Estudantes judeus processam duas escolas de Nova York por suposto anti-semitismo

Campus da Universidade de Columbia. (Luiz C. Ribeiro/New York Daily News/TNS) Campus da Universidade de Columbia. (Luiz C. Ribeiro/New York Daily News/TNS)

NOVA IORQUE — Estudantes judeus estão processando a Universidade Columbia e o Barnard College por alegações de Anti-semitismo “severo” e “difundido” nas instituições afiliadas de Manhattan.

É o segundo processo que a empresa Kasowitz Benson Torres move no tribunal federal de Manhattan contra o anti-semitismo no campus desde o ataque terrorista do Hamas em Israel, em 7 de outubro. Estudantes processaram a Universidade de Nova York no semestre passado sobre os direitos civis dos estudantes judeus. Kasowitz também tem como alvo a Universidade da Pensilvânia e a Universidade de Harvard.

“A Colômbia continua a capitular perante os estudantes e professores pró-Hamas, colocando em risco a comunidade judaica e israelita”, disse Marc Kasowitz, advogado dos demandantes. A sua declaração continuou a descrever Columbia como uma escola “onde o ódio e a promoção da violência não são apenas permitidos, mas ensinados”.

“Nosso processo visa proteger os estudantes judeus, expondo e eliminando o vírus antissemita que permeia o campus e as salas de aula de Columbia”, disse ele.

A ação ocorre poucas semanas depois de um Comitê da Câmara dos Representantes dos EUA liderado pelos republicanos anunciou a sua própria investigação anti-semitismo, citando “graves preocupações” sobre a resposta da Colômbia. A universidade foi solicitada a apresentar documentos até segunda-feira, incluindo todos os relatórios de incidentes antissemitas desde 2021, registros disciplinares e comunicações internas.

Porta-vozes da Columbia e da Barnard se recusaram a comentar sobre os litígios pendentes.

À medida que a guerra continuava no Médio Oriente, os estudantes de Columbia respondiam com um ritmo constante de manifestações.

Durante os protestos, o processo de 114 páginas alega que estudantes judeus foram submetidos a cânticos anti-semitas, incluindo “Os judeus não nos derrotarão”, e cuspiram, foram agredidos fisicamente e ameaçados no campus e nas redes sociais com epítetos.

“O que é mais impressionante em tudo isso é o fracasso abjeto de Columbia e a recusa deliberada de levantar um dedo para impedir e deter essa conduta antissemita ultrajante e disciplinar os alunos e professores que a perpetram”, dizia o processo.

Os demandantes pedem indenização monetária e um juiz federal para forçar a Colômbia a implementar medidas corretivas específicas e institucionais.