Eduque-se antes de fazer escolhas em um restaurante

Comer fora é um passatempo nacional.



Em um dia normal, 133 milhões de americanos jantam fora de suas casas, de acordo com a National Restaurant Association, que projeta que gastaremos US $ 558 bilhões apenas em restaurantes este ano.



Deixar que um restaurante cozinhe pode ser rápido, fácil e saboroso, mas também pode significar abrir mão do controle sobre o que - e quanto - você come.



Basta perguntar a Marion Nestlé, uma professora de nutrição da Universidade de Nova York que uma vez me regalou com esta história de advertência: Como parte de uma refeição em um restaurante em Manhattan, a Nestlé e um grupo de especialistas em nutrição e escritores de alimentos jantaram um delicioso risoto. Pareceu-me uma escolha sensata - com arroz, vegetais e uma pitada de queijo por cima. Só depois de comer eles aprenderam que cada pequena porção continha 100 gramas de gordura e 1.200 calorias - mais da metade de um dia para o adulto americano médio.

Não é à toa que o Departamento de Saúde da cidade de Nova York, o Centro para Ciência no Interesse Público (um grupo de defesa do consumidor com sede em Washington) e outros estão pressionando por rótulos nutricionais na maioria dos cardápios de restaurantes.



Nesse ínterim, um número crescente de cadeias de fast-food fornece informações nutricionais - se você souber onde encontrá-las. Grande parte dele está online, o que pode não ser tão conveniente quando você está na fila ou esperando no carro. Mas se você puxar um PDA ou um telefone com acesso à Internet, você pode ver uma série de informações sobre nutrição de fast-food que eu coletei em www.leanplateclub.com, na seção de ferramentas.

A maioria dos restaurantes de fast-food fornece brochuras ou cadernos com informações nutricionais, mas você precisa pedir porque eles geralmente ficam atrás do balcão. Au Bon Pain deu um passo além: esta rede oferece estações de computador onde você pode tocar em uma tela para verificar as calorias, gordura, proteína e outros dados nutricionais sobre o seu pedido.

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Outra opção é o Healthy Dining Finder (www.healthydiningfinder.com/site/diners/findrestaurants/index.php) da National Restaurant Association. Permite-lhe pesquisar comida saudável por localização, preço e preferência: jantar num restaurante, pedir comida para levar ou providenciar um catering.



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Este é um ótimo serviço para os viajantes, mas leia as opções do menu com atenção porque alguns ainda têm mais calorias e gordura do que a maioria das pessoas que planejam comer. O frango com amêndoa e caju no P.F. O Chang's em Minneapolis, por exemplo, registrou 745 calorias, com 23 gramas de gordura (embora apenas quatro gramas fossem gorduras saturadas prejudiciais à saúde).

Outras opções úteis estão disponíveis em brochura. Três livros, em particular, fornecem boas informações e são pequenos o suficiente para caber em sua bolsa de laptop, pasta ou bolsa:

• Eat This, Not That, do editor-chefe da revista Men’s Health, David Zinczenko, com Matt Goulding (Rodale, $ 19,95). Lisas e cheias de fotos de dar água na boca, resista à vontade de babar nas páginas. Ele irá guiá-lo para opções inteligentes na Arby’s, Cold Stone Creamery, Five Guys, Wendy's e muitas outras cadeias. Ele também dá dicas sobre como escolher com sabedoria se você está jantando em restaurantes chiques ou comprando um lanche em máquinas de venda automática.

Siga seus conselhos para economizar centenas de calorias. No Smoothie King, por exemplo, peça o magro Amaretto Coffee Smoothie de 20 onças, que tem cerca de um terço das 277 calorias encontradas no magro Mo'cuccino Smoothie. E na Panera, opte pelo tentador e extravagante BBQ Chicken Crispani (380 calorias) com menos da metade das calorias do Sierra Turkey Sandwich (840 calorias). Obtenha essas informações e muito mais neste livro. É um vencedor.

• Coma fora, coma direito, pela nutricionista registrada Hope S. Warshaw (Surrey, US $ 12,95). Este recebe notas altas de alguns renomados especialistas em nutrição, incluindo um de meus ex-professores de pós-graduação no Instituto de Nutrição Humana da Universidade de Columbia. Com 450.000 cópias publicadas desde 1992, este pequeno volume claramente atrai os consumidores também, embora não seja muito chamativo. O que você encontrará são informações sólidas sobre restaurantes, ajudam a saber a melhor forma de pedir substituições mais saudáveis ​​e dicas úteis de nutrição.

• Restaurant Confidential, de Michael F. Jacobson e Jayne G. Hurley (Workman, $ 12,95). Este livro permanece em um estado de espera confiável seis anos após sua publicação. Ele foi escrito pela equipe do Centro de Ciência no Interesse Público, que regularmente dá uma checagem da realidade reveladora para os consumidores com roundups de comida em restaurantes. Encontre ótimos nuggets nutricionais aqui, incluindo por que pedir salada César de frango não é uma escolha sábia e como as refeições em restaurantes mexicanos costumam embalar mais gordura e calorias prejudiciais à saúde do que suas contrapartes chinesas e italianas. As únicas coisas que mudaram desde a publicação foram as contagens de gramas de gordura trans. Um número crescente de cadeias de fast-food está eliminando essa gordura que obstrui as artérias, em grande parte graças à petição desses autores e seus colegas, que também lideraram a acusação para obter a rotulagem da gordura trans nos rótulos nutricionais dos alimentos.

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