Rior que usava moletom de 'Camp Auschwitz' recebe pena de prisão

Robert Keith Packer (Cadeia Regional de Western Tidewater via AP, Arquivo) Robert Keith Packer (Cadeia Regional de Western Tidewater via AP, Arquivo)

Um homem da Virgínia que invadiu o Capitólio dos EUA enquanto usava um moletom antissemita “Camp Auschwitz” sobre uma camisa com tema nazista foi condenado na quinta-feira a 75 dias de prisão.

Robert Keith Packer, 57, se recusou a se dirigir ao juiz distrital dos EUA Carl Nichols antes de sentenciá-lo durante a audiência realizada por videoconferência. O juiz notou a mensagem “incrivelmente ofensiva” no moletom de Packer antes de impor a sentença.

“Parece-me que ele usava aquele moletom por um motivo. Não sabemos qual foi o motivo porque o Sr. Packer não nos contou”, disse Nichols.

Fotografias de Packer vestindo o moletom se tornaram virais após o ataque de 6 de janeiro de 2021 ao Capitólio. Quando os agentes do FBI lhe perguntaram por que ele o usava, ele respondeu “bobamente”: “Porque eu estava com frio”, disse um promotor federal em um processo judicial.

459 Engelszahl

O moletom de Packer mostrava uma imagem de um crânio humano acima das palavras “Camp Auschwitz”. A palavra “equipe” estava na parte de trás. Também trazia a frase “Work Brings Freedom”, uma tradução aproximada das palavras alemãs acima do portão de entrada para Auschwitz, o campo de concentração na Polônia ocupada, onde os nazistas mataram mais de 1 milhão de homens, mulheres e crianças.

A procuradora assistente dos EUA Mona Furst disse que soube na quarta-feira que Packer também usava uma camiseta “SS” – uma referência à organização paramilitar do Partido Nazista fundada por Adolf Hitler – sob o moletom em 6 de janeiro. deu a ele a liberdade de expressar essas crenças, não importando que sejam abomináveis ​​ou más” quando ele se juntou à multidão que apoiava o então presidente Donald Trump, disse o promotor.

Packer “queria apoiar a subversão de nossa república e manter um governante ditatorial no lugar pela força e violência”, disse Furst ao juiz.

Hase Krafttier Bedeutung

O advogado de defesa Stephen Brennwald reconheceu que o traje de Packer era “seriamente ofensivo”, mas argumentou que não deveria ser um fator de condenação porque ele tem o direito de liberdade de expressão para usá-lo.

“É horrível que ele tenha usado essa camisa naquele dia. Só não acho apropriado dar a ele tempo extra por causa disso, porque ele pode usá-lo”, disse ele.

Brennwald acrescentou que Packer ficou ofendido e irritado por ser rotulado de supremacista branco “porque ele não se vê dessa maneira”. O advogado de defesa disse que Packer queria que ele processasse a presidente da Câmara, Nancy Pelosi, por vinculá-lo à supremacia branca durante uma entrevista coletiva vários dias após o tumulto.

Packer se recusou a falar durante a audiência de quinta-feira porque não queria que suas palavras 'espalhassem' nas redes sociais, disse seu advogado ao juiz.

Amerikanisches Rotkehlchen spirituelle Bedeutung

Packer, morador de Newport News, Virgínia, se declarou culpado em janeiro de uma acusação de contravenção por desfilar, protestar ou fazer piquetes em um prédio do Capitólio, que acarreta uma sentença máxima de seis meses de prisão.

Packer disse ao FBI que estava a cerca de 10 a 12 pés de distância de um manifestante, Ashli ​​Babbitt, quando um policial atirou fatalmente nela enquanto tentava subir pela janela quebrada de uma porta barricada que levava ao lobby do orador.

“Ele disse aos agentes que ouviu o tiro e a viu cair da janela pela qual estava tentando passar”, escreveu Furst em um processo judicial.

Furst disse que Packer não expressou nenhum remorso durante sua entrevista no FBI.

“Ele estava mais interessado em relatar como recebeu mensagens de ódio e como foi ‘perseguido’ pela mídia para entrevistas”, acrescentou.

A irmã mais nova de Packer, Kimberly Rice, escreveu uma carta pedindo clemência ao juiz. Ela disse que o moletom de seu irmão “pode ser considerado de mau gosto”, mas acrescentou que “liberdade de expressão” não é crime.

950 Engelszahl

Os promotores haviam recomendado uma sentença de 75 dias de prisão seguidos de 36 meses de liberdade condicional. Brennwald buscou uma sentença probatória sem tempo de prisão.

Agentes do FBI prenderam Packer uma semana depois do motim. Ele permaneceu livre enquanto aguarda a sentença.

Packer é um instalador de tubos autônomo. Os promotores dizem que ele tem uma extensa ficha criminal, com aproximadamente 21 condenações, principalmente por dirigir embriagado e outras violações de veículos motorizados.

Mais de 870 pessoas foram acusadas de crimes federais por sua conduta em 6 de janeiro. Aproximadamente 400 delas se declararam culpadas, principalmente por contravenções. Mais de 250 réus do motim foram condenados, com cerca de metade recebendo penas de prisão que variam de sete dias a 10 anos.