O aconselhamento pré-matrimonial pode ajudar a definir a dança do 'eu' e 'nós'

Isso acontece cada vez com menos frequência, então, quando recebo o telefonema da noiva entusiasmada, eu noto. Ela quer agendar aconselhamento pré-matrimonial. Tudo bem então.

Eu acredito em aconselhamento pré-marital. Isso pode ser útil. Existem toneladas e toneladas de currículos disponíveis. Alguns são baseados na religião. Um pouco mais psicológico. Mas, parece-me que não há virtualmente nenhum padrão definido e observável para a prática dos profissionais de saúde mental que oferecem aconselhamento pré-marital.

Se você vai se casar dentro das tradições de uma instituição religiosa americana, muitos clérigos exigem algum tipo de aconselhamento pré-marital. O casal se senta com um padre, pastor, rabino ou clérigo e, juntos, eles ... o quê, exatamente? Fale sobre sogros? O cuidado e gerenciamento adequados dos tubos de pasta de dente? Assentos de banheiro? Papéis de gênero? Etiqueta sexual? Lutando 101?

1148 Engelszahl

Para dizer o mínimo, enquanto observava, ao longo dos anos, as variações quase aleatórias na prática do aconselhamento pré-marital pelos muitos e variados provedores, não pude deixar de pensar no processo como muitas vezes mais um desafio, às vezes mais uma trote então um encontro edificante e útil.

Então, eu pondero com minha própria coleção de pressuposições e preconceitos clínicos e sociais. Aqui está uma breve visão geral do meu currículo, como tal, em aconselhamento pré-marital:

O que é casamento? Estou convencido de que os casais modernos buscam o casamento como um reflexo inconsciente e instintivo. De que outra forma poderia um jovem, casado há alguns anos, sentar-se no meu sofá e dizer com uma cara séria, como se tivesse uma reclamação real, Por que eu deveria dizer a ela para onde estou indo, o que estou fazendo e quando Eu estou voltando?

Sempre quero dar de ombros e dizer: Uh ... porque você é casado?

Portanto, convido os casais a investigarem a questão O que é o casamento? Quais são suas origens antropológicas? O que provocou sua evolução? Por que fazer isso? Você pode articular a diferença entre se casar e uma coabitação emocionalmente comprometida? Você diria que as diferenças são apenas uma questão de legalidade e conformidade social? Ou você acredita que o casamento tem um valor mais profundo, ôntico / simbólico?

Convido casais a investigarem a paradoxal dança do eu e do nós. Não podemos participar das alegrias do Nós, a menos que nutramos um eu saudável. No entanto, a única maneira, em última análise, de exercer um eu saudável é se atirar de cabeça no Nós Radical.

Michelle Obama nach dem Weißen Haus

Então, vamos discutir a equação de separação e conexão. E acredite em mim quando digo que vocês dois estarão negociando essa equação todos os dias pelo resto de suas vidas.

Recomendo com urgência - OK, imploro - que os casais tirem da cabeça que um grande amor pode simplesmente e sempre fluir. Esse casamento vital e próspero pode ser simplesmente natural. Sim, às vezes seu casamento vai fluir. Mas, quando o fluxo acontece, o que não é todo o tempo, acontece no contexto da intenção consciente e do rigor. Todos os dias decidimos - de novo - aparecer para o trabalho da intimidade. Todos os dias nós escolhemos - novamente - trabalhar pela felicidade e integridade de nosso parceiro de vida. O casamento pode produzir e produzir grandes sentimentos; mas não se trata de sentimentos. É uma ação comprometida e inspirada.

Convido casais a conversarem por meio da família de origem. O que você ama e admirava no casamento de seus pais? O que você não respeitou no casamento deles? Quais são seus modelos de amor e família?

E, por último, tento o meu melhor para entregar avisos urgentes.

Nunca, jamais se esqueça de que tudo nesta cultura é antitético ao cultivo do casamento. Atrofia e erosão do vínculo matrimonial é o nariz de um camelo, deslizando lentamente sob a tenda. Você não vai notar até que seja tarde demais. Então, pense em seu casamento como o Castelo Nós. Fique vigilante. Ande pelas paredes do castelo todos os dias, procurando por deterioração, tijolos em ruínas ou qualquer coisa e qualquer pessoa que assalte essas paredes.

Venha para o aconselhamento matrimonial a tempo! Não armazene ressentimento por oito a 12 anos e depois espere que a terapia o salve. Venha enquanto o vínculo ainda prospera.

E o último aviso: a maioria dos divórcios na América é clinicamente desnecessária. Ou seja, não há patologia inerente ao sindicato. Os problemas que você espera poder remediar com o divórcio irão com você em sua nova vida de solteiro, florescendo novamente em seu próximo relacionamento.

Eu adoraria ouvir de outros terapeutas sobre seus currículos.

Jungfrau männlich und Löwe weiblich

Steven Kalas é consultor de saúde comportamental e conselheiro da Las Vegas Psychiatry e autor de Human Matters: Wise and Witty Counsel on Relationships, Parenting, Grief and Doing the Right Thing (Stephens Press). Suas colunas aparecem aos domingos. Contate-o em 227-4165 ou.