Estudantes processam CCSD por suposta censura de clube antiaborto

O campus da East Career and Technical Academy. (Las Vegas Review-Journal) O campus da East Career and Technical Academy. (Las Vegas Review-Journal)

Os atuais e ex-membros de um clube antiaborto da East Career and Technical Academy estão processando o distrito depois de dizerem que sofreram discriminação e censura dos administradores da escola.

Felipe Avila e Jannelle Rivera eram membros do Students for Life Club na escola magnética do leste de Las Vegas quando disseram que seus direitos da Primeira Emenda foram violados, de acordo com um ação movida na Justiça Federal Quinta-feira.

De acordo com a denúncia, essas violações incluíam os alunos sendo informados de que não poderiam distribuir panfletos ou pendurar faixas promovendo seu clube e sua mensagem anti-aborto.

“Essa discriminação e censura generalizada assumiu várias formas … e pretendia, e com sucesso, suprimir a mensagem pró-vida do (Students For Life Club)”, dizia o processo.

A ação foi movida em nome dos estudantes por advogados da Thomas More Society, um grupo jurídico conservador.

Ávila e Rivera estão buscando indenizações compensatórias e punitivas e uma liminar impedindo o distrito de aplicar suas políticas atuais em relação aos clubes.

Em resposta a perguntas sobre o processo e suas políticas sobre quais panfletos os alunos podem circular no campus, o distrito disse em comunicado que não comenta litígios pendentes.

Wie viel ist George Hw Bush wert?

Processo alegações

A queixa descreve uma série de casos em que os alunos disseram que receberam tratamento diferente dos administradores da escola quando se tratava das operações de seu clube.

A denúncia alega que a escola:

— Impediu o Students for Life Club de distribuir panfletos promovendo um centro de gravidez em crise. Os centros têm sob maior escrutínio nos últimos anos, pois não realizam abortos ou fornecem encaminhamentos de aborto e, em vez disso, tentam aconselhar as grávidas a não optar pelo aborto e optar por outras alternativas, como a adoção.

— Impediu o clube de postar panfletos anunciando a data, hora e local de sua primeira reunião do ano letivo porque o panfleto mostrava jovens segurando cartazes com mensagens pró-vida como “eu rejeito o aborto”

— Impediu o clube de publicar panfletos descrevendo as violações do código de saúde na Planned Parenthood no jornal da escola.

— Impediu o clube de pendurar uma faixa que dizia “Estudantes pela Vida. The Future is Anti-Abortion” no refeitório da escola.

A queixa também alega que a escola e o distrito, especificamente o superintendente Jesus Jara e a diretora Trish Taylor, não abordaram o cyberbullying que Ávila, o fundador do clube, sofreu de outros alunos por causa de suas crenças.

Tinker v. Distrito Escolar da Comunidade Independente de Des Moines, o caso histórico da Suprema Corte sobre a liberdade de expressão dos alunos, estabeleceu que alunos e professores “não perdem seus direitos constitucionais à liberdade de expressão ou expressão no portão da escola”.

Possíveis desafios da liberdade de expressão?

So verdienen Sie Geld während des Coronavirus

Athar Haseebullah, diretor executivo da ACLU de Nevada, disse que se não houver restrições baseadas em conteúdo sobre o que os alunos podem distribuir na escola, é preciso haver um campo de jogo constitucional justo e nivelado.

Mas os desafios da liberdade de expressão podem existir se houver restrições baseadas em conteúdo sobre o tipo de atividades que os alunos podem realizar no campus.

Uma norma distrital descrevendo as limitações de discurso para os clubes diz que eles não podem:

— Causar perturbações substanciais no ambiente educacional ou na missão da escola

— Afetar negativamente a saúde, segurança ou bem-estar dos alunos e funcionários

— Fazer bullying, cyberbullying ou intimidar outras pessoas

— Ir contra a lei, políticas e regulamentos do conselho escolar ou regras da escola

Was ist George W Bushs Nettowert?

— Ser organizado, transmitido ou endossado pela escola

Haseebullah disse que, sem todos os fatos, é difícil discernir se o suposto comportamento interferiu nos direitos de outros alunos de acessar um ambiente de aprendizado seguro e respeitoso.

Se isso interferir e puder se qualificar como uma interrupção potencial para a capacidade dos alunos de se envolver em sua experiência educacional, “pode haver desafios nessa frente”, disse ele.

Entre em contato com Lorraine Longhi pelo telefone 702-387-5298 ou llonghi@reviewjournal.com . Siga-a em @lolonghi no Twitter.