Sempre quis um Corvette com um motor a jato de verdade? Está à venda

O Chevrolet Corvette era o único carro com capô comprido o suficiente para caber em um motor a jato. Ainda assim, precisava de um quadro inteiramente novo. (CNN)O Chevrolet Corvette era o único carro com capô comprido o suficiente para caber em um motor a jato. Ainda assim, precisava de um quadro inteiramente novo. (CNN)

Visto de fora, parece um Chevrolet Corvette de 1978 com uma pintura personalizada e algumas rodas sofisticadas. Mas ele também voa estranhamente alto - para abrir espaço para enormes canos de escapamento retangulares.

9559 Engelszahl

Mas é quando o motor liga que você sabe que há algo muito estranho neste carro. O som de um motor a jato preenche o ar enquanto ondas de calor borram o pavimento atrás dele, de onde o escapamento quente está saindo.

Este Corvette tem um motor a jato Pratt & Whitney de 880 cavalos de potência sob o capô.

Não é realmente um carro a jato, estritamente falando. É um carro com turbina. Não é empurrado pelo ar pelo escapamento que sai pela parte de trás. Em vez disso, a turbina a jato girando rapidamente gira um virabrequim que aciona as rodas traseiras do carro.

E eu tenho que dirigir.

Na verdade, minha experiência ao volante deste automóvel bizarro garantiu minha adesão a um clube muito, muito pequeno.

Eu sou uma das poucas pessoas na terra que dirigiu dois automóveis diferentes movidos a turbina. O outro, que dirigi alguns meses antes, era um Chrysler Turbine Car 1963.

was bedeutet 617

Ambos os carros eram perfeitamente legais para dirigir em estradas públicas, mas o Chrysler, do qual 55 foram construídos, parecia absolutamente comum em comparação com o único Jet Vette.

Enquanto o carro Chrysler Turbine já foi emprestado para famílias americanas comuns para dirigir por semanas a fio, o Jet Vette foi criado para o filho do proprietário de uma equipe de corrida como seu próprio projeto de insanidade pessoal. Obviamente, Vince Granatelli não pretendia entregar as chaves a ninguém.

Por um lado, este carro vai a 65 milhas por hora ... em ponto morto. Em outras palavras, se você colocasse o carro em marcha e simplesmente tirasse o pé do freio, o carro começaria imediatamente a acelerar - bem rápido - até 65 milhas por hora sem você nem mesmo ter que pisar no acelerador. É basicamente uma aceleração não intencional aterrorizante, exceto que é completamente intencional. Felizmente, ele está equipado com freios gigantescos como os usados ​​na Nascar.

Para iniciá-lo, foi necessário girar a chave, como em qualquer outro carro. Isso era basicamente tudo, como qualquer outra peça do carro. Depois disso, tive que puxar a barra de combustível e ligar as ignições. Em seguida, verifique alguns medidores, pressione mais alguns botões, desligue as ignições e empurre a barra de combustível de volta. Só então estávamos prontos para partir.

Sternzeichen für den 21. April

Quando coloquei o carro em marcha, a extremidade traseira caiu com a força de tração do torque do motor. (Um mecanismo de freio agarra um volante para desacelerar o motor o suficiente para conectá-lo à transmissão.) Então levantei o pé do freio gradualmente e partimos.

Na verdade, meu pé estava no freio a maior parte do tempo enquanto eu levava o carro para a pista no Auto Club Speedway. Eu gentilmente soltei o pedal enquanto o carro ganhava velocidade na pista oval. Fui avisado sobre o fornecimento cada vez menor de combustível de aviação e o fato de que os pneus e a suspensão foram ajustados para velocidades de rua. Nas retas, eu gentilmente empurrei o carro a 160 quilômetros por hora enquanto o som daquele motor a jato monstruosamente sibilante enchia meu capacete.

Este carro é capaz de ir de zero a 60 milhas por hora em três segundos insanos, mas a aceleração, uma vez que velocidades mais altas foram alcançadas, parecia relativamente razoável, embora barulhenta. Depois que terminamos, o carro ficou ali assobiando alegremente como um dragão, com a fumaça saindo das aberturas do capô. Disseram-me que isso era perfeitamente normal.

A ideia para este carro veio do pai de Vince, Andy Granatelli, um carro de corrida Lotus movido a turbina que quase venceu a Indy na década de 1960. As mudanças nas regras rapidamente tornaram impossível para os carros a turbina competirem, mas a ideia parece ter ficado com Vince. Uma década depois, decidiu que queria colocar o mesmo tipo de motor em um automóvel de rua. O Chevrolet Corvette da General Motors era apenas um carro com um nariz grande o suficiente para segurá-lo. Para que ele comprasse um novo e fizesse isso.

4343 Engelszahl

O texano Milton Verrett comprou-o em 1982 por US $ 550.000. Na semana passada, ele o colocou à venda nos leilões de carros colecionadores da Barrett-Jackson, onde ninguém deu um lance alto o suficiente para levá-lo para casa. Então, se você estiver interessado, ainda está disponível.