O projeto da linha estadual I-15 não foi um 'alívio imediato' prometido aos motoristas

As três faixas são vistas na Interestadual 15 em direção ao sul saindo de Las Vegas, perto do Nevada-Califo ... As três pistas são vistas na Interstate 15 indo para o sul saindo de Las Vegas, perto da fronteira Nevada-Califórnia, quarta-feira, 2 de novembro de 2022, perto de Primm. (Chitose Suzuki/Las Vegas Review-Journal) @chitosephoto

O fim de semana de Ação de Graças representou o primeiro teste da fase inicial de trabalho recém-concluída na Interestadual 15 no sentido sul, na fronteira Nevada-Califórnia, destinada a aliviar o congestionamento do tráfego.

Embora tenha havido alguma melhora nos backups de tráfego no fim de semana passado, não foi o “alívio imediato” que os motoristas esperavam quando prometido no ano passado pelas principais autoridades dos estados.

Em entrevista coletiva em dezembro 2021 , Nevada Gov. Steve Sisolak e California Gov. Gavin Newsom prometeram uma atualização de 5 milhas na I-15 para resolver o gargalo que ocorre onde a interestadual passa de três pistas de viagem para duas. O gargalo é mais agudo quando os viajantes voltam para o sul da Califórnia após um fim de semana movimentado no sul de Nevada.

Um ano depois, Nevada realizou o único trabalho necessário em seu lado da fronteira, recobrindo uma porção de 1 milha da interestadual pouco antes da divisa do estado.

A Califórnia estava programada para adicionar uma faixa auxiliar de 5 milhas a partir da divisa do estado que estaria aberta ao tráfego durante os horários de pico de congestionamento.

Até agora, apenas um projeto separado de recapeamento de 1 milha foi realizado, permitindo que uma terceira faixa seja aberta a partir da fronteira Nevada-Califórnia o tempo todo.

Durante a semana de Ação de Graças (quarta-feira a domingo), 342.010 veículos viajando em ambas as direções passaram pela fronteira Nevada-Califórnia na I-15, de acordo com dados coletados pela Comissão Regional de Transporte do Sul de Nevada.

O backup médio do tráfego no domingo, quando os viajantes voltavam para o sul da Califórnia, atingiu 11 milhas, com o maior trecho de 18 milhas.

O backup de tráfego este ano foi menor do que no último Dia de Ação de Graças, quando houve um backup médio de 18 milhas no domingo após o Dia do Peru e o backup mais longo atingiu 22 milhas. Mas mais veículos passaram pela fronteira no ano passado, com 362.421 cruzando entre os dois estados durante a semana de Ação de Graças.

“Este ano, os backups foram consideravelmente mais curtos ao longo da I-15 entre Las Vegas e o sul da Califórnia”, disse Theresa Gaisser, diretora do RTC's Freeway and Arterial System of Transportation, ou FAST. “Mesmo com a ligeira queda no tráfego, a extensão de uma milha da terceira faixa no sentido sul na I-15 pode ter ajudado a suavizar algumas das sinuosidades e fusões usuais, resultando em menos cenários de parada e partida do que normalmente vemos em fins de semana de férias movimentados.”

De sua parte, a Caltrans disse que está avaliando o impacto da faixa de transição de 1 milha na I-15 de Nevada-Califórnia durante o fim de semana de Ação de Graças.

Nos fins de semana fora dos feriados, a faixa de transição economiza aos viajantes que voltam para o sul da Califórnia vindos de Las Vegas uma média de 30 a 40 minutos de tempo de viagem aos domingos e segundas-feiras, disse Caltrans.

Então, quando o restante do trabalho na pista do lado da Califórnia ocorrerá? Bem, isso ainda não está claro.

“O momento de abrir uma terceira pista para o sul por cinco milhas da divisa do estado até a Estação do Departamento de Alimentos e Agricultura da Califórnia ainda está sendo determinado”, disse Emily Leinen, porta-voz da Caltrans, por e-mail.

Quando o Road Warrior perguntou ao escritório de Newsom sobre os $ 5,1 milhões restantes em trabalho, uma porta-voz disse que Caltrans poderia responder em nome do governo.

Em outras palavras, seu palpite é tão bom quanto o meu.

Então, como a prefeita de Las Vegas, Carolyn Goodman, brincou quando o projeto foi anunciado, o “Band-Aid suficiente como um torniquete” terá que servir até que o trabalho restante possa ser realizado - quando for.

Entre em contato com Mick Akers em makers@reviewjournal.com ou 702-387-2920. Seguir @mickakers no Twitter. Envie perguntas e comentários para roadwarrior@reviewjournal.com.