O cineasta diz que o retrato da cultura Amish na TV é impreciso

ThinkstockThinkstock

HARRISBURG, Pa. - Eles normalmente vestem roupas simples com nada tão sofisticado quanto um botão ou um zíper, viajam em uma charrete puxada por cavalos e evitam conveniências modernas como eletricidade.

É o charme dos Amish do Velho Mundo que atrai 8 milhões de turistas - e US $ 1,9 bilhão - a cada ano para Lancaster County, na Pensilvânia, lar da maior comunidade Amish do país, de 31.000.

5. September Sternzeichen

O que os amish não fazem, dizem os apoiadores, é carregar rifles como parte de um esquema de proteção violento - como retratado no programa de televisão Amish Mafia - ou desafiar regularmente sua religião, como em Breaking Amish e Breaking Amish: Brave New World. E, histórias de terror Amish não são a norma, apesar dos enredos do próximo Amish Haunting.

Este é um retrato falso, disse a cineasta Mary Haverstick, que está liderando um esforço para expulsar os programas, que vão ao ar no Discovery Channel e redes relacionadas, do Condado de Lancaster.

O movimento está ganhando apoio por causa do que alguns vêem como uma representação humilhante e imprecisa do grupo gentil e devoto.

Hotéis e restaurantes são instados a recusar equipes de filmagem, disse Haverstick.

Na semana passada, mais de uma dúzia de funcionários estaduais, incluindo o governador Tom Corbett e os congressistas Joe Pitts e Patrick Meehan, divulgaram uma declaração citando o retrato preconceituoso e negativo, impreciso e potencialmente prejudicial dos (os) Amish e exigindo o fim dos programas.

A Câmara de Comércio e Indústria de Lancaster, o Bureau de Convenções e Visitantes e uma coalizão inter-religiosa regional do clero ecoaram esses comentários.

Moro aqui há 50 anos e conheço muitos amish, disse Haverstick. Eles são excepcionalmente vulneráveis ​​a este tipo de exploração.

Mas alguns se perguntam se a abordagem rígida da reality TV é tão diferente da exploração suave dos Amish pela indústria de turismo local. Em ambos, os Amish são figurantes fantasiados não pagos.

Os anúncios de televisão da Pennsylvania Dutch Convention and Visitors Bureau apresentam os Amish, e ver a seita religiosa é um dos principais motivos que os turistas dão para a visita, disse o porta-voz da agência, Joel Cliff. Os dólares do turismo geram $ 363 milhões em receitas fiscais e sustentam 24.000 empregos.

A maior parte do turismo respeita os Amish, que vendem suas colchas, móveis e produtos, disse Cliff.

Eles aprenderam a conviver e se beneficiar, disse ele.

Haverstick diz que não há comparação entre as duas abordagens, já que uma celebra os Amish por quem eles são e a outra os retrata falsamente.

Um homem me ligou e disse que eles são retratados como lixo nos programas, disse ela. Havia dor em sua voz.

MOCKERY OF AMISH

Não há evidências imediatas de que os reality shows tenham causado danos, disse Tom Baldrige, o presidente da Câmara de Lancaster, mas problemas podem surgir no caminho.

A longo prazo, disse Baldrige, pode prejudicar o turismo. Eles zombam dos Amish.

Welches Zeichen ist der 11. Dezember?

Entrando em sua quarta temporada, Amish Mafia atraiu as críticas mais ferozes.

Não há máfia Amish, disse Donald Kraybill, professor do Elizabethtown College e co-autor de The Amish, à rádio WITF em Harrisburg recentemente. É uma fabricação total.

Laurie Goldberg, porta-voz do Discovery Channel, não quis comentar.

O produtor principal de todos os quatro programas, Eric Evangelista, cuja empresa Hot Snake Media cria conteúdo para o Discovery Channel, não respondeu aos pedidos de comentários da Reuters.

A área atrai visitantes há quase 60 anos, desde o musical da Broadway de 1955, Plain and Fancy, sobre um casal sofisticado de Nova York que herda uma propriedade em Amish Country. Os americanos logo acharam uma viagem fácil de um dia partindo de grande parte da Costa Leste.

O thriller Witness de 1985, estrelado por Harrison Ford, foi filmado principalmente no condado de Lancaster e atraiu uma nova safra de visitantes da Europa e do Japão, disse Kraybill.

Ainda recebemos pessoas pedindo para ver a fazenda das Testemunhas, disse Cliff.

Empresas novas e velhas que lucram com os Amish às vezes entram em conflito.

A Experiência Amish na vila de Bird-in-Hand, expandiu seus passeios em 2013 para incluir locais da Máfia Amish, disse o proprietário da agência Brad Igou. Quase imediatamente, os advogados do Discovery Channel enviaram uma carta de cessar-e-desistir, disse ele.

Os guias turísticos ainda mencionam a máfia amish, disse Igou, mas apenas para desmascarar o que ele chama de muitas imprecisões do programa. Seu roteiro foi aprovado por anciãos religiosos Amish, se não pelo Discovery Channel, disse ele.