A paisagem comestível simboliza a vida verde

Recentemente, tive a sorte de participar de um painel de discussão na reunião mensal do U.S. Green Building Council - Capítulo de Nevada. Apropriadamente, suas reuniões são em um belo prédio verde construído com fardos de palha, uma das várias estruturas LEED-Platinum da Springs Preserve.

O tópico era casas verdes e minha palestra envolveu uma combinação de estratégias e técnicas que geram os resultados mais satisfatórios. Mencionei o isolamento, a orientação e a massa térmica como as bases do design solar passivo. A iluminação natural e a eficiência foram contempladas, junto com energias renováveis ​​e até carros elétricos. Houve menção da criação de microclimas, paisagismo comestível e uso de árvores de sombra estratégicas para ajudar a manter o conforto e manter as contas de energia baixas.

A mensagem principal foi que todos podem fazer a diferença e que melhorar nossas casas também pode ajudar em grandes questões, como as mudanças climáticas.

Depois, conversei com outro membro do capítulo e arquiteta paisagista Anna Peltier sobre um projeto no qual ela está trabalhando em sua casa. Ela é um membro ativo da organização, servindo como presidente do comitê de educação e frequentemente se oferecendo como voluntária para ajudar nos eventos do capítulo. Peltier é o proprietário da Aria Landscape Architecture (www.arialandscape.com) e quando se trata de aplicar conceitos verdes ao seu ofício, ela faz o que fala.

Em casa, ela está implementando várias estratégias verdes, incluindo uma paisagem comestível. O quintal tem o que ela chama de itens comestíveis tradicionais. Existem árvores frutíferas anãs que produzem maçãs, laranjas e romãs. Uma pérgula suporta vinhas entrelaçadas de uvas Cabernet, sombreando uma aconchegante área de jantar ao ar livre.

Quase pude sentir o cheiro de capim-limão, lavanda, sálvia e alecrim enquanto Peltier descrevia o que ela plantava. A lista também inclui manjerona, cebola e cebolinha com alho, orégano, tomilho, tomilho-limão e diversas variedades de hortelã.

Seu jardim tradicional produz vegetais sazonais aleatórios. Ela planta três estações de cultivo anuais: primavera, outono e inverno. As safras de inverno são protegidas por uma estufa temporária feita de tubulação para paisagem e plástico transparente.

Para compensar o maior uso de água de seus alimentos, o jardim da frente de Peltier apresenta espécies nativas e quase nativas dos desertos de Mojave e Sonora, todas com delícias comestíveis. Mel algaroba, figueira-da-índia espinhosa indiana, pera espinhosa roxa mais ursinho de pelúcia e cholla staghorn produzem frutos, flores, almofadas ou frutas que têm sido alimentos básicos na área por milênios. O conhecimento de Peltier sobre as plantas do deserto e os alimentos que elas fornecem é impressionante.

Suas plantações comestíveis no deserto também incluem ocotillo, wolfberry, capim-arroz indiano, chá Mórmon, mandioca de banana, mandioca Mojave e cacto de barril. Uma exceção não nativa é uma figueira negra turca para ajudar a fazer sombra na casa.

Peltier presta atenção aos outros com ideias inovadoras e soluções práticas. Uma dessas pessoas é Brad Lancaster, autor de Rainwater Harvesting for Drylands and Beyond, que conduziu um seminário sobre o assunto em Las Vegas neste verão. Peltier estava lá. Agora, o telhado de sua casa está sendo equipado com calhas para canalizar chuvas ocasionais, mas às vezes intensas, para as cisternas. A água pode então ser usada de forma mais eficaz, quando e precisamente onde for necessária.

Nummer 729

O pátio também foi classificado em uma série de bacias cheias de palha, agindo como esponjas para armazenar o excesso de água da chuva, reduzindo a evaporação. Três bacias drenam sequencialmente para a próxima berma e pequenas ajudam a evitar que a água da chuva flua para a rua. Esses métodos simples, mas incrivelmente eficazes, reduzem a necessidade de irrigar com água potável.

Peltier diz que seu objetivo é a satisfação de ter um quintal eficiente que também forneça alimentos complementares. Ela reconhece que as espécies nativas nunca podem alimentar a cidade, mas usar plantas nativas faz sentido, não importa onde você more. Cria uma sensação de lugar, uma conexão com o meio ambiente que muitas vezes falta na cultura moderna.

Quanto mais apreciarmos a beleza de nossa rica biodiversidade local e a integrarmos em nossas vidas, mais sustentável nossa comunidade se tornará. Aria Landscape Architecture está cantando uma música que é música para meus ouvidos e é tudo sobre uma vida verde. Bravo!

Steve Rypka é um consultor de vida verde e presidente da GreenDream Enterprises, uma empresa comprometida em ajudar as pessoas a viverem mais leves no planeta. Para obter mais informações e links para recursos adicionais relacionados a esta coluna, ou para entrar em contato com a Rypka, visite www.greendream.biz.