Terra úmida indica um vazamento no tubo

P: Eu percebi duas coisas sobre meu gramado. Primeiro, há uma área que é realmente verde e muito mais alta do que a grama ao redor; e segundo, essa mesma área é muito macia. Sei que algo está errado, mas não tenho certeza de como consertar.

R: O que o indicou para o problema? Foi porque você afundou até os joelhos na lama depois de vadear pelas taboas e crocodilos? Ou foi que sua conta de água triplicou?

O problema é que você tem um vazamento na tubulação de um sprinkler ou na linha de água principal. O pior é que o tubo é subterrâneo.

Eu sugiro que você só tente fazer esse conserto sozinho se os tubos forem de PVC. Se sua casa não for muito velha, você provavelmente tem um tubo de PVC ou plástico. Certifique-se verificando a caixa do medidor de água e a caixa da válvula do sprinkler.

Se o tubo com vazamento estiver vindo da rede de água, o solo ficará muito mais saturado do que se fosse de uma linha de sprinkler. Isso ocorre porque o vazamento seria constante, e não apenas quando os sprinklers estivessem ligados. Você pode dizer se é a tubulação de água verificando o medidor de água.

Para fazer isso, certifique-se de que todos os encanamentos da casa estejam desligados e, em seguida, verifique o botão do medidor de água. Se o mostrador estiver girando, o vazamento está na tubulação de água.

Supondo que não seja a tubulação de água, você precisa encontrar o vazamento. Comece a cavar onde o solo é macio. Use uma pá para cortar a grama em quadrados e reserve. Em seguida, comece a remover a sujeira.

Depois de encontrar o cano, cave ao lado dele para expor mais dele. Ao redor do vazamento, haverá uma bagunça como uma sopa. Desligue a água e, da melhor maneira possível, mova a lama e a água para longe do cano. Você também terá que remover a lama sob o tubo. Você pode usar uma escavadeira ou uma pequena lata vazia para fazer isso.

Ao procurar o vazamento real, você estará cavando, removendo sujeira e abrindo e fechando a água. Depois de encontrar o vazamento, cave a área porque você precisará de espaço para trabalhar ao redor do tubo.

O vazamento virá de uma ruptura na parede do tubo ou de uma das conexões. Você pode consertar a quebra usando vários métodos, todos com custo inferior a US $ 10 em peças.

Se a ruptura for na parede do tubo, você pode cortar a área danificada com um cortador de tubo e, em seguida, emendar um novo pedaço de tubo em seu lugar. Depois disso, você pode colocar um acoplamento reto em cada extremidade e, em seguida, colar o novo pedaço de tubo em seu lugar.

O único problema com este método é que você deve expor o suficiente do tubo para permitir que ele flexione o suficiente para colocar o novo tubo no lugar, enquanto a cola está endurecendo. Se o tubo substituto não tiver o comprimento certo ou se o tubo quebrado não flexionar tanto quanto você pensava, você está em apuros. Lembre-se, você precisa limpar as pontas do tubo e o interior das conexões com primer de PVC antes de colá-los.

Mais fácil ainda, use os cotovelos - cotovelos de cano. Cole um cotovelo em cada extremidade do cano quebrado de forma que fiquem voltadas para cima. Corte um pedaço de cano para cobrir essa distância e cole dois cotovelos nele. Cole uma seção de 2 polegadas do tubo no cotovelo e empurre para baixo nos cotovelos que estão voltados para cima.

Você também pode usar um kit que cobre o intervalo, se o intervalo for pequeno o suficiente. O kit contém duas peças de PVC que cobrem a área quebrada.

Aplique cola em cada superfície e encaixe as peças ao redor da quebra.

Outro método é usar um encaixe de compressão de PVC, que se parece com uma pequena lata com extremidades removíveis. Simplesmente desparafuse as pontas e coloque-as sobre cada ponta do tubo quebrado.

Em seguida, coloque a arruela de borracha sobre cada extremidade do intervalo. Coloque a conexão no meio e aperte com a mão. A borracha é espremida e evita que a água vaze. Não é necessária cola.

Finalmente, existe um encaixe telescópico. Isso é muito legal. Basta colar uma extremidade em um lado do tubo quebrado e, em seguida, puxar a extremidade telescópica e colá-la no outro lado. Existem dois anéis de vedação que impedem o vazamento de água. É tão fácil.

Se o vazamento vier de uma conexão, você precisará reconstruir a área, o que envolve o corte dos tubos para que haja espaço suficiente para os acoplamentos de substituição e novos acessórios, conforme explicado anteriormente.

Mike Klimek é um contratante licenciado e presidente da Pro Handyman Corp. As perguntas podem ser enviadas por e-mail para: questions@pro-handyman.com. Ou envie um e-mail para: P.O. Box 96761, Las Vegas, NV 89193. Seu endereço na Web é: www.pro-handyman.com.