RUBEN NAVARRETTE JR.: A questão da imigração deve ser tratada com cuidado. Os políticos são desajeitados.

Crianças pequenas ficam de pé ou dormem dentro de uma cápsula na Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA, segurando f ... Crianças pequenas ficam de pé ou dormem dentro de um casulo nas instalações da Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA, o principal centro de detenção para crianças desacompanhadas no Vale do Rio Grande, em Donna, Texas, terça-feira, 30 de março de 2021. (AP Photo/Dario Lopez- Moinhos)

Como alguém que passou três décadas cobrindo a questão da imigração em diferentes cidades no marco zero – ou seja, no Sudoeste – e de todos os ângulos possíveis, não aceito tolos de bom grado.

Infelizmente, esse problema é um imã de tolos. Estou entediado com os liberais que parecem querer uma fronteira aberta porque afirmam que “nenhum ser humano é ilegal”. Mas estou tão farto dos conservadores que fingem que o país está sendo invadido e ignoram o fato de que os empregadores – incluindo as famílias americanas – são viciados em trabalho indocumentado.

Quando se trata de imigração, os políticos em particular dirão – e farão – as coisas mais malditas.

Sternzeichen für den 28. Januar

Do lado democrata, temos a vice-presidente Kamala Harris, responsável pelo governo sobre imigração, fronteira EUA-México e crise de refugiados. Mas ela não deveria se aproximar desses tópicos.

Durante uma recente aparição no “Meet the Press” da NBC, Harris deu aos republicanos munição para retratá-la – e a Casa Branca – como fora de contato ao declarar levianamente que “a fronteira é segura”. O apresentador Chuck Todd tentou dar a Harris a chance de se corrigir. Todd observou que este ano até 2 milhões de pessoas cruzaram ilegalmente a fronteira EUA-México. E mesmo assim, ele perguntou: “Você está confiante de que esta fronteira é segura?” Harris se atrapalhou com uma resposta, insistindo que “temos uma fronteira segura nisso, que é uma prioridade para qualquer nação, incluindo a nossa e nossa administração”.

O vice-presidente desperdiçou a chance de trazer nuances à discussão sobre segurança nas fronteiras. Ela poderia ter apontado que, quando os conservadores afirmam que a fronteira não é “segura”, o que eles realmente querem dizer é que ela não está selada. Então ela poderia ter explicado como nunca vamos selar uma fronteira que se estende por quase 2.000 milhas. Mas podemos garantir.

O orçamento fiscal de 2022 do governo para o Departamento de Segurança Interna prevê US$ 1,2 bilhão para a segurança das fronteiras. A Patrulha de Fronteira tem mais de 19.500 agentes e a maioria deles está na fronteira EUA-México. A agência possui drones, cavalos, veículos todo-o-terreno, barcos, aviões, helicópteros e centenas de quilômetros de sensores e equipamentos de vigilância.

É assim que se parece uma fronteira segura. Você acha que o fato de as pessoas estarem cruzando significa que a fronteira não é “segura”?

Errado. As pessoas cruzam essa fronteira – legal e ilegalmente – há mais de 150 anos, desde que os Estados Unidos roubaram o sudoeste do México e traçaram uma linha arbitrária na terra. Os desesperados sempre cruzarão a fronteira, porque a disparidade salarial é muito grande entre o México e os Estados Unidos.

Essa é a conversa que Harris deveria ter desencadeado.

Enquanto isso, o governador do Texas, Greg Abbott – cujo estado possui uma economia forte devido em grande parte à sua dependência do trabalho imigrante – parece pensar que sua melhor chance na nomeação presidencial republicana de 2024 é ser duro na fronteira e qualquer um que a atravesse. .

Abbott imagina que o GOP fala sobre como os democratas são muito generosos, lenientes e complacentes com os infratores da lei. Então, o que ele faz em resposta? Ele inventa um golpe publicitário para lidar com imigrantes que é – espere por isso – generoso, leniente e complacente.

Nummer 1028

Você provavelmente já ouviu falar sobre como a Abbott está transportando milhares de migrantes da fronteira EUA-México para Washington, D.C. e Nova York. Mas você pode não ter ouvido falar muito sobre a conta que o governador está cobrando para pagar um programa de transporte voluntário que depende de ônibus fretados de pelúcia.

De acordo com uma análise recente da Divisão de Gerenciamento de Emergências do Texas, o Lone Star State gastou cerca de US$ 13 milhões na atenção de Abbott. Agências estatais estimam que o Texas tenha transportado cerca de 10.000 migrantes para Washington e Nova York. Analistas de políticas dizem que o estado do Texas está gastando cerca de US$ 1.300 por migrante nessa façanha.

Koi-Fische zum Verkauf in Las Vegas

Como os migrantes se sentem ao serem movidos pelo país como peões de xadrez?

De acordo com a maioria dos relatos, muitos parecem apreciar o impulso enquanto continuam sua busca por trabalho. São pessoas práticas. Eles recebem uma carona grátis da fronteira para o Beltway ou a Big Apple. De lá, eles podem fugir para seu destino – enquanto os contribuintes do Texas pagam a conta.

O escritório de Abbott insiste que os migrantes sejam transportados para fora do estado apenas se derem permissão por escrito. Para o que vale a pena, parece haver muitos voluntários. Então, no Texas, isso é o que se passa por ficar duro?

A imigração é um problema sério. Precisamos de pessoas sérias que lidem com isso de maneira séria. E hoje em dia, as ofertas de ambas as partes são terrivelmente escassas.

Entre em contato com Ruben Navarrette Jr. em crimscribe@icloud.com. Seu podcast, “Ruben in the Center”, está disponível em todos os aplicativos de podcast.