Projetos de lei ajudariam os nativos americanos em Nevada

O prédio da legislatura do estado de Nevada no complexo do Capitólio do estado no domingo, 17 de janeiro de 2021, em ... O prédio da legislatura do estado de Nevada no complexo do Capitólio do estado no domingo, 17 de janeiro de 2021, em Carson City, Nevada (Benjamin Hager/Las Vegas Review-Journal) @benjaminhphoto

A legislatura de Nevada deve considerar vários projetos de lei na próxima sessão de 2023 que afetarão os nativos americanos no estado. Aqui está uma olhada em alguns deles:

Entrada gratuita no parque estadual — O deputado Howard Watts III, D-Las Vegas, tem um pedido de projeto de lei que forneceria entrada e uso gratuito do parque estadual para membros das tribos de Nevada.

A maioria das tribos de Nevada nunca assinou um tratado, disse Watts. “Eles foram apenas deslocados de sua terra natal ancestral”, disse ele. “Queremos garantir que as pessoas tenham acesso e possam desfrutar dessas áreas sem barreiras financeiras.”

ligações tribais — O projeto de lei, apresentado no Comitê Interino de Recursos Naturais, visa apoiar a contratação de membros tribais para o governo estadual para cargos de ligação tribal, disse Watts.

desaparecido e assassinado - A deputada Shea Backus, D-Las Vegas, tem um pedido de projeto de lei que estabelecerá um sistema onde as tribos possam relatar à polícia local quando alguém desaparecer, o que significa que o caso pode entrar nos bancos de dados corretos mais rapidamente, disse Backus. A legislação “realmente ajudará e terá uma maneira eficiente de relatar quando alguém desaparecer de uma de nossas comunidades tribais”, disse ela.

Lei Indiana de Bem-Estar Infantil — Backus tem outro pedido de projeto de lei que protegeria o Indian Child Welfare Act em Nevada se for derrubado pelo governo federal. A legislação de 1978 fornece orientação aos estados em relação ao tratamento de casos de abuso e negligência infantil e adoções envolvendo crianças nativas americanas, de acordo com o Bureau of Indian Affairs dos EUA. Há um caso pendente na Suprema Corte, Brackeen v. Haaland, que pode derrubar a lei.

Tribos buscam outras mudanças

Janet Weed, administradora tribal da tribo Yomba Shoshone, disse que gostaria de ver as tribos se beneficiarem das mudanças na tributação das empresas de mineração que foram aprovadas na última sessão legislativa. Os impostos das empresas de mineração foram aumentados, com grande parte dos fundos indo para a educação. Grande parte da terra onde estão as minas de ouro e prata é terra Shoshone, disse Weed.

“Se o estado está aumentando o imposto de mineração, por que as tribos não estão se beneficiando?” Weed disse.

720 Engelszahl

Weed também gostaria de ver as tribos ganhando propriedade e gestão clara de sua água, e ela gostaria de ver as tribos recuperando seus direitos de caça.

“Sabemos quando é hora de caçar. Queremos caçar em nossas terras herdadas à nossa maneira”, disse Weed. Em vez disso, os membros da tribo precisam solicitar uma etiqueta como todo mundo.

“Não estamos isentos de aplicar e seguir os regulamentos estaduais para caçar”, disse Weed. “Quem sabe da terra (do que) o povo indiano, o povo Shoshone?”

Outros estados têm permissões semelhantes em vigor. Em Massachusetts, membros de tribos reconhecidas pelo governo federal têm o direito aborígine de pescar e caçar para alimentar suas famílias se tiverem uma identificação tribal, independentemente das leis locais que proíbem outros de fazê-lo.

Teresa Melendez, CEO da Tall Tree Consulting, que ajuda as tribos de Nevada a se conectarem com os legisladores, disse que ouviu de várias tribos que gostariam de ver algumas mudanças no projeto de lei de isenção de mensalidades aprovado na última sessão para expandir para outras que não são atualmente incluído.

As tribos também gostariam de ver mudanças na lei promulgadas na última sessão, proibindo o uso de nomes e símbolos racialmente discriminatórios de distritos escolares públicos para torná-la mais aplicável, disse Melendez.

“Queríamos colocar alguns dentes por trás disso”, disse Melendez.

As tribos também querem revisar as leis de votação para garantir que as tribos obtenham automaticamente um local de votação em sua comunidade. Se uma tribo não quiser um local de votação, pode optar por não participar, disse Melendez. Como a lei existe, as tribos precisam solicitar um local de votação, mas alguns funcionários não estão honrando esse pedido, disse Melendez.

21. April Sternzeichen

Entre em contato com Jessica Hill em jehill@reviewjournal.com. Seguir @jess_hillyeah.