Enfermeira de Las Vegas: vida na Ucrânia normal até soar sirenes de ataque aéreo

O enfermeiro registrado em Las Vegas, Eduardo Resto, segundo da esquerda para a esquerda, trata pacientes na Ucrânia como parte ... O enfermeiro registrado em Las Vegas, Eduardo Resto, segundo da esquerda para a esquerda, trata pacientes na Ucrânia como parte de uma equipe médica móvel voluntária implantada pela organização sem fins lucrativos Global Care Force. (Cortesia do Las Vegas Review-Journal)  O enfermeiro registrado em Las Vegas, Eduardo Resto, do meio, trata pacientes na Ucrânia como parte de uma equipe médica móvel voluntária implantada pela organização sem fins lucrativos Global Care Force. (Cortesia do Las Vegas Review-Journal

É segunda-feira à noite na cidade de Odesa, na Ucrânia, e Las Vegan Eduardo Resto está conversando por vídeo com um repórter de uma “barriga de costela” onde ele está prestes a jantar.

É sua última refeição com uma equipe de médicos voluntários que tratam ucranianos de doenças crônicas e emergências ocasionais, preenchendo as lacunas deixadas pelos médicos e enfermeiras que foram para a linha de frente da guerra com a Rússia.

Resto, um enfermeiro aposentado, fica maravilhado com a vida normal em Odesa até ouvir as sirenes de ataque aéreo – e as histórias dos habitantes locais.

O bairro onde ele janta lembra Resto, que é do Bronx, de Greenwich Village em toda a sua vibração.

Sternzeichen für den 30. September

“A vida continua, há uma positividade”, disse Resto, 68, que estava encerrando um período de duas semanas em uma equipe médica móvel implantada por uma organização sem fins lucrativos com sede no Kansas. Força Global de Cuidados .

“Essas pessoas não estão pensando no passado. Eles estão pensando em vencer e ser ucranianos”.

Quando uma sirene de ataque aéreo soar, as empresas fecharão e algumas pessoas encontrarão abrigo em porões, disse ele. Outros simplesmente continuarão cuidando de seus negócios.

Odesa lutou contra as tropas russas, disse ele, e uma linha de tanques russos destruídos permanece como um lembrete. Ao contrário dos médicos voluntários que serviram antes dele, ele não ouviu explosões ou tiros. O sistema de defesa aérea desvia alguns ataques e outros podem estar muito longe. Mas permanece um medo constante de ataques aéreos e de drones.

Ele viu mais danos a edifícios em outras partes do país, inclusive perto da fronteira com a Bielo-Rússia, disse ele. A equipe médica atende principalmente pacientes em áreas rurais.

Wie installiere ich federbelastete Türscharniere

Ele tratou muitas pessoas para condições crônicas, como hipertensão e diabetes. Os pacientes ficaram sem medicamentos devido à escassez ou incapacidade de chegar a uma clínica. A equipe não trata pacientes com traumas e os enviou em caso de emergência, incluindo uma mulher que teve um ataque cardíaco, para o hospital mais próximo, disse ele.

A maioria dos pacientes são crianças ou idosos. “As jovens estão lutando, os rapazes estão lutando”, disse ele. “Essas pessoas levam a sério a manutenção de seu país.”

Alguns dos pacientes têm transtorno de estresse pós-traumático.

“O que eles dizem é que seu filho morreu ou seu marido foi morto. E alguns deles são refugiados”, disse ele. “Essas pessoas estão derrotando os russos, mas também estão morrendo fazendo isso.”

886 Engelszahl

Esta é a quarta missão médica voluntária da Resto. O primeiro foi em Elko, no norte de Nevada, depois que o conselho estadual de enfermagem fez um apelo por voluntários no início da pandemia. Ele também foi voluntário em Cuba e para ajudar refugiados ucranianos em Varsóvia, na Polônia.

Com o perigo à espreita, “no fundo da sua mente, você está dizendo: 'Eu realmente quero estar aqui?'”, disse ele. “E então, você sabe, você se controla. E você diz: 'Sim, eu quero estar aqui, porque há uma razão para estar aqui.'”

A razão? “Isso me faz sentir como se eu tivesse feito alguma coisa”, disse ele. “O povo ucraniano está realmente sofrendo. E então, se eu pudesse ajudar um pouco, por que não?

Was ist das Sternzeichen 30. März?

Resto queria ser médico de combate no Exército durante a Guerra do Vietnã. Em vez disso, ele consertou o equipamento de embaralhamento das comunicações. Depois de trabalhar como chef na Strip, ele voltou para a escola aos 50 anos para se tornar um RN.

Ele espera voltar a Odesa com sua esposa um dia, quando acredita que a vida terá realmente voltado ao normal, para mergulhar no Mar Negro.

Ele gostaria de servir como médico na linha de frente, mas acredita que agora está muito velho. Ainda assim, “meu coração está me dizendo para ir em frente”.

Entre em contato com Mary Hynes em mhynes@reviewjournal.com ou 702-383-0336. Seguir @MaryHynes1 no Twitter.