Presidente Mórmon Monson perderá a conferência da igreja devido à saúde

Thomas M. Monson, presidente da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, na conferência de dois dias da Igreja Mórmon em Salt Lake City em 1º de abril de 2017. (Rick Bowmer / AP)Thomas M. Monson, presidente da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, na conferência de dois dias da Igreja Mórmon em Salt Lake City em 1º de abril de 2017. (Rick Bowmer / AP) Richard G. Scott, à esquerda, e Robert D. Hales, à direita, participando do serviço memorial para o líder mórmon Boyd K. Packer no Tabernáculo na Praça do Templo em Salt Lake City em 10 de julho de 2015. (Rick Bowmer / AP) O Élder Mórmon Robert D. Hales fala na 181ª Conferência Geral Semestral em Salt Lake City em 2 de outubro de 2011. (Scott Sommerdorf / The Salt Lake Tribune via AP, arquivo) O Coro do Tabernáculo Mórmon de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias se apresenta no Centro de Conferências na sessão matinal da conferência da Igreja Mórmon de dois dias em Salt Lake City em 1º de abril de 2017. (Rick Bowmer / AP)

SALT LAKE CITY - O Presidente Mórmon Thomas S. Monson, 90, não comparecerá à conferência da igreja neste fim de semana por causa da deterioração da saúde - marcando a primeira vez em mais de meio século que o líder da igreja de longa data não entregará orientação espiritual para o importante evento semestral.

A ausência de Monson foi confirmada na quinta-feira pelo porta-voz da igreja Eric Hawkins, que se referiu a uma declaração anterior em maio que revelou que Monson não ia mais regularmente às reuniões nos escritórios da igreja por causa de limitações relacionadas à sua idade.

Monson, que em 2008 se tornou o 16º presidente de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, é considerado um profeta, vidente e revelador. Ele supervisiona a igreja da religião e as operações comerciais com a ajuda de dois conselheiros importantes e membros do Quórum dos Doze Apóstolos.

Ele fez discursos em todas as conferências semestrais desde 1963, quando se tornou o membro mais jovem de todos os tempos do Quórum dos Doze Apóstolos, disse Hawkins.

Os presidentes mórmons servem até a morte.

Monson reduziu a participação na conferência recentemente e fez apenas dois discursos curtos na conferência de abril. Ele foi hospitalizado posteriormente quando relatou não se sentir bem.

A religião também anunciou na quinta-feira que Robert D. Hales, 85, membro do Quórum dos Doze Apóstolos, também não estará na conferência devido a problemas de saúde. Hales foi levado ao hospital há vários dias para tratamento de doenças pulmonares e outras, disse Hawkins.

Nascido na cidade de Nova York, Hales foi piloto de caça na Força Aérea e executivo de negócios antes de ser nomeado para o Quórum dos Doze Apóstolos em 1994.

Monson será o primeiro presidente da igreja desde 1994 a não comparecer e fazer pelo menos um discurso, de acordo com o Deseret News, de propriedade da igreja.

Mas antes disso, era bastante comum que os presidentes da igreja perdessem a conferência no final de suas vidas.

O Presidente Ezra Taft Benson não compareceu ou não pôde falar em conferências por vários anos antes de sua morte em 1994. O Presidente Spencer W. Kimball não pôde falar em sua última conferência em outubro de 1985 antes de sua morte no mês seguinte .

A conferência traz 100.000 pessoas a Salt Lake City no sábado e domingo para cinco sessões onde os principais líderes da igreja dão orientação espiritual e divulgam notícias da igreja. Outros milhões assistem a transmissões ao vivo de suas casas.

Monson e Hales estão entre seis dos 15 principais líderes da religião com 84 anos ou mais.

O próximo homem na fila para se tornar presidente, Russell M. Nelson, tem 93 anos.

Seguindo um plano de sucessão da igreja estabelecido em 1889, Nelson assumiria como o membro mais antigo do Quorum. Nelson, um ex-cirurgião que ingressou no Quorum em 1984, deve comparecer e falar na conferência.

Oficiais da Igreja dizem que o processo ordeiro evita qualquer lobby interno ou público e reflete a cultura da religião que desaprova a aspiração pessoal por liderança.