Igreja Mórmon aborda o mistério em torno das roupas íntimas

Esta foto tirada de um vídeo fornecido por A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias mostra oEsta foto tirada de um vídeo fornecido por A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias mostra o 'garment do templo', uma roupa branca de algodão de duas peças usada pelos membros da igreja. A igreja Mórmon está descobrindo o mistério que há muito envolve as roupas íntimas usadas pelos santos dos últimos dias devotos com um novo vídeo que explica a prática em profundidade. O vídeo de quatro minutos postado recentemente no site da igreja compara as vestimentas do templo às vestes sagradas usadas em outras religiões, como o hábito de freiras católicas ou um solidéu muçulmano. (AP Photo / A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias) Esta foto tirada de um vídeo fornecido por A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, um membro de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias segura um pacote contendo o 'garment do templo', uma roupa branca de algodão de duas peças usado pelos membros da igreja. A igreja Mórmon está descobrindo o mistério que há muito envolve as roupas íntimas usadas por seus membros devotos com um novo vídeo que explica a prática em profundidade. (AP Photo / A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias) Esta foto tirada de um vídeo fornecido por A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias mostra o 'garment do templo', uma roupa branca de algodão de duas peças usada pelos membros da igreja. A igreja Mórmon está descobrindo o mistério que há muito envolve as roupas íntimas usadas pelos santos dos últimos dias devotos com um novo vídeo que explica a prática em profundidade. O vídeo de quatro minutos postado recentemente no site da igreja compara as vestimentas do templo às vestes sagradas usadas em outras religiões, como o hábito de freiras católicas ou um solidéu muçulmano. (AP Photo / A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias)

SALT LAKE CITY - A igreja Mórmon está abordando o mistério que há muito envolve as roupas íntimas usadas por seus fiéis com um novo vídeo explicando a prática em profundidade, enquanto admoesta o ridículo de estranhos sobre o que considera um símbolo da devoção dos santos dos últimos dias a Deus .

O vídeo de quatro minutos no site de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias compara as vestimentas de algodão branco de duas peças do templo às vestes sagradas usadas em outras religiões, como o hábito de uma freira católica ou um solidéu muçulmano.

A filmagem é parte de um esforço recente da religião de Salt Lake City para explicar, expandir ou esclarecer algumas das crenças mais sensíveis da fé. Artigos postados no site da igreja nos últimos dois anos abordaram a proibição anterior da fé aos homens negros no clero leigo; sua história inicial de poligamia; e o equívoco de que os membros são ensinados que terão seu próprio planeta na vida após a morte.

O vídeo mais recente dissipa a noção de que os santos dos últimos dias acreditam que as vestimentas do templo têm poderes de proteção especiais, um estereótipo perpetuado na Internet e na cultura popular por aqueles que se referem às roupas sagradas como roupas íntimas Mórmons mágicas.

Essas palavras não são apenas imprecisas, mas também ofensivas para os membros, diz o vídeo. Não há nada de mágico ou místico nas vestimentas do templo, e os membros da igreja pedem o mesmo grau de respeito e sensibilidade que seria concedido a qualquer outra fé por pessoas de boa vontade.

O vídeo e o artigo que o acompanha apresentam informações mais detalhadas sobre as vestimentas do que jamais foram divulgadas ao público, dizem os estudiosos mórmons.

Foi feito para preencher uma lacuna na Internet, que tem pouca ou nenhuma informação precisa sobre as roupas íntimas, disse o porta-voz da Igreja Eric Hawkins em um comunicado.

O vídeo, também disponível no YouTube, explica que as roupas íntimas são usadas diariamente por santos dos últimos dias adultos devotos como um lembrete de seu compromisso com Deus de viver uma vida boa e honrada.

As peças, que lembram uma camiseta e shorts, são mostradas dispostas sobre uma mesa, o que marca um raro vislumbre do público em roupas que normalmente estão escondidas de estranhos. Os membros são ensinados a não pendurar as vestes em lugares públicos para secar ou exibi-las à vista de pessoas que não entendem seu significado.

Nummer 356

O vídeo vem dois anos depois de golpes sobre as roupas íntimas foram lançados em Mitt Romney em 2012 com a intenção de prejudicar sua candidatura como o primeiro candidato presidencial Mórmon de um grande partido político.

Em um ponto durante a campanha, o colunista do New York Times Charles Blow twittou, Eu sou mãe solteira e meus filhos são incríveis! Coloque isso em sua cueca mágica, depois que Romney denunciou a taxa de nascimentos fora do casamento no país.

O foco do vídeo na ofensiva de comentários irreverentes sobre as roupas íntimas mostra que a igreja não vai mais tolerá-los, Armand Mauss, um professor aposentado de sociologia e estudos religiosos na Washington State University.

A igreja tem cerca de 15 milhões de membros em todo o mundo.

Os santos dos últimos dias parecem satisfeitos com a transparência revigorante da igreja sobre um tópico que tem sido fonte de muita curiosidade entre os estrangeiros, alguns dos quais são rudes sobre isso, disse Jana Riess, que faz um blog sobre mormonismo para o Religion News Service.

Ela escreveu esta semana que espera que a filmagem convença os curiosos de que não há nada para ver aqui, pessoal.

Eles agora têm algo oficial para apontar se as pessoas fizerem perguntas, disse Riess em uma entrevista. Eu amo que eles colocaram no YouTube para o mundo inteiro ver. Eu acho isso muito corajoso.

9. Januar Sternzeichen

———