A falta de água quente provavelmente é um problema com o termopar

Getty ImagesGetty Images

Q: Minha esposa começou a reclamar de falta de água quente, então me aventurei na garagem para verificar o aquecedor de água. Tirei a porta, olhei para dentro e descobri que não havia chama. Seguindo as instruções do tanque, acendi o piloto, mas assim que soltei o botão, a luz piloto apagou. Originalmente, pensei que uma brisa poderia ter soprado, mas agora não sei o que fazer.

PARA: Parece um problema com seu termopar. É uma peça de US $ 15 que é um dispositivo de segurança na base do seu aquecedor de água.

O termopar atua como uma chave. Em uma extremidade está uma parte que se parece com um termômetro retal (essa parte fica na chama do piloto). Na outra extremidade está um encaixe que é aparafusado na válvula de gás. Conectar as duas extremidades é um fio.

A peça funciona assim: como uma das pontas é aquecida pela chama, uma pequena carga elétrica é gerada que diz à válvula de gás para permanecer aberta. Quando a luz piloto se apaga, a carga para e a válvula de gás fecha. Isso evita que o gás continue a encher a base do aquecedor de água.

1016 Zahl

Portanto, esta pequena parte de $ 15 faz um trabalho muito importante. Se o termopar estiver ruim, nenhum gás fluirá e o piloto não acenderá.

Para trocar o termopar, você precisará desconectar várias peças para acessá-lo. Antes de fazer qualquer coisa, porém, desligue o gás da unidade. Gire o botão na parte superior da válvula de gás para a posição desligado e desligue a válvula de suprimento de gás onde a linha flexível de gás se conecta a ela.

Além disso, remova a pequena porta de metal que impede a entrada de brisas na câmara do queimador.

wie viel kostet es zu gehen

Você pode ter sorte e não precisar remover o gravador, mas é provável que você tenha que removê-lo.

Existem três linhas saindo da parte inferior da válvula de gás do aquecedor de água. A linha de gás do queimador, que é quase tão grossa quanto seu dedo mindinho; a linha de gás da luz piloto, que tem cerca de ⅛ de polegada de diâmetro; e o termopar, que se parece com um fio de cobre. É a linha mais fina lá.

Com cuidado, desparafuse as três linhas da válvula de gás e manobre o conjunto do queimador e o termopar para fora da câmara. Há uma pequena porta que você precisará remover para obter acesso.

O queimador pode ter uma guia na parte inferior que desliza em uma ranhura na parte inferior do aquecedor de água. Nesse caso, apenas levante e empurre-o para fora da ranhura.

Alguns termopares simplesmente são inseridos no suporte que mantém o piloto no lugar. Outros são protegidos por uma conexão roscada.

Desaparafuse o encaixe do termopar no suporte (ou se você tiver sorte, apenas retire-o). Seu novo termopar virá com vários acessórios universais para diferentes tamanhos e métodos de conexão ao suporte.

Com o termopar no lugar, manobre o conjunto do queimador de volta ao lugar e conecte as linhas de gás e o novo termopar à válvula de gás. Ligue o gás novamente e siga as instruções no tanque para reacender o piloto.

Mike Klimek é um empreiteiro licenciado e proprietário da Las Vegas Handyman. As perguntas podem ser enviadas por e-mail para handymanoflasvegas@msn.com. Ou envie para 4710 W. Dewey Drive, No. 100, Las Vegas, NV 89118. Seu endereço na web é www.handymanoflasvegas.com.

Faça Você Mesmo

Projeto: Substitua o termopar