Preços ao consumidor sobem 6,3% em julho com queda da inflação

Um homem faz compras em um supermercado na quarta-feira, 27 de julho de 2022, em Nova York. Um medidor de inflação que ... Um homem faz compras em um supermercado na quarta-feira, 27 de julho de 2022, em Nova York. Um indicador de inflação que é acompanhado de perto pelo Federal Reserve, sexta-feira, 29 de julho, saltou 6,8% em junho em relação ao ano anterior, o maior aumento em quatro décadas, e deixando os americanos sem alívio dos custos crescentes. (Foto AP/Andres Kudacki)

WASHINGTON - A inflação diminuiu no mês passado com a queda dos preços da energia, aumentando as esperanças de que os custos crescentes de tudo, desde gasolina a alimentos, possam ter atingido o pico.

De acordo com um relatório do Departamento de Comércio na sexta-feira, observado de perto pelo Federal Reserve, os preços ao consumidor subiram 6,3 por cento em julho em relação ao ano anterior, após registrar um aumento anual de 6,8 por cento em junho, o maior salto desde 1982. Os preços da energia fizeram a diferença em Julho: Eles caíram no mês passado após o aumento em junho.

O chamado núcleo de inflação, que exclui os preços voláteis de alimentos e energia, subiu 4,6 por cento no mês passado em relação ao ano anterior, depois de subir 4,8 por cento em junho. A queda - juntamente com uma redução no índice de preços ao consumidor do Departamento do Trabalho no mês passado - sugere que as pressões inflacionárias podem estar diminuindo.

Em uma base mensal, os preços ao consumidor caíram 0,1% de junho a julho; o núcleo da inflação subiu 0,1 por cento, informou o Departamento de Comércio.

A inflação começou a subir acentuadamente na primavera de 2021, quando a economia se recuperou com velocidade surpreendente da curta, mas devastadora, recessão do coronavírus um ano antes. Os pedidos crescentes dos clientes sobrecarregaram fábricas, portos e pátios de carga, levando a atrasos, escassez e preços mais altos. A inflação é um problema mundial, especialmente desde que a invasão russa da Ucrânia elevou os preços globais de alimentos e energia.

Na sexta-feira, reguladores do Reino Unido disseram que os moradores verão um aumento de 80% em suas contas anuais de energia doméstica.

Sternzeichen für den 15. März

Nos Estados Unidos, o índice de despesas de consumo pessoal (PCE) do Departamento de Comércio é menos conhecido do que o índice de preços ao consumidor (CPI) do Departamento do Trabalho.

Mas o Fed prefere o índice PCE como um indicador de pressões inflacionárias, em parte porque o índice Commerce tenta medir como os consumidores se ajustam ao aumento dos preços, por exemplo, substituindo marcas de lojas mais baratas por marcas mais caras.

Há evidências apenas nos últimos meses de que isso está ocorrendo em vários níveis.

CPI vem apresentando inflação mais alta que o PCE; No mês passado, por exemplo, o CPI estava em um ritmo anual de 8,5 por cento depois de atingir uma alta de quatro décadas de 9,1 por cento em junho. Um motivo: o índice do Departamento do Trabalho dá mais peso aos aluguéis, que subiram este ano.

O Departamento de Comércio também informou na sexta-feira que a renda pessoal após impostos dos americanos aumentou 0,3% de junho a julho após o ajuste pela inflação; caiu em junho. Os gastos do consumidor subiram 0,2 por cento no mês passado, após contabilizar preços mais altos.

O aumento dos preços se tornou uma ameaça política para o atual governo e o presidente Joe Biden foi rápido em apontar para os dados mais recentes que podem mostrar que a inflação está afrouxando seu controle.

“O povo americano está começando a se aliviar dos altos preços, e a Lei de Redução da Inflação que assinei no mês passado também ajudará a reduzir os preços”, disse Biden na sexta-feira. “Os preços do gás caíram todos os dias neste verão – o declínio mais rápido em mais de uma década. E o relatório de hoje mostrou que a renda pessoal aumentou no mês passado também.”

O Fed demorou a responder ao aumento da inflação, pensando que era o resultado temporário de gargalos na cadeia de suprimentos. Mas, à medida que os preços continuaram a subir, o banco central dos EUA agiu de forma agressiva, elevando sua taxa básica de juros quatro vezes desde março.

8. April Sternzeichen-Kompatibilität

O presidente do Fed, Jerome Powell, deveria fazer um discurso na sexta-feira em uma conferência econômica em Jackson Hole, Wyoming, onde deveria esclarecer os planos do Fed para futuros aumentos das taxas de juros.

“Reconhecidamente, com a inflação do PCE ainda em 6,3% e a inflação do PCE em 4,6%, não esperamos que o Fed de repente anuncie um pivô em Jackson Hole”, disse Paul Ashworth, economista-chefe da América do Norte da Capital Economics, em um comunicado. nota de pesquisa. “Mas notícias ainda melhores sobre a inflação nos próximos meses provavelmente convencerão o Fed a mudar de rumo no próximo ano, apesar de qualquer retórica agressiva vinda das autoridades agora.”

As pressões de preços podem estar diminuindo à medida que a economia dos EUA desacelera. O produto interno bruto – medida mais ampla da produção econômica – encolheu no primeiro semestre de 2020, à medida que os custos de empréstimos aumentaram. O mercado imobiliário foi especialmente atingido. E as pendências da cadeia de suprimentos começaram a se desenrolar.

Nick Zawitz, que dirige a Tangle Creations, uma empresa do sul de São Francisco que fabrica a Fidget Toys, entre outras, disse que os custos de envio caíram e os preços das matérias-primas caíram um pouco. Enquanto isso, as vendas da empresa aumentaram 45% em relação ao ano passado. “As coisas estão avançando”, disse Zawitz.

O correspondente da AP na Casa Branca, Zeke Miller, contribuiu para este relatório de Washington, D.C.