'Nossa liberdade é frágil': Cheney defende a democracia em discurso aos líderes de Las Vegas

ARQUIVO - Nesta foto de 17 de dezembro de 2019, a deputada Liz Cheney, R-Wyo., fala com repórteres no Capi ... ARQUIVO - Nesta foto de 17 de dezembro de 2019, a deputada Liz Cheney, R-Wyo., fala com repórteres no Capitólio em Washington. (Foto AP/J. Scott Applewhite, Arquivo)

WASHINGTON - A deputada norte-americana Liz Cheney denunciou a retórica violenta, a divisão partidária e a tolerância de políticos que colocaram a democracia em perigo durante um discurso na quinta-feira para líderes empresariais de Las Vegas.

Sternzeichen für den 6. Juli

“Nossa liberdade é frágil”, disse Cheney, R-Wyo., à Câmara de Vegas, aos líderes comunitários e educacionais. “Nossas liberdades não se defendem.”

Cheney disse que há uma sensação de que “de alguma forma podemos viver em uma nação onde temos um ex-presidente que está tentando, ainda hoje, desvendar os fundamentos de nossa República”.

O moderador Jon Porter, um ex-congressista republicano dos EUA de Nevada, fez referência ao recente assassinato do repórter investigativo do Review-Journal Jeff German e à prisão de um funcionário público acusado de sua morte; Cheney apontou para o tom ameaçador no corpo político.

“Sabemos que o tipo de retórica violenta que vimos, sabe, leva a muito pior do que palavras”, disse Cheney durante seu discurso e sessão de perguntas e respostas.

Cheney abordou seu projeto de reforma eleitoral, explicando que as mudanças eram necessárias para impedir a exploração da Lei de Contagem de Votos Eleitorais que levou ao cerco do Capitólio em 6 de janeiro de 2021.

Cheney atua no comitê seleto da Câmara que investiga a insurreição de 6 de janeiro e apresentou o projeto de lei de reforma bipartidária com a deputada norte-americana Zoe Lofgren, D-Calif. A legislação foi aprovada na Câmara, 229-203 com o apoio de apenas nove republicanos.

A delegação do Congresso de Nevada votou de acordo com as linhas partidárias. Os deputados democratas dos EUA Dina Titus, Steven Horsford e Susie Lee votaram pela aprovação. O deputado republicano Mark Amodei se opôs ao projeto de lei.

Visitando a capital

O discurso de 37 minutos de Cheney para mais de 200 líderes empresariais e educadores de Las Vegas aconteceu durante a peregrinação anual à capital do país organizada pela VegasChamber. Os membros passam uma semana fazendo lobby por assistência federal para a crise da água no sul de Nevada, financiamento de subsídios para educação, treinamento de força de trabalho e projetos de transporte.

A CEO da Câmara, Mary Beth Sewald, disse ao Review-Journal que a comunidade empresarial está “jogando a longo prazo” e usando sua força em números para pressionar por preocupações locais e acesso a recursos disponíveis, como bolsas de educação e financiamento de programas.

“Nevada está indo muito bem no que diz respeito às concessões de transporte, mas realmente temos que adotar uma abordagem mais abrangente”, disse Sewald. “Como estado, está muito claro que Nevada está constantemente deixando dinheiro na mesa.”

Ela disse que os líderes de Nevada estão pedindo ao governo federal que trabalhe com os estados da bacia do rio Colorado para combater a seca em curso que ameaça comunidades, particularmente Las Vegas, que depende do Lago Mead para 90 por cento de suas águas. Os líderes empresariais também querem que o Congresso aprove um projeto de lei de terras que transferiria propriedades federais para o condado para fins de crescimento, recreação e meio ambiente.

A senadora norte-americana Catherine Cortez Masto, D-Nev., retirou sua conta de terras da consideração depois que o condado de Clark recusou um compromisso que reduziu a área cultivada. O projeto de terras do norte de Nevada de Amodei também foi arquivado quando foi rejeitado para inclusão no projeto de defesa.

Nummer 1046

6 de janeiro conversa

Cheney, um dos membros mais importantes do Congresso, falou ao grupo sobre seu papel na investigação da insurreição de 6 de janeiro e o papel do ex-presidente Donald Trump em incitar a violência no Capitólio que resultou em cinco mortes.

Ela foi um dos 10 republicanos da Câmara que votaram pelo impeachment de Trump por “incitação à insurreição”. Trump foi absolvido pelo Senado.

Trump retaliou, financiando um oponente que derrotou Cheney nas primárias republicanas em Wyoming. Mas Cheney disse que seu trabalho continuará, e ela prometeu fazer qualquer coisa para impedir que Trump seja reeleito. Ela exortou sua audiência de Nevada a votar contra os negadores das eleições que estão na cédula de 8 de novembro e exigir responsabilidade das autoridades eleitas.

Cheney disse que as empresas de Nevada esperam excelência de seus funcionários e associados.

“Não exigimos excelência de nossos líderes políticos. Aguentamos muito”, disse ela, observando os legisladores que foram às mídias sociais com declarações ultrajantes e reivindicações de “cliques” e arrecadação de fundos.

Sewald disse que, embora Cheney 'pode ​​ser um indivíduo ou figura polarizadora', sua perspectiva de avançar como país após a insurreição de 6 de janeiro foi bem recebida pelos líderes empresariais. Cheney foi aplaudido de pé.

O presidente da Câmara também reconheceu a divisão partidária no Congresso, e a eleição pode adiar a aprovação dos gastos até depois da eleição de 8 de novembro.

Ela disse que os líderes de Nevada aqui não se intimidaram.

“Essas questões serão importantes para Nevada, não importa quando sejam abordadas. Portanto, é imperativo que a maior câmara seja uma voz constante, defendendo em nome de empresas e empregadores em nosso estado e funcionários ”, disse ela.

Entre em contato com Gary Martin em gmartin@reviewjournal.com. Seguir @garymartindc no Twitter.