Como proteger seus animais de espiguetas de rabo de raposa

Tribune News Service Uma única ponta de rabo de raposa contém muitas espigas, cada uma representando uma ameaça aos animais de estimação.Tribune News Service Uma única ponta de rabo de raposa contém muitas espigas, cada uma representando uma ameaça aos animais de estimação.

Junho no oeste significa que a temporada do rabo de raposa chegou e os veterinários de todos os lugares estão preparados para chamadas de emergência dia e noite. As gramíneas Foxtail, antes limitadas à Califórnia, estão agora em todos os estados a oeste do Mississippi e são um problema crescente à medida que as plantas se naturalizam mais ao leste.

Foxtail é o nome comum para gramíneas que produzem um certo tipo de estrutura que melhora a distribuição de sementes. A semente amadurece em um espigão densamente compactado que se assemelha ao do trigo sem os grandes grãos.

Cada semente é envolvida por um espigão em forma de ponta de flecha com uma extremidade pontiaguda e um alargamento macio de bainha fibrosa na outra. A bainha é coberta com dentes invisíveis apontados para longe da ponta como farpas de anzol, então, uma vez embutida no cabelo de um animal, ela não recua, mas continua a penetrar cada vez mais fundo. Quando maduro, o aglomerado de espiguetas é liberado para espalhar sementes por toda parte pelo vento e pedindo carona em animais, e eles se tornam um problema.

As espigas logo caem dos casacos de pêlo curto, mas pelo mais longo as armadilhas para o longo prazo. Se não for imediatamente removida, a ponta afiada atinge a pele e pode até penetrar na cavidade corporal com poucas evidências de que está lá, exceto arranhões ocasionais.

Mais comum, porém, são os orifícios corporais penetrantes do rabo de raposa dos cães. É porque os cães enraízam no mato e na grama correndo atrás de uma bola ou perseguindo uma trilha de cheiro, cheirando acidentalmente um rabo de raposa no processo. As rabo-de-raposa nas passagens nasais causam espirros, distorção facial e secreção. Se não for removido imediatamente, um rabo de raposa pode migrar para a garganta ou pulmão. Eles também podem viajar pelos seios da face e pelo cérebro.

Foxtails nas orelhas são tão comuns. As evidências incluem orelhas em abano ou balançar a cabeça, o que geralmente leva a um hematoma da própria aba da orelha. O bater e o bufar realmente ajudam o rabo-de-raposa a penetrar mais profundamente nesses canais, causando dor, desconforto e infecção.

É vital que o veterinário remova rabos de raposa de orelha ou nariz no momento em que você descobrir que há um problema. Se for deixado apenas por um dia, o rabo de raposa pode migrar para fora de alcance. Foxtails não podem ser vistos em raios-X ou ultrassom, então, uma vez fora da vista, o risco de entrar nos seios da face, cérebro ou pulmão se torna uma ameaça real.

Às vezes, os cães pisam no rabo de raposa, a ponta afiada penetrando na pele macia entre os dedos do pé do cão, onde não é visualmente aparente. Os cães lamberão o pé incessantemente enquanto a ponta afiada penetra mais profundamente no pé. Se estiver na posição vertical, pode saltar para fora do pé, onde pode ser facilmente removido com um alicate de bico fino, porque aqui as farpas estão voltadas para o lado certo.

Mas não espere que a dica apareça porque rabos de raposa menores podem migrar em ângulos estranhos, causando infecção grave. Eles são conhecidos por entrar na corrente sanguínea dessa forma e, eventualmente, chegar ao coração. Se você suspeitar que há um rabo de raposa lá, consulte um veterinário imediatamente.

À medida que a grama selvagem ou as ervas daninhas do quintal ficam marrons com o calor do verão, o risco de rabo de raposa aumenta. Onde cães e gatos usam esse quintal, evite o veterinário removendo todas as ervas daninhas e rabos de raposa.

Quando estiver fora de casa, tome cuidado ao deixar cães correrem em pastagens secas e espaços abertos. Ao chegar em casa, escove bem o cão, inspecionando as orelhas, sob a coleira, entre os dedos dos pés e nas axilas, onde as caudas se agarram. Os cantos e fendas dos órgãos genitais também são pontos problemáticos.

Aqueles que cresceram no país dos rabos-de-raposa sabem como é vê-los presos nas meias. Você provavelmente ouviu palavras desagradáveis ​​de mamãe enquanto ela as trabalhava com o material na lavanderia. Mas, embora os rabos-de-raposa representem um mero desconforto para nós, quando se trata de cães em áreas rurais ou quintais malcuidados, eles são uma questão de vida ou morte.

Maureen Gilmer é autora, horticultora e paisagista. Saiba mais em www.MoPlants.com.