Esperar demais dos outros pode tornar as férias deprimentes

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Se você está se sentindo triste durante o que deveria ser uma das épocas mais felizes e perfeitas do ano, pode ser porque você espera que seja uma das épocas mais felizes e perfeitas do ano. E, na realidade, é, bem, a realidade.

Este é, de fato, o horário nobre para a depressão, dizem os terapeutas.



“O dia de Ação de Graças meio que começa, e vai direto para o Natal e do Natal para o ano novo”, disse David J. French, diretor de serviços psicológicos da CareMore em Los Angeles, que tem contratos com alguns hospitais locais. 'É uma época do ano emocionante. É como ir para a Disneylândia, você se sente pequeno de novo. Na véspera de Natal, quero acreditar que verei o Papai Noel e suas renas. '



“As pessoas tendem a ter expectativas”, observou Markie Blumer, professora assistente do departamento de casamento e terapia familiar da Universidade de Nevada, em Las Vegas.

Eles têm uma lista completa de coisas que desejam realizar. Eles querem que todos os seus amigos e entes queridos estejam lá. Eles querem que a comida seja impecável, as decorações deslumbrantes.



'Quando não corresponde às expectativas, isso os leva ao fracasso', disse Blumer. - Então você se sente muito mal.

Katherine Hertlein, professora associada de casamento e terapia familiar da UNLV, disse que a prevalência da depressão no feriado varia de família para família e tende a estar ligada às interações que você tem com membros de sua família. Isso pode se aplicar a parentes com quem você gostaria de passar um tempo, mas não pode, e aqueles com quem você vai passar o tempo, mas talvez não deva.

'O fato é que famílias são famílias', disse Hertlein. Se sua sobrinha é totalmente egocêntrica e sua irmã está negando isso, isso não vai mudar só porque é Natal.



Ela advertiu contra esperar o contrário - 'que as pessoas vão aparecer e as coisas vão ser diferentes, que as pessoas vão se comportar de maneira diferente em nossa família do que nos outros 11 meses do ano. Sua mãe, seu pai ou sua irmã vai ser do jeito que vão ser e não vão mudar só por causa dos feriados. '

A familiaridade, ao que parece, realmente pode gerar desprezo.

'Com as famílias de algumas pessoas, eles têm que se sentar juntos à mesa do Dia de Ação de Graças ou ao redor da árvore de Natal com pessoas com quem eles realmente não se sentem confortáveis', disse French. 'Há uma corrente de desconforto. Vocês são obrigados a ficar juntos, ter que aparecer, ser extraordinariamente falso e fingir que são felizes. '

O estresse, disse Hertlein, pode agravar uma situação já carregada de tensão.

E assim, disse Blumer, pode o álcool.

“Como sabemos, conforme você aumenta a ingestão de álcool, os sentimentos de depressão aumentam porque o álcool é um depressivo”, disse ela. 'Se o peru queimar, você toma uma taça de vinho que vira garrafa e você fica mais deprimido.'

E há ainda outro fator, French e Blumer disseram: transtorno afetivo sazonal, relacionado aos dias mais curtos nesta época do ano.

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'Começamos a nos sentir deprimidos porque temos menos luz à nossa disposição', disse Blumer.

No entanto, ela disse: 'há coisas que podemos fazer.'

Em primeiro lugar, Blumer recomendou, certifique-se de que suas expectativas sejam administráveis. Estabeleça metas realistas, não apenas para você, mas para aqueles ao seu redor. Controle-se, priorize e organize.

'Você não precisa se sentir perfeito ou como se estivesse fazendo as coisas melhor do que nunca na vida', disse Blumer. 'É apenas um momento para se sentir bem, não um momento para se preparar para o fracasso.'

Também é importante viver no presente e não ficar pensando no passado, disse ela.

'As pessoas se lembram do que estava acontecendo no ano anterior', disse French. 'Se vovô morreu, este é o primeiro Natal ou Dia de Ação de Graças em que ele não está lá.'

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Hertlein disse que é importante sentir que você tem uma estratégia de saída - uma maneira de escapar quando você sentir que sua depressão está crescendo.

“Afaste-se da situação, seja mental ou fisicamente”, disse ela. Se você acha que o tempo com a família é particularmente estressante, dê-se alguns intervalos.

'Planeje passar um tempo com amigos ou outras pessoas', disse ela. 'Planeje um passeio -' Oh, puxa, eu tenho que sair correndo. Já tive o noivado, sinto muito. ''

Se você puder, converse com alguém sobre ser uma pessoa de apoio, caso precise contatá-lo.

'As pessoas geralmente se saem melhor, apenas sabendo que a ajuda está lá', disse Hertlein.

Não subestime o valor da respiração profunda.

'Ninguém percebe realmente que você está fazendo isso, o que é ótimo', disse ela.

E considere chegar fora de sua situação imediata, talvez fazendo algum trabalho voluntário. Participar de atividades que permitem que você se doe pode proporcionar um senso de propósito e identidade, disse Hertlein. Isso pode mudar a definição de si mesmo que pode ter sido imposta por outros.

'A família não tem o mesmo poder sobre você', disse ela.

'Acho que há muitas opções', disse Blumer. 'Você apenas tem que ser criativo e aberto. Não se trata realmente de ser perfeito, mas de ser gentil, atencioso, amoroso e generoso. '

Porque aqueles feriados não perfeitos podem ser alegres.

'Ficar debaixo da árvore de Natal, olhando para as luzes, faz você se sentir pequeno de novo', disse French. 'É realmente mágico. Acho que essa é a parte que nenhum de nós quer perder. '

Entre em contato com a repórter Heidi Knapp Rinella.