A conexão do dreno pode ser uma parte complicada do conserto da bandeja do chuveiro

ThinkstockThinkstock

Q: Minha pia de fibra de vidro tinha uma rachadura, então um vizinho veio e me ajudou a removê-la. Ele puxou várias fileiras de ladrilhos na parte inferior das paredes do chuveiro, cortou a panela ao meio e levou embora. Tenho uma bandeja de reposição, mas nenhum de nós sabe fazer a conexão do dreno. Isso é algo que devemos considerar ou devemos chamar um encanador?

PARA: Acho que você precisa determinar quanto risco está disposto a correr. Fazer a conexão de drenagem é simples, mas provavelmente é melhor assistir alguém fazer isso primeiro ou ter um ajudante experiente. Se você estragar a conexão e ela vazar, terá problemas: manchas e tetos caídos abaixo e possível mofo, e você ainda terá que fazer o trabalho direito.

Se você ainda não se assustou, continue lendo.

O ralo do chuveiro a ser usado é um produto denominado No-Calk. Ele não usa cola para fazer uma conexão estanque. Em vez disso, ele comprime um anel de neoprene para selar qualquer gotejamento.

Você pode comprar um ralo de PVC barato por cerca de US $ 5, mas não se arrisque. Gaste mais $ 10 e compre o verdadeiro McCoy. Ele vai resistir ao estresse que o PVC não.

Antes de iniciar a conexão de drenagem, certifique-se de que a bandeja esteja pronta para instalação. A base das paredes terá que ser removida até as vigas e quaisquer detritos no chão deverão ser removidos. Você ficará com um buraco no chão e um cano de drenagem de 2 polegadas no meio dele.

Leia as recomendações do fabricante da panela sobre o que usar sob a cesta de drenagem. Eles vão sugerir massa de encanador ou silicone.

Günstige Hotels am Las Vegas Strip

Se você usar massa de vidraceiro, estenda um pedaço dela com cerca de 30 centímetros de comprimento e cerca de um quarto de polegada de diâmetro e empurre-a sob a borda da cesta. Lembre-se de que quanto mais, melhor, pois, de qualquer forma, será espremido.

Se você usar silicone, coloque uma gota em volta da parte de baixo da cesta.

Empurre a cesta pela parte superior da bandeja do chuveiro enquanto a segura no lugar. Embaixo da panela, deslize a arruela de borracha, depois a arruela de fricção de fibra e, por fim, gire no anel de retenção. Use um alicate de encaixe grande e aperte a porca com firmeza.

A massa ou silicone irá vazar por baixo da borda da cesta, o que é uma coisa boa. Você não deve conseguir mover a cesta com as mãos.

Agora você deseja encaixar a seco na panela. Mova a panela para a posição e sobre o tubo. O dreno e o tubo devem estar alinhados. Haverá um pequeno jogo no tubo para colocá-lo onde você quiser, mas porque você está apenas substituindo a panela por uma do mesmo tamanho, você não deve ter que manobrar por aí.

Com a panela no lugar, observe a altura em que o tubo fica dentro da cesta. Deve estar cerca de três quartos de polegada abaixo da borda da cesta.

Se não estiver, remova a panela e corte o tubo em esquadro para que não fique inclinado. A altura correta do tubo geralmente está no nível do chão antes de você colocar a panela nele.

Antes de definir a panela permanentemente, misture um pouco de argamassa fina e jogue-a ao redor do perímetro do orifício de drenagem. Comece a cerca de 10 cm do orifício de drenagem e faça um grande círculo ao redor dele com a argamassa. Não precisa ser perfeito.

Quando colocada no lugar, a bandeja amassará a argamassa ao redor e removerá qualquer deflexão na bandeja. Isso dará suporte à frigideira e mais resistência contra o peso de uma pessoa grande.

Com o tubo na altura adequada e o dreno de volta, é hora de fazer a conexão estanque. Isso é feito com o anel de neoprene.

A parte mais difícil desta etapa é colocar o anel entre o tubo de drenagem e a cesta de drenagem. Você pode untar o interior do anel com sabonete líquido e empurrá-lo para a extremidade do tubo.

No fundo da cesta de drenagem há uma aba sobre a qual o anel de neoprene se apoiará. Você quer que o anel chegue ao fundo desse lábio.

Você pode bater com um martelo e um bastão para mexer tinta. Tenha cuidado ao usar um objeto pontiagudo, como uma chave de fenda, para acertar o anel; você não quer cortá-lo.

O interior do cesto de drenagem é rosqueado. Insira a porca de calafetagem e gire-a para comprimir o anel de neoprene. No kit de drenagem, haverá uma ferramenta de barra plana com uma fenda no meio. A ferramenta de barra repousa em algumas ranhuras da porca de calafetagem.

Insira uma chave de fenda grande padrão na fenda e puxe o bebê para baixo para selar a água. Preencha a lacuna entre o tubo e a cesta com uma camada de calafetar de silicone.

Agora você e seu vizinho podem prender a panela nas vigas e colocar as paredes novamente.

Mike Klimek é um empreiteiro licenciado e proprietário da Las Vegas Handyman. As perguntas podem ser enviadas por e-mail para handymanoflasvegas@msn.com.

Faça Você Mesmo

Projeto: Instale um ralo de chuveiro

Custo: Menos de $ 30

Tempo: 1-2 horas