A poda adequada manterá as rosas saudáveis

A poda das rosas é necessária para produzir flores de alta qualidade e manter as plantas produtivas por anos. A poda também os mantém saudáveis, promove um novo crescimento, remove canas indesejadas e / ou treina as plantas nos formatos desejados.

Hoje vou apresentar alguns princípios básicos sobre a poda de rosas, mas podar rosas diferentes pode ser difícil de visualizar. Para ver mais de perto, você pode querer participar da demonstração de poda da Las Vegas Valley Rose Society das 9h00 às 14h00 Sábado em 1112 Oak Tree Lane. Esses amadores mostrarão o básico e até mesmo deixarão você podar um arbusto para que você capture os princípios importantes. Para obter mais informações, ligue 646-6048.

Você precisa conhecer os diferentes tipos de poda e quando podar. As populares floribunda, grandiflora e rosas híbridas precisam de poda pesada durante janeiro, quando os botões de rosa começam a inchar. Rosas antiquadas e trepadeiras produzem flores na madeira do ano passado. Se você podá-los agora, não espere nenhuma floração nesta temporada, então, poda-os depois que florescerem. Mesmo que você quase mate esses arbustos, eles se recuperarão para produzir flores no próximo ano.

Existe uma regra fundamental para todas as rosas: Remova qualquer madeira morta, doente ou danificada de qualquer rosa a qualquer momento.

Faça a poda com podadores manuais, podadores e uma serra de poda afiados. Mergulhe essas ferramentas em uma solução de álcool isopropílico ou Clorox para minimizar a transmissão de doenças. E, por suposto, certifique-se de usar luvas resistentes, porque os espinhos das rosas podem ser maus.

Certas técnicas de poda são adequadas para todas as rosas. Primeiro, remova qualquer madeira danificada e guarde as canas vigorosas e saudáveis. Examine uma seção transversal das bengalas para verificar se há algum sinal de descoloração. Você quer bengalas brancas e grossas. Remova os caules descoloridos e coloque-os em uma madeira saudável, mesmo que isso signifique remover a cana inteira.

Abra o centro da rosa para aumentar a circulação de ar e estimular o crescimento de nova cana da copa. Sempre que duas bengalas se cruzarem, remova uma. Corte um quarto de polegada acima de um botão voltado para fora em um ângulo de 45 graus. Um novo crescimento vem do botão abaixo deste corte para espalhar ainda mais o arbusto. Durante o verão, sempre remova as flores gastas, mas faça um corte diagonal logo acima de um galho de cinco ou sete folhas em caules fortes. Sele todos os cortes grandes com cola de madeira para evitar a entrada da broca da cana.

Chás híbridos, floribundas e grandifloras: poda-os com força se quiser flores maiores e flores premium. Elimine todas as bengalas mais saudáveis ​​e vigorosas, exceto três a cinco, a cerca de 15 a 18 polegadas do nível do solo. Livre-se de qualquer bengala mais fina que um lápis. Em setembro, reduza-os em cerca de um terço de sua altura. Isso gera belas flores de outono.

Rosas trepadeiras: Rosas errantes antiquadas e trepadeiras que já floresceram na primavera produzem as melhores flores que crescem em madeira com 1 ano de idade. Corte as canas mais velhas, deixando cinco a sete canas fortes intocadas. Lembre-se de que as flores vêm de colmos com 1 ano de idade em seu alpinista, então as hastes que você salvar terão as rosas do próximo ano. Alguns alpinistas florescem com o crescimento da temporada atual, então poda-os mais severamente.

Rosas velhas de jardim: não precisam de poda difícil. Se o fizer, isso arruína sua forma graciosa e reduz drasticamente a produção de flores. Preserve seu hábito informal removendo no máximo um terço de cada arbusto. Normalmente, remova apenas as canas mais antigas. A maioria das rosas velhas floresce apenas uma vez, portanto, poda-as após o desabrochar para mantê-las sob controle e vigorosas.

Rosas em miniatura: apare-as levemente ou afie-as várias vezes por ano, porque elas florescem em um novo crescimento.

Eu poderia continuar com mais técnicas, mas em vez disso, aqui estão algumas coisas para manter em mente: Nunca faça um corte sem um bom motivo. Tente entender como as rosas crescem e produzem flores.

Finalmente, para obter as informações mais recentes sobre como podar direito, participe do workshop de poda da Rose Society no sábado. Eles também cobrem fertilização, pulverização inativa e cobertura morta.

ERVAS EM POTES

Cultivar Ervas em Vasos será o assunto ao meio-dia de terça-feira no Sunset Garden Club na Biblioteca Paseo Verde, 280 S. Green Valley Parkway em Henderson. Os mestres jardineiros Jeanne Marie Toscano e Lisa Mosbey mostrarão como apimentar seu pátio com ervas em recipientes. Este evento é gratuito.

ÁRVORES ORNAMENTAIS DE AMOR DO DESERTO DA PODA

Ameie com confiança. Este workshop cobre como podar para treinar, manter e melhorar o crescimento de suas árvores ornamentais adaptadas ao deserto. O workshop começa às 8h30 de hoje no Springs Preserve, 333 S. Valley View Blvd. Ligue para 822-7700 para obter mais informações.

Linn Mills escreve uma coluna sobre jardim
cada domingo. Você pode entrar em contato com ele em linn.mills @ springspreserve.org
ou ligue para ele em 822-7754.