Embaixador de Israel usa estrela de David amarela e diz: “Nunca mais é agora”

O embaixador de Israel na ONU, Gilad Erdan, usa uma estrela de David amarela que diz"Never Again" in ... O embaixador de Israel na ONU, Gilad Erdan, usa uma estrela de David amarela onde se lê 'Nunca mais' em homenagem aos mortos no ataque sem precedentes do Hamas, enquanto se dirige ao Conselho de Segurança da ONU na sede das Nações Unidas na segunda-feira, 30 de outubro de 2023. (AP Photo /Eduardo Muñoz Alvarez)

O Embaixador de Israel nas Nações Unidas, Gilad Erdan, criticou duramente o fracasso do Conselho de Segurança em condenar os ataques do Hamas e perguntou aos membros na noite de segunda-feira: “Porque é que as necessidades humanitárias dos habitantes de Gaza são a única questão, a única questão em que estão concentrados?”

Recordando o seu avô, que sobreviveu aos campos de extermínio nazis enquanto a sua mulher e sete filhos pereceram na câmara de gás de Auschwitz, Erdan disse ao conselho que usará uma estrela amarela – tal como Hitler fez o seu avô e outros judeus usarem durante a Segunda Guerra Mundial – “até que você condenar as atrocidades do Hamas e exigir a libertação imediata dos nossos reféns.”

“Quando seus bebês foram enviados para as câmaras de gás, o mundo ficou em silêncio. Quando os seus corpos foram queimados juntamente com milhões de outras crianças judias, o mundo ficou em silêncio”, disse Erdan. “Hoje, depois de bebés judeus inocentes terem sido queimados vivos, este conselho ainda está em silêncio. Alguns de vocês não aprenderam nada nos últimos 80 anos. Alguns de vocês esqueceram por que este órgão foi estabelecido.”

O embaixador colocou então uma grande estrela de David amarela de seis pontas dizendo “Nunca mais” em seu paletó, assim como outros diplomatas israelenses sentados atrás dele, e disse: “Andamos com a estrela amarela como um símbolo de orgulho, um lembrete que juramos revidar para nos defender. Nunca mais é agora.”

Linda Thomas-Greenfield, embaixadora dos EUA na ONU, instou o dividido Conselho de Segurança – que rejeitou quatro resoluções que teriam respondido aos ataques terroristas do Hamas em 7 de outubro e à guerra em curso – a se unir, dizendo que “a crise humanitária em Gaza está ficando mais terrível a cada dia.”

No entanto, o presidente do memorial do Holocausto de Israel, Yad Vashem, ridicularizou o embaixador de Israel por usar a Estrela de David, dizendo que “menospreza tanto as vítimas do Holocausto como o Estado de Israel”.

“A mancha amarela simboliza o desamparo do povo judeu quando estava à mercê de outros”, postou Dayan no X, anteriormente chamado de Twitter. “Hoje temos um Estado independente e um exército forte. Somos donos do nosso destino. Hoje colocamos na lapela a bandeira azul e branca (de Israel), não uma mancha amarela.”