses momentos de maior separação são estressantes para o casamento, mas tão normal e tão necessário. E, no final, esses tempos de maior separação inauguram um tempo de conexão conjugal ainda mais profunda e poderosa.

631 Zahl

Os pais saudáveis ​​estão dispostos a sofrer - e é um sofrimento - deixar os filhos se soltarem dos laços familiares. Isso significa observar nossos filhos se comportarem em contradição com nossos sonhos preferidos para eles. Significa admirar não tão secretamente a maneira como eles nos enfrentam, nos confrontam, especialmente quando merecemos. Significa observar as crianças inevitavelmente se opondo, contradizendo, subordinando ou mesmo desafiando um ou mais de nossos valores ou formas de ver o mundo mais preciosos.

Eu tive sorte. Minha mãe e meu pai fizeram um excelente trabalho equilibrando a equação do dever para com a família com a necessidade de separação saudável.

Mais de 2.000 anos antes de Sigmund Freud, muito, muito antes do advento de uma visão psicanalítica do mundo, muito antes de cunharmos a palavra diferenciação ... bem, os primeiros hebreus perceberam essa luta entre os laços familiares e o que constituía o verdadeiro respeito pelos membros da família . Está bem ali nas escrituras hebraicas. Ouça-os descrever o precursor necessário para um casamento saudável: E um homem deixará sua mãe e uma mulher deixará sua casa, e os dois se tornarão uma só carne.

Qual é o primeiro ingrediente necessário para um grande casamento? Ou, por falar nisso, para uma vida adulta plena e próspera? Você tem que sair de casa. Geograficamente, é tão fácil quanto alugar um U-Haul. Psicologicamente, é uma jornada contínua. Uma negociação contínua de respeito.

Steven Kalas é consultor de saúde comportamental e conselheiro no Clear View Counseling Wellness Center em Las Vegas e autor de Human Matters: Wise and Witty Counsel on Relationships, Parenting, Grief and Doing the Right Thing (Stephens Press). Suas colunas aparecem aos domingos. Contate-o em.