Essas bóias críticas rastrearão a qualidade da água do Lago Mead, o clima

O Lago Mead e o “anel da banheira” são exibidos na Represa Hoover, nos arredores de Boulder City, em 11 de abril de ... Lake Mead e o “anel da banheira” são exibidos na Represa Hoover, fora de Boulder City, em 11 de abril de 2023. (K.M. Cannon/Las Vegas Review-Journal)

Manter o controle sobre o futuro dos recursos hídricos mais preciosos do Ocidente em breve ficará mais fácil com o plano do Serviço Nacional de Parques de instalar cinco novas bóias.

Na época em que as bóias meteorológicas eram instalado pela primeira vez em 2016 , o Lago Mead se tornou o primeiro corpo de água interior a tê-los, disse Mark Sappington, chefe de gerenciamento e interpretação de recursos da Área de Recreação Nacional do Lago Mead. As leituras meteorológicas mais próximas vieram do Aeroporto Internacional McCarran, agora conhecido como Aeroporto Internacional Harry Reid, antes disso.

As novas bóias, substituindo um conjunto que se tornou antigo demais para ser usado, registrarão a intensidade das ondas e a velocidade do vento – uma atualização necessária e bem-vinda para fornecer aos velejadores informações atualizadas de que precisam para navegar no lago, disse Sappington. Os visitantes precisam ficar atentos ao clima para planejar suas excursões no lago, especialmente considerando algumas viagens se tornaram mortais .

“Há muita empolgação em trazê-los de volta”, disse Sappington.

O Serviço de Parques Nacionais usará US$ 250.000 em financiamento federal designado para rastrear e combater as mudanças climáticas da Lei de Dotações Suplementares de Alívio de Desastres para apoiar o esforço.

Sappington disse que o serviço do parque terminará de colocá-los em cinco locais ao longo do lago até o verão, quando as pessoas mais usam o lago. A agência também possui uma bóia extra que pode ser acionada caso alguma seja danificada ou inutilizável.

Uma maquete de uma das bóias, fornecida pelo National Park Service. (Serviço Nacional de Parques)

Além de transmitir informações mais precisas ao Serviço Meteorológico Nacional, as bóias ajudarão a Autoridade de Água do Sul de Nevada a monitorar a qualidade da água ao longo do tempo.

A autoridade hídrica opera seu próprio conjunto de seis bóias no Lago Mead – a mais importante das quais está localizada perto de onde a água é retirada. Entre os dados importantes que ele rastreia estão os níveis de pH, quão clara é a água, quão bem ela conduz eletricidade e quanto oxigênio está dissolvido nela.

A partir das novas bóias meteorológicas, os cientistas da autoridade hídrica estão mais interessados ​​em usar a velocidade do vento em particular, disse Deena Hannoun, gestora que trabalha nas projeções da qualidade da água para a agência.

A velocidade do vento contribui para a rapidez com que a água se mistura, o que pode afetar a potencial proliferação de algas e os níveis de oxigênio dissolvido.

“Se você deseja que seu modelo seja preciso e defensável, você precisa de dados eólicos tão precisos quanto possível”, disse Hannoun.

O Lago Mead está situado a jusante dos parques protegidos, o que torna as ameaças à água menos preocupantes, disse Todd Tietjen, gestor regional da qualidade da água da autoridade hídrica.

No entanto, os dados adicionais ajudarão a manter os cientistas da água atualizados sobre o estado do corpo de água que representa cerca de 90% do abastecimento de água do sul de Nevada.

“Mais dados é sempre melhor”, disse Tietjen. “Agora podemos garantir que sabemos qual é a qualidade da água que entra no sistema de tratamento e, portanto, podemos garantir a segurança da água que sai dele.”

Entre em contato com Alan em ahalaly@reviewjournal.com. Seguir @AlanHalaly em X.