Final de futebol ao pôr do sol em espera, desistências pendentes

A final de futebol da Sunset Region na segunda-feira entre Shadow Ridge e Arbor View foi adiada porque a Nevada Interscholastic Activities Association investiga uma possível violação de elegibilidade por um jogador de Shadow Ridge.

As equipes deveriam ter começado a jogar às 16h, mas a partida foi adiada para esta tarde.

A NIAA descobriu na noite de domingo que um jogador de Shadow Ridge pode ser inelegível. A jogadora, uma caloura, começou o ano letivo em Arbor View e supostamente treinou e lutou com os Aggies antes de saber que ela não estava na escola correta para sua zona.

O jogador participou de pelo menos uma partida por Shadow Ridge. De acordo com as regras da NIAA, um atleta não pode competir por duas escolas diferentes na mesma temporada esportiva.

'O atleta está violando a regra', disse o diretor executivo da NIAA Eddie Bonine. 'Todas as partidas em que esse atleta participou, Shadow Ridge terá que desistir.

'Parece ser um mal-entendido ou má interpretação de um regulamento. É lamentável, mas a regra é a regra.'

Não está claro se o atleta competiu em uma das duas vitórias do torneio Sunset Region de Shadow Ridge. Os Mustangs derrotaram Durango por 3 a 0 nas quartas de final e Bishop Gorman por 1 a 0 na prorrogação dupla nas semifinais.

'Sabemos que ela esteve em alguns jogos', disse Bonine. 'Haverá desistências envolvidas. Pode ser uma ou cinco; ainda não sabemos quantas.'

Shadow Ridge poderia apelar das desistências sob uma cláusula de contribuição para a vitória. Basicamente, os Mustangs teriam que provar que o jogador inelegível não contribuiu para a vitória do time, o que não é nada fácil.

'Suponho que eles vão apelar', disse Bonine. 'O problema aqui é que estamos com um limite de tempo.'

O jogo do campeonato estadual do sul de Nevada está marcado para quinta-feira às 18h, mas isso também pode ser adiado.

Se Shadow Ridge tiver que perder qualquer vitória nos playoffs, isso pode significar que os times que derrotou - Durango e Gorman - estariam de volta ao torneio, jogando entre si pelo direito de enfrentar Arbor View.

Essas equipes precisariam de tempo para se preparar e jogar uma partida, então teriam que jogar em Arbor View. É possível que a final estadual não seja disputada até a próxima semana.

Os Aggies, por sua vez, não sabem ou parecem se importar com quem vão interpretar. Eles gostariam de interpretar alguém, qualquer um.

'A última vez que ouvi quando saí da escola foi que íamos jogar e estava tudo resolvido', disse o técnico do Arbor View, Jay Howard, que recebeu um telefonema informando sobre o adiamento aproximadamente 90 minutos antes da partida. 'Disseram-nos para estarmos prontos para jogar (terça-feira).

'Eles estavam realmente prontos para jogar hoje. Eles estão muito desapontados, mas vamos nos recuperar. Vivemos de 'sem desculpas', então não vamos deixar que isso seja uma desculpa.'

A NIAA não está animada com a ideia de ter que mudar a classificação final, o que poderia ter afetado quais times realmente chegaram aos playoffs. Shadow Ridge terminou em segundo lugar na Northwest League com 30 pontos, seguido por Arbor View (29), Palo Verde (26) e Cimarron-Memorial (22). Cimarron não se classificou para os playoffs, mas qualquer desistência mudaria o total de pontos das equipes.

'Acho que não poderíamos voltar e jogar parte da temporada regular com os esportes de primavera começando na próxima semana', disse o diretor assistente do NIAA, Donnie Nelson. 'Estaríamos olhando para outra temporada inteira, uma temporada de futebol na primavera.'

A final da Região do Nascer do Sol entre Rancho e Coronado acontecerá conforme programado às 18h. no Bettye Wilson Park.