As portas de vidro do chuveiro devem ser removidas para fixar os rolos

A maioria das portas nos gabinetes de banheira fica suspensa no trilho superior e desliza ao longo de seu trilho guia. (Getty Images)A maioria das portas nos gabinetes de banheira fica suspensa no trilho superior e desliza ao longo de seu trilho guia. (Getty Images)

Q: Em meu banheiro de hóspedes, tenho um conjunto de portas de correr que ficam na banheira para manter a água dentro quando alguém toma banho. Essas portas são um pesadelo. Eles não escorregam mais e, de fato, danificaram seriamente a trilha de metal em que se sentam. Como faço para repará-los?

PARA: A maioria das portas nos gabinetes de banheira fica suspensa no trilho superior e desliza ao longo de seu trilho guia. Existem rodas de náilon que permitem que ele role suavemente. No seu caso, parece que os parafusos que prendem as rodas no ajuste se soltaram ou as rodas ou rolamentos estão corroídos ou quebrados.

Em ambos os casos, isso faz com que a parte inferior da porta fique no trilho inferior e arranhe-a cada vez que você mover a porta. A explicação mais simples é que talvez a roda esteja fora do caminho. Se você colocá-lo de volta na pista, seu problema estará resolvido.

Lembro-me de um cliente que teve um problema semelhante. Quando ela finalmente pediu ajuda, ela já havia danificado o trilho inferior - havia desaparecido a aparência brilhante. Ela tinha lascas de metal de onde teve que jogar o ombro contra a porta para fazê-la se mover. Essas eram portas de vidro, veja bem, e colocá-las sob tanta força para movê-las não é sábio. Ela teve sorte de não ter cacos de vidro por todo lado.

Você deve remover as portas e inspecionar as rodas para ver o que precisa de conserto. Fique dentro da banheira e levante a porta interna. A parte inferior das portas se assenta em uma guia para evitar que balancem.

Nummer 216

Em alguns gabinetes, você pode simplesmente levantar a porta para liberar a guia e, em outros, desparafusar um trilho que mantém a parte inferior da porta presa ao trilho inferior. O trilho apenas se desparafusará dos trilhos.

Você terá que manipular um pouco a porta, inclinando a parte inferior da porta em sua direção e, em seguida, levantar as rodas do trilho superior. Tenha cuidado ao manusear a porta, pois será um pouco frágil, principalmente se for grande. Tente manter a porta o mais vertical possível ao manuseá-la para minimizar o estresse no vidro e na moldura.

Dê uma olhada nas rodas na parte superior da porta. Eles ficam em uma fenda angular que permite ajustar a porta para cima ou para baixo. Quanto mais baixo estiver a roda na ranhura, mais alto será o movimento da porta.

Nummer 385

Então, se você ver que a roda está na parte superior da ranhura, você simplesmente precisa mover a roda para algum lugar mais baixo na ranhura e ver se há espaço suficiente para a porta rolar suavemente. É uma questão de afrouxar e apertar a porca que mantém a roda no lugar.

A propósito, há uma roda em cada extremidade da porta, então verifique se ambas estão posicionadas corretamente.

Eu imagino, pela sua descrição, que apenas uma roda está fora do lugar, o que faria com que a porta ficasse em um ângulo e realmente cavasse no trilho inferior.

A outra possibilidade é que a roda giratória precise ser substituída. Desaparafuse a roda e leve-a consigo para combinar a peça. Os centros domiciliares oferecem, mas você pode encontrar um em uma loja especializada.

Instalar a nova roda é tão simples quanto desapertar a porca, puxar a roda e aparafusar a nova.

Incline a porta para encaixar as rodas no trilho superior e, em seguida, gire a parte inferior da porta de volta ao lugar. Se a porta não deslizar suavemente ou não estiver nivelada, remova e ajuste as rodas até que você esteja satisfeito.

Mike Klimek é um empreiteiro licenciado e proprietário da Las Vegas Handyman. As perguntas podem ser enviadas por e-mail para handymanoflasvegas@msn.com. Ou envie para 4710 W. Dewey Drive, No. 100, Las Vegas, NV 89118. Seu endereço na web é www.handymanoflasvegas.com.

Nummer 1242

Faça Você Mesmo

Projeto: Rolos de portas de chuveiro

Custo: menos de $ 20