Projetos de lei eleitorais avançam à medida que o prazo do Legislativo se aproxima

Edifício da Legislatura do Estado de Nevada. (Benjamin Hager/Las Vegas Review-Journal) Edifício da Legislatura do Estado de Nevada. (Benjamin Hager/Las Vegas Review-Journal)

CARSON CITY - A legislatura de Nevada deu o primeiro passo para alterar a constituição do estado para emprestar os votos do Colégio Eleitoral do estado para quem ganha no voto popular nas eleições presidenciais.

Welches Zeichen ist der 6. Juli?

Resolução Conjunta da Assembléia 6 , aprovado pelo Senado estadual na quinta-feira, acrescentaria Nevada à lista de 15 estados e o Distrito de Columbia que já assinaram. O objetivo: evitar a repetição das eleições de 2000 e 2016, nas quais o candidato democrata mais votado ainda perdeu no Colégio Eleitoral.

A resolução – que foi aprovada em votos partidários na Assembleia e no Senado – deve ser aprovada novamente pelo Legislativo de 2025 antes que os eleitores tenham a palavra final nas eleições gerais de 2026.

Também na quinta-feira:

— A Assembleia aprovou por unanimidade o Projeto de Lei do Senado 406, que tornaria crime ameaçar, assediar ou intimidar trabalhadores eleitorais com a intenção de interferir em seu trabalho. O projeto de lei também foi alterado para proibir o procurador-geral, o tesoureiro do estado, o secretário de estado e o controlador de arrecadar dinheiro antes, durante e depois de uma sessão legislativa. Anteriormente, apenas os membros do Legislativo, o governador e o vice-governador não podiam arrecadar dinheiro nas sessões.

O projeto também foi aprovado por unanimidade pelo Senado.

- O Senado aprovou por unanimidade Projeto de Lei da Assembleia 73 , que permitirá que os alunos do ensino médio usem trajes tribais tradicionais ou “objetos de significado religioso ou cultural” nas cerimônias de formatura. A Assembleia também aprovou por unanimidade a medida no mês passado.

— A Assembleia deu aprovação bipartidária a uma emenda constitucional proposta que removeria os regentes do ensino superior da constituição para o estatuto estadual. A votação da Assembleia sobre a Resolução Conjunta 7 do Senado foi de 34 a 7, com vários republicanos se juntando à maioria democrata.

A medida agora aparecerá na cédula de 2024 para aprovação do eleitor. Uma medida semelhante foi rejeitada por pouco pelos eleitores em 2020 por menos de 4.000 votos em mais de 1,2 milhão.

Os legisladores também retiraram dezenas de projetos de lei do comitê antes do prazo de aprovação da segunda câmara na sexta-feira. Projetos de lei que não foram isentos ou votados fora do comitê dentro do prazo serão declarados mortos.

Nummer 499

- Os legisladores do Comitê de Operações Legislativas e Eleições do Senado votaram por unanimidade para aprovar Projeto de Lei da Assembleia 286 , um projeto de lei para exigir que as prisões do condado e da cidade garantam que os presos possam votar usando sistemas eletrônicos ou cédulas de correio. As pessoas presas não foram condenadas por nenhum crime e aguardam julgamento ou estão cumprindo sentenças por contravenções, portanto não perderam o direito de voto.

O comitê também votou 3-2 para aprovar Resolução Conjunta da Assembleia 5 , uma medida que alteraria a Constituição de Nevada revogando uma disposição que proíbe o estado de operar uma loteria ou de vender bilhetes de loteria. As republicanas Heidi Seevers Gansert e Lisa Krasner, ambas de Reno, votaram contra a aprovação da medida.

A resolução foi aprovada no plenário da Assembleia em meados de abril com uma votação de 26-15. Se aprovada no Senado, a resolução precisaria ser aprovada na próxima sessão legislativa antes de ser colocada na cédula para aprovação dos eleitores em 2026.

- Enquanto isso, os legisladores do Comitê de Eleições e Operações Legislativas da Assembleia votaram 12-4 para aprovar o Projeto de Lei 133 do Senado, com os membros da Assembleia Republicana Jill Dickman, R-Sparks; Brian Hibbetts, R-Las Vegas; Rich DeLong, R-Reno; e Richard McArthur, R-Las Vegas, votando não.

Projeto de Lei da Assembléia 220 , legislação que daria à Autoridade de Água do Sul de Nevada o poder de limitar o uso residencial de água, foi aprovada por unanimidade pelos legisladores do Comitê de Recursos Naturais do Senado. Ele cobriria a maior parte dos custos de mudança dos residentes de sistemas sépticos para esgotos municipais, bem como limitaria os usuários residenciais de água a 0,5 acre pés por ano durante emergências de escassez de água.

- Na quinta-feira anterior, os legisladores do Comitê Judiciário da Assembleia votaram por unanimidade para aprovar o Projeto de Lei 129 do Senado, um projeto de lei que permitiria às vítimas de agressão sexual entrar com uma ação civil contra o agressor, independentemente de quando o ataque ocorreu.

Wie alt ist die Barbiepuppe?

— O Comitê Judiciário do Senado votou por unanimidade pelo avanço do Projeto de Lei 356 da Assembleia, um projeto de lei que proíbe o uso de dispositivos de rastreamento eletrônico em veículos, exceto para agências de aplicação da lei com mandado. O projeto de lei vem depois que a prefeita de Reno, Hillary Schieve, encontrou um dispositivo de rastreamento colocado em seu carro por um investigador particular.

Entre em contato com Steve Sebelius em SSebelius@reviewjournal.com ou 702-383-0253. Seguir @SteveSebelius no Twitter. Entre em contato com Taylor R. Avery em Tavery@reviewjournal.com. Seguir @travery98.