R-Jeneration: A campanha incentiva as pessoas a pararem de usar a palavra ‘R’ depreciativa em referência aos deficientes

5364966-0-45364966-0-4 5364973-1-4

Dói, e a maioria das pessoas nem sabe a dor que causam ao usá-lo. Muitos acreditam que esta palavra denota ignorância e falta de empatia por pessoas que não conseguem se defender e que não conseguem evitar a situação em que nasceram.

Nummer 1214

A palavra com R dói, e a campanha Divulgue a Palavra para Acabar com a Palavra está se esforçando para acabar com a palavra retardado. Quando as pessoas usam a palavra R negativamente, isso implica que ser retardado é algo ruim, diz David Clark, coordenador de desenvolvimento da Best Buddies Nevada.

A palavra R como substantivo, conforme definido por Merriam-Webster, significa uma contenção ou desaceleração ou uma pessoa considerada como uma pessoa retardada no comportamento.

Specialolympics.org chama esta campanha de um movimento de respeito mútuo e dignidade humana, acrescentando que o objetivo é fazer com que as pessoas parem e pensem sobre o uso nocivo e depreciativo da palavra ‘retardar’ e se comprometam a parar de usá-la.

Clark diz que Espalhe a Palavra para Acabar com a Palavra foi iniciado por um grupo de jovens participando da Cúpula de Ativação Global da Juventude das Olimpíadas Especiais de 2009 nos Jogos Olímpicos Mundiais de Inverno. Eles viram como as pessoas com deficiência física e intelectual foram afetadas pela palavra-R.

As Olimpíadas Especiais e a Best Buddies International patrocinaram esta campanha. Em menos de três anos, o movimento tem 147.603 promessas, de acordo com r-word.org.

Em dezembro, esta iniciativa chegou à Escola de Ensino Médio Faith Lutheran Junior / Senior por meio do programa Marcos 10:14. Marcos 10:14 é projetado para alunos com deficiência mental no ensino médio e médio e atualmente tem seis alunos, três dos quais são calouros, de acordo com Lee Segalla, um professor em Marcos 10:14.

Kate Sullivan, aluna do terceiro ano do Faith Lutheran, é uma mentora em Marcos 10:14. Os mentores acompanham os alunos em suas várias classes, a fim de fornecer ajuda quando necessário.

Sullivan tornou-se mentor porque queria ajudar. Ela entende as dificuldades que os alunos com deficiência mental enfrentam todos os dias.

Espalhe a Palavra para Acabar com a Palavra também chegou a escolas secundárias em Las Vegas através da Best Buddies High School, um programa da Best Buddies International.

A Best Buddies International cria oportunidades para amizades individuais, emprego integrado e desenvolvimento de liderança para pessoas com deficiência intelectual e de desenvolvimento, de acordo com bestbuddies.org.

O Best Buddies High School é um clube que cria amizades com pessoas com deficiências físicas e intelectuais e oferece uma experiência real de ensino médio, incluindo levá-los ao cinema, de acordo com a veterana Amanda Garrison, presidente da Best Buddies High School na Coronado High School.

Quatorze escolas de ensino médio de Las Vegas Valley possuem o clube.

Garrison diz que a Best Buddies High School é importante porque mostra que as pessoas com deficiência não são diferentes das outras pessoas.

Clark diz que Espalhe a Palavra para Acabar com a Palavra é principalmente uma campanha de conscientização para alunos do ensino médio e todos os outros para dizer ao mundo que ser mentalmente deficiente não é uma piada, a palavra R machuca e, quando usada insensivelmente, torna aqueles com deficiência mental sentir-se desvalorizado pela sociedade.

Muitos alunos do ensino médio não sabem o que (a palavra R) realmente significa, diz Sullivan. Eles a usam como uma palavra de preenchimento porque não conseguem pensar em mais nada.

No Faith Lutheran, as pessoas quase nunca usam essa palavra em referência a alguém com deficiência, diz Segalla. Eles apenas usaram de forma brincalhona, então pode nunca ter ocorrido a eles que poderia ser ofensivo.

Garrison, cuja irmã é autista, entende a mágoa causada pela palavra.

Acho que as pessoas realmente não entendem o que isso significa. É ofensivo, ela diz.

O mais recente Dia da Conscientização com a palavra R foi em 2 de março. No ano passado, Garrison e Best Buddies na Coronado High School receberam quase 1.000 promessas de alunos. Este ano, Garrison planejou ter uma semana espiritual dedicada a Divulgar a Palavra para Acabar com a Palavra.

Além de se livrar do uso casual da palavra-R, a campanha de conscientização do Faith Lutheran tem como objetivo criar uma nova palavra-R: respeito.

Segalla diz: Combinamos o slogan 'Espalhe a palavra para acabar com a palavra' com o slogan 'RESPEITO - a nova palavra R na fé', porque queríamos ir além de apenas acabar com o uso de uma palavra depreciativa, para criar uma maior nível de compreensão de que os indivíduos com necessidades especiais geralmente desejam as mesmas coisas que todos nós queremos, ser amados e aceitos pelo que somos e ser respeitados e incluídos.

A campanha Espalhe a Palavra para Acabar com a Palavra terminou no Faith Lutheran, mas a campanha é eterna, de acordo com Sullivan.

Geração R