Produtores gigantes de abóbora vão ao extremo

Assim como os jardineiros, o ato de jardinar pode assumir muitas formas. Enquanto você e eu nos preocupamos com importantes desafios de quintal, como por que nossas hortênsias não estão florescendo ou por que o tomate simplesmente não amadurece rápido o suficiente, outros estão lidando com problemas muito maiores. Espalhados por todo o país, existem alguns milhares de jardineiros radicais que metodicamente se arrastam pela arte e ciência de competir para cultivar a maior abóbora do mundo a cada ano.

Steve Connolly, de Sharon, Massachusetts, é um desses jardineiros.

Engenheiro mecânico de fala mansa durante o dia, super-herói que cultiva abóboras gigantes à noite e nos fins de semana, Connolly tem estado muito nos noticiários ultimamente. Poucas semanas antes da grande pesagem, corria o boato de que essa poderia ser a mãe de todas as abóboras de todos os tempos!

Até agora, o recorde mundial, estabelecido pela oferta de Joe Jutras em 2007, era de impressionantes 1.698 libras, quebrando o recorde anterior de 1.502 libras estabelecido apenas no ano anterior. Embora aproximar pesos não seja uma ciência exata, eles podem ser calculados medindo o tamanho.

Com mais de uma semana pela frente, a abóbora de Connolly parecia estar perto de 1.900 libras. Embora o peso final oficial não fosse conhecido por mais de uma semana, todos os olhos e ouvidos estavam voltados para esta Besta do Leste, como fora carinhosamente apelidada.

Ironicamente, apesar de todos os esforços para aumentar o peso e a massa durante a fase de crescimento (ganhando mais de 40 libras por dia durante seu pico), esta abóbora tinha se tornado tão grande com uma dieta saudável de nutrientes orgânicos que estava em risco de se separar ou mesmo explodir. Isso é exatamente o que aconteceu com as outras quatro abóboras que Connolly alimentava como possíveis concorrentes. Agora, até sua última carta, esforços foram feitos para reduzir drasticamente o crescimento. As raízes foram cortadas, a ingestão de água cortada e, aposto, algumas orações foram levantadas - tudo em um esforço para mantê-lo intacto por apenas mais alguns dias.

Esta foi uma história que atraiu grande atenção da mídia nacional e um culto que crescia tão rápido quanto sua abóbora.

Na gloriosa manhã de sábado de outono, 11 de outubro, Connolly e seu pequeno exército o transportaram com sucesso para a pesagem da Feira de Topsfield em Topsfield, Massachusetts, para o momento da verdade. Um grande público testemunhou o drama enquanto a pesagem era reduzida para os dois candidatos finais: a entrada de Jutras e a Besta do Leste.

Com grande alarde, a abóbora de Jutras pesava impressionantes 1.507 libras, a mais pesada do dia - até agora. Quando a entrada de Connolly foi reverentemente içada para a balança, um murmúrio abafado pode ser ouvido rapidamente se espalhando pela multidão. Os membros da audiência detectaram o que Connolly estava vendo pela primeira vez - um pequeno vazamento no fundo da abóbora. Seus piores medos estavam se tornando realidade diante de seus olhos. Embora pesasse 1.568 libras (a maior abóbora do mundo em 2008), as regras são muito claras. Devido a essa imperfeição leve, mas cara, a Besta estava fora de contenção!

22. August Sternzeichen

Embora não haja como negar a decepção de Connolly, ele imediatamente começou a olhar para o futuro. Ela foi rapidamente transportada de volta para casa, onde ele colheu 584 sementes da barriga dessa abóbora, de outra forma impecável.

Para muitos concorrentes, o cultivo de vegetais recordes é mais um negócio do que jardinagem. As sementes de uma cultivar vencedora consistente podem render até $ 500 cada. Connolly já tinha várias ofertas para comprar suas sementes. De fato, nos últimos 12 anos, novos recordes foram estabelecidos a cada competição. Muito disso se deve aos avanços no melhoramento genético de sementes campeãs.

Connolly, o empresário e concorrente, está de olho no futuro. A semente para o próximo ano agora está armazenada com segurança. Mas, ele observa, é o jardineiro nele que tem outro truque na manga - e apenas possivelmente, a chave para a abóbora recorde mundial de 2009.

Joe Lamp’l, apresentador de Fresh From the Garden na DIY Network e GardenSMART na PBS, é um mestre jardineiro e autor. Para obter mais informações, visite www.joegardener.com e www.DIYnetwork.com.