EDITORIAL: A Primeira Emenda está sob cerco de todos os lados

(Imagens Getty) (Imagens Getty)

A hostilidade à Primeira Emenda é um esforço bipartidário. Muitos funcionários eleitos juram defender a Constituição sem se preocuparem em ler o documento.

O Orlando Sentinel informou esta semana que um legislador da Flórida de persuasão republicana ofereceu um projeto de lei para exigir que os blogueiros se registrem no governo ou enfrentarão multas. A proposta exclui jornalistas impressos, mas exige que todos os outros que escrevem sobre o governador, autoridades estaduais ou legisladores forneçam informações ao estado sobre se estão sendo pagos e quem os está pagando.

O patrocinador, o senador estadual Jason Brodeur, que representa um distrito perto de Orlando, argumenta que o projeto é “uma questão eleitoral, não uma questão de liberdade de expressão” e fornecerá aos eleitores informações sobre quem está tentando influenciar as políticas públicas.

Isso é chá fraco. Pode ser novidade para o Sr. Brodeur, mas a campanha eleitoral goza de proteções à liberdade de expressão.

“A ideia de que blogueiros que criticam um político devem se registrar no governo é insana”, twittou Newt Gingrich. Ele está certo, claro.

No entanto, os tipos de “bom governo”, muitos de esquerda, há anos exigem que os grupos de interesse envolvidos em atividades políticas se registrem no governo ou enfrentem consequências legais. Os arquivos estão repletos de exemplos de organizadores de base - e até mesmo apresentadores de programas de rádio - que se envolveram em leis bizantinas de financiamento de campanha que regulam gastos e ativismo político. Em 1995, por exemplo, a Suprema Corte dos Estados Unidos foi forçada a intervir quando autoridades de Ohio multaram uma mulher por distribuir panfletos anônimos contra uma proposta de aumento de impostos escolares.

Também vale a pena notar que muitos democratas do Senado, incluindo os dois membros da câmara alta de Nevada, adotaram uma proposta para reescrever a Primeira Emenda para dar aos burocratas federais mais autoridade para regular o discurso político, potencialmente até proibindo certos discursos de campanha quando uma eleição se aproximasse. .

O projeto de lei de Brodeur é igualmente ofensivo, um esforço flagrante para intimidar os críticos em potencial ao silêncio. “É difícil imaginar uma proposta legislativa mais fundamentalmente contrária ao espírito fundador de nossa nação do que exigir que cidadãos e jornalistas registrem suas publicações no governo sob pena de multas”, disse um porta-voz da Foundation for Individual Rights and Expression ao businessinsider.com .

Na terça-feira, o governador da Flórida, Ron DeSantis, fez a coisa certa. “Isso não é algo que eu já apoiei, eu não apoio”, disse ele em referência ao plano do blogueiro, de acordo com o The Floridian. “Fui muito claro sobre o que estamos fazendo.” O Sr. Brodeur deveria se desculpar e então enviar sua ridícula conta para o triturador.