Massiva barragem de mísseis russos atinge toda a Ucrânia

Três foguetes russos lançados contra a Ucrânia da Rússia's Belgorod region are seen at dawn i ... Três foguetes russos lançados contra a Ucrânia a partir da região russa de Belgorod são vistos ao amanhecer em Kharkiv, Ucrânia, na noite de quinta-feira, 9 de março de 2023. (AP Photo/Vadim Belikov)

KYIV, Ucrânia - A Rússia lançou uma enorme barragem de mísseis em cidades da Ucrânia no início da quinta-feira, visando instalações de infraestrutura de energia no primeiro ataque em tal escala em três semanas. Autoridades ucranianas disseram que edifícios residenciais foram atingidos, mas não disseram imediatamente se houve vítimas.

As sirenes de ataque aéreo soaram por horas em toda a Ucrânia, incluindo a capital, Kiev, onde os moradores foram arrancados da cama por explosões. Não ficou imediatamente claro quantos mísseis atingiram alvos em Kiev, ou se os sons eram mísseis sendo interceptados por sistemas de defesa, que foram ativados em várias regiões do país.

O prefeito de Kiev, Vitali Klitschko, disse que explosões foram relatadas no distrito de Holosiivskyi da cidade e que os serviços de emergência estavam indo para lá.

No leste da Ucrânia, 15 mísseis atingiram Kharkiv e a região periférica do nordeste, atingindo prédios residenciais, de acordo com o governador de Kharkiv, Oleh Syniehubov. Ele prometeu revelar mais detalhes sobre a escala dos danos ou quaisquer vítimas na segunda maior cidade da Ucrânia.

“Objetos de infraestrutura crítica estão novamente na mira dos ocupantes”, disse ele em um post no Telegram.

O prefeito de Kharkiv, Ihor Terekhov, relatou no Telegram que havia “problemas com eletricidade” em algumas partes da cidade.

O governador da região sul de Odesa, Maksym Marchenko, também relatou greves em Odesa, dizendo que instalações de energia e prédios residenciais foram atingidos.

“A segunda onda está prevista para já, por isso peço aos moradores da região que fiquem em abrigos!” Marchenko escreveu no Telegram há pouco mais de duas horas.

As ferrovias ucranianas relataram quedas de energia em certas áreas. Cinco trens foram atrasados ​​por mais de uma hora, e 10 trens foram atrasados ​​por mais de 30 minutos.

Sternzeichen für den 25. März

Cortes preventivos de energia de emergência foram aplicados nas regiões de Kiev, Dnipropetrovsk, Donetsk e Odesa, disse o fornecedor DTEK. Klitschko diz que 15% dos consumidores de energia da capital ficaram sem energia devido aos cortes de energia de emergência.

Mais explosões foram relatadas na cidade de Chernihiv, no norte, e na região oeste de Lviv, bem como nas cidades de Dnipro, Lutsk e Rivne. A mídia ucraniana também relata explosões nas regiões ocidentais de Ivano-Frankivsk e Ternopil.

A Rússia tem atingido a Ucrânia com esses ataques maciços de mísseis desde outubro passado. Inicialmente, as barragens direcionadas à infraestrutura energética do país ocorriam semanalmente, mergulhando cidades inteiras na escuridão, mas se espalharam com o tempo, com comentaristas especulando que Moscou pode estar economizando munição.

A última grande barragem ocorreu em 16 de fevereiro.