Novo exame de sangue identifica doença celíaca durante dieta sem glúten

Uma variedade de alimentos rotulados sem glúten são exibidos.Uma variedade de alimentos rotulados sem glúten são exibidos. (Associated Press) Produtos sem glúten podem ser vistos nas prateleiras dos supermercados. (Associated Press)

Um teste de sangue experimental identifica com precisão as pessoas que têm, ou não, doença celíaca, mesmo que estejam seguindo dietas sem glúten, dizem os pesquisadores.

Os dois principais exames de sangue usados ​​para rastrear a doença celíaca baseiam-se na detecção de uma resposta imunológica ao glúten, mas essa resposta imunológica desaparece gradualmente nas pessoas que evitam o glúten.

Infelizmente, muitas pessoas com sensibilidade ao glúten ficam sem glúten sem consultar seu médico para exclusão da doença celíaca, disse o principal autor do estudo, Dr. Vikas K. Sarna, do Hospital Universitário de Oslo, na Noruega. Nesses casos, as diretrizes recomendam ... realizar um teste de glúten envolvendo o consumo diário de glúten por até 8 semanas, seguido por um procedimento endoscópico para uma biópsia retirada do intestino delgado (duodeno). Nosso exame de sangue pode substituir esse desafio de glúten e biópsia duodenal.

O novo teste é projetado para detectar células do sistema imunológico em uma amostra de sangue que são especificamente direcionadas às proteínas do glúten, mesmo quando o indivíduo não foi recentemente exposto ao glúten.

A equipe de Sarna tentou seu teste em 62 pacientes com doença celíaca e 19 indivíduos sem doença celíaca que estavam em uma dieta sem glúten, 10 pacientes com doença celíaca que estavam comendo alimentos contendo glúten e 52 indivíduos saudáveis ​​seguindo dietas normais. Eles também usaram os testes celíacos atualmente disponíveis nesses participantes para comparação.

22.10. Sternzeichen

Os testes antigos detectaram a doença celíaca em 9 de 10 pacientes que não estavam em uma dieta sem glúten, mas em apenas 4 dos 62 pacientes que estavam seguindo uma dieta sem glúten.

O novo teste, em comparação, foi 96% preciso em distinguir pacientes com doença celíaca de pessoas que não tinham doença celíaca, mas ainda seguiam dietas sem glúten.

Foi 95% preciso para distinguir pacientes com doença celíaca que estavam comendo alimentos contendo glúten de indivíduos saudáveis ​​seguindo dietas normais, os pesquisadores relataram em 13 de novembro online na Gastroenterologia.

Calculamos que nosso teste é mais forte para excluir do que confirmar o diagnóstico de doença celíaca em pessoas sensíveis ao glúten, disse Sarna. Embora precisemos de mais pesquisas neste campo, propomos que o teste seja usado para excluir a doença celíaca em pessoas com dieta sem glúten, disse ele à Reuters Health por e-mail.

É importante ressaltar que esse teste ainda não está disponível para uso comercial, embora exista uma grande demanda de um teste para doença celíaca que possa ser aplicado em pessoas que já fazem dieta sem glúten, disse Sarna. Espero que os resultados promissores de nosso estudo possam iniciar iniciativas comerciais junto com mais pesquisas, para permitir que este teste seja usado no público em geral em um futuro próximo.

Vários membros da equipe de pesquisa solicitaram a patente dessa tecnologia de teste e alguns divulgaram que são consultores de empresas. O ensaio clínico no estudo atual foi pago pelo Conselho de Pesquisa da Noruega, observam os autores.

Os pesquisadores estão trabalhando ativamente para identificar testes que possam permitir o rastreamento da doença celíaca em pacientes com dieta sem glúten, disse a Dra. Maureen Leonard do Centro de Pesquisa e Tratamento Celíaca da Escola de Medicina de Harvard em Boston, que não esteve envolvida no estudo. Estes não são testes clinicamente disponíveis e requerem mais trabalho antes de serem precisos e disponíveis para uso clínico, disse ela por e-mail.

Além disso, esses testes podem beneficiar apenas pessoas com um determinado histórico genético, disse Leonard. Portanto, o público em geral deve estar ciente de que antes de se auto-impor uma dieta sem glúten, eles devem ser testados para a doença celíaca.

245 Zahl

A doença celíaca deve ser confirmada com uma biópsia duodenal, acrescentou Leonard. Se um paciente começar uma dieta sem glúten antes de ser rastreado para doença celíaca, todos os exames de sangue disponíveis para rastrear doença celíaca e biópsias duodenais não serão mais precisos.