Substituir o vaso sanitário não deixará você desanimado; seja preciso

P: Precisamos substituir nosso banheiro desatualizado. Tenho certeza de que podemos removê-lo, mas não tenho certeza sobre como instalar um novo. Além disso, entendo que talvez precise comprar um novo anel de cera para ele. Há mais alguma coisa que eu preciso saber?

R: Claro, há muito o que saber sobre como substituir seu burro de carga de porcelana. Você pode conseguir um banheiro barato por cerca de US $ 60 e pode gastar várias centenas de dólares nos modelos de última geração (trocadilho intencional).

Quanto mais você gasta, não significa necessariamente que terá um banheiro melhor. O que geralmente significa é que é mais decorativo, como um banheiro discreto ou de uma peça.

Enquanto você estiver na loja, compre um novo anel de cera com um flange de borracha embutido e um novo conjunto de parafusos de armário. Esses itens custarão cerca de $ 5.

Para remover o banheiro antigo, feche a torneira da válvula de abastecimento de água na parede. Dê descarga para se livrar da água do tanque e, em seguida, mantenha a chapeleta aberta para drenar ainda mais a água restante. Desconecte a linha de abastecimento de água desparafusando a porca de acoplamento (isso conecta a linha de abastecimento de água à válvula de enchimento embaixo do tanque).

O vaso sanitário tem uma armadilha embutida que retém a água para que o gás do esgoto não vaze para dentro de sua casa. O problema é que, ao tentar tirar o vaso sanitário do banheiro, você provavelmente derramará uma quantidade considerável no chão ao movê-lo. Tente empurrar o máximo de água possível pelo ralo com um êmbolo antes de levantar o vaso sanitário.

Normalmente existem dois parafusos que prendem o tanque ao reservatório. Para salvar suas costas, remova o tanque desaparafusando os parafusos do tanque com uma chave de fenda padrão e uma chave inglesa. O tanque vai levantar imediatamente.

Agora, desparafuse as porcas que prendem o vaso sanitário ao chão. Se eles estiverem tão corroídos que não se movem, você pode precisar de uma serra para cortá-los.

Assim que as nozes forem retiradas, monte o vaso sanitário e balance-o suavemente para quebrar o lacre. A vedação é criada pelo vaso sanitário comprimindo o anel de cera. Levante o vaso sanitário e remova-o.

Use uma espátula e raspe o anel de cera velho do flange do vaso sanitário (o acoplamento no chão que segura os parafusos do vaso sanitário). Se você planeja manter o buraco aberto por um tempo, coloque um pano nele e cubra-o com um balde invertido.

Nummer 838

Coloque seu novo vaso sanitário de lado e coloque o novo anel de cera ao redor do chifre (o orifício na parte inferior do vaso sanitário). Pegue os novos parafusos do vaso sanitário e coloque-os nas ranhuras ao redor do perímetro do flange. Mova-os na ranhura até que estejam centralizados em cada lado do flange e, em seguida, coloque os clipes de plástico (eles estão incluídos com os parafusos) na base dos parafusos para mantê-los no lugar.

Remova o pano do buraco e pegue o vaso sanitário com cuidado. Escale o vaso sanitário e posicione-o com cuidado sobre o flange de modo que os parafusos do piso se encaixem nos orifícios na base do vaso sanitário. Como precaução contra um vaso sanitário de balanço, misturo um pouco de gesso e aplico uma camada fina no fundo do vaso sanitário.

Empurre o vaso sanitário para baixo, comprimindo o anel de cera para fazer uma vedação firme. Coloque as arruelas e porcas sobre os parafusos e aperte-os. Não aperte demais essas porcas, ou você pode quebrar a base e ter que começar tudo de novo. Coloque as tampas de acabamento nas porcas.

Se você estiver usando um vaso sanitário de duas peças, conecte o tanque. Você pode ter que instalar a alça, válvula de enchimento e válvula de descarga.

Antes de conectar o tanque, não se esqueça de colocar a haste (uma arruela grossa de borracha) sobre o arremate da válvula de descarga. Você precisará virar o tanque de cabeça para baixo para isso. Vire o tanque de volta e centralize a haste sobre o orifício na borda posterior da tigela. Certifique-se de que os orifícios na parte inferior do tanque estejam alinhados com os orifícios na parte superior da tigela. Coloque arruelas de borracha nos parafusos do tanque e coloque-as nos orifícios. Embaixo do tanque, coloque arruelas e porcas na extremidade dos parafusos do tanque e aperte até que estejam firmes, mas não exagere.

Reconecte a linha de abastecimento de água à válvula de enchimento e ligue a água.

Por último, coloque o assento do vaso sanitário na tigela e mostre ao seu trono quem é o rei.

Mike Klimek é um contratante licenciado e presidente da Pro Handyman Corp. As perguntas podem ser enviadas por e-mail para: questions@pro-handyman.com. Ou envie um e-mail para: P.O. Box 96761, Las Vegas, NV 89193. Seu endereço na Web é: www.pro-handyman.com.